Agrupamento

Palestra “Desporto e Saúde Mental”

saudemental

No âmbito da Segunda Semana de Projeto Interdisciplinar, dedicada ao tema do Desporto, no dia seis de maio, os alunos do 9.º ano, acompanhados pelos seus professores, tiveram a oportunidade de assistir a uma Palestra, no Auditório Ivone Ferreira, intitulada “Desporto e Saúde Mental”, cujo principal objetivo foi sensibilizar os alunos para a importância do desporto na promoção da saúde mental e de estilos de vida saudáveis.
A palestra foi conduzida e moderada pela professora Susana Matos que orientou os diferentes momentos da mesma e promoveu o diálogo entre os oradores e os alunos participantes.
A sessão contou com a participação de vários convidados ligados ao mundo do desporto, cujas experiências e percursos distintos proporcionaram uma reflexão rica e abrangente sobre a temática abordada. Entre os oradores, estiveram presentes João Figueiredo e André Bessa, Treinador e Jogador de Basquetebol da União Desportiva Oliveirense, respetivamente, Pedro Ribeiro, árbitro da Associação de Futebol de Aveiro, Ricardo Costa, fisioculturista e professor de Geografia na Escola, e Vânia Guiomar, psicóloga do Agrupamento.
Ao longo da palestra, os intervenientes partilharam experiências pessoais e profissionais, destacando o impacto positivo da prática desportiva no bem-estar emocional, na gestão do stress e da ansiedade, na autoestima, na disciplina, no respeito pelo outro e no desenvolvimento de competências quer pessoais quer sociais.
A atividade contemplou ainda um momento de interação entre os alunos e os oradores, através de um espaço dedicado à colocação de questões e à partilha de opiniões e experiências. Paralelamente, os próprios alunos foram desafiados a responder a um conjunto de questões relacionadas com os assuntos abordados, promovendo a reflexão, o espírito crítico e a participação ativa.
A parte final da palestra foi enriquecida pelos testemunhos de vários alunos do 9.º ano que praticam modalidades desportivas fora do contexto escolar. Estes testemunhos permitiram partilhar vivências pessoais, desafios e benefícios associados à prática desportiva regular.

Ler mais...

Mobilidade Erasmus + no Agrupamento Escolas Ferreira de Castro

erasmusesfcastro

Entre os dias 10 e 16 de maio, alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro receberam uma delegação de alunos provenientes do ISTITUTO COMPRENSIVO STATALE ALDO MORO da cidade de Nápoles, em Itália, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ Group Learning Programme 22099-MOBGRP-00001.
O programa desenvolvido na Escola teve como principal objetivo promover uma educação inclusiva, inovadora e orientada para os desafios da sociedade atual, através da implementação de iniciativas de prevenção da discriminação e do bullying, fomentando o respeito, a empatia e a convivência saudável entre os alunos. Paralelamente, procurou-se desenvolver as competências linguísticas, matemáticas e de raciocínio lógico através de atividades práticas, dinâmicas e motivadoras, incentivando uma aprendizagem mais ativa e significativa. O projeto valorizou ainda a educação para a cidadania ativa e global, envolvendo os alunos em experiências de aprendizagem-serviço que reforçaram o sentido de responsabilidade social e participação cívica. Foram também promovidas atividades de desenvolvimento motor e desportivo, incentivando hábitos de vida saudáveis e o bem-estar físico dos jovens. Por fim, o programa contribuiu para o reforço das competências digitais dos alunos, preparando-os para uma utilização mais crítica, responsável e eficaz das tecnologias no contexto educativo e pessoal.
O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem-estar e crescimento social e académico dos seus alunos, proporcionou a receção a um grupo de 12 alunos da Escola italiana, promovendo o contacto e a interação com alguns alunos da nossa Escola. Esta experiência permitiu fomentar a partilha cultural, o desenvolvimento de competências sociais e linguísticas e o espírito de cidadania europeia, incentivando os nossos alunos para a importância da participação em futuros projetos Erasmus e em experiências internacionais enriquecedoras para o seu percurso pessoal e académico.

Ler mais...

Higiene oral

lidia26

No passado dia 18 de maio, a enfermeira Cláudia, da Saúde Escolar, veio ao JI para nos mostrar como lavar os dentes e sensibilizar para a importância de uma boa higiene oral e alimentação saudável, para que a saúde oral seja uma realidade. Mostrou-nos uma boca graaaaande que nos captou a atenção e ajudou a perceber melhor como atuam as bactérias dentro da nossa boca.

Ler mais...

Alunos do 9.º Ano descobrem o património histórico, científico e cultural da Universidade de Coimbra

9anopatrimonio

No passado dia 30 de abril, os alunos do nono ano realizaram a sua visita de estudo interdisciplinar à cidade de Coimbra, acompanhados por vários professores. A visita teve como principal objetivo proporcionar aos alunos o contacto direto com o vasto património histórico, científico e cultural da Universidade de Coimbra, classificada como Património Mundial da UNESCO desde 2013, promovendo, simultaneamente, aprendizagens significativas em contexto real.
De forma a garantir uma melhor organização e proporcionar uma experiência mais enriquecedora, os alunos e professores foram distribuídos por três grupos, realizando o percurso de forma alternada entre os diferentes espaços a visitar.
O itinerário incluiu a visita ao Paço das Escolas, considerado o núcleo histórico da Universidade, onde os alunos puderam conhecer o antigo Palácio Real, espaço de residência régia até ao século XVI, e posteriormente adaptado às funções universitárias. Os alunos visitaram ainda a Capela de São Miguel, notável pelo seu órgão barroco e pela riqueza artística da sua decoração, e a emblemática Biblioteca Joanina, considerada uma das mais importantes e belas bibliotecas barrocas da Europa. Construída no século XVIII, durante o reinado de D. João V, este espaço distingue-se pela imponência arquitetónica, pela decoração em talha dourada, pelas pinturas e madeiras exóticas e pelo seu valioso património bibliográfico. O acervo integra milhares de obras raras dos séculos XVI, XVII e XVIII, abrangendo áreas como Direito, Medicina, Teologia, História e Literatura, assumindo-se como um importante símbolo da preservação e transmissão do conhecimento científico e cultural ao longo dos séculos.

Ler mais...
Pág. 7 de 111
  • Início
  • Anterior
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • Seguinte
  • Fim