Agrupamento

Exposição "Ambiente e Multiculturalidade na obra de Ferreira de Castro" na galeria municipal Tomás da Costa

 exposio1

No passado dia 8 de maio decorreu, na Galeria Municipal Tomás Costa, a inauguração da exposição “Ambiente e Multiculturalidade na Obra de Ferreira de Castro”, uma iniciativa do Plano Nacional das Artes (PNA) do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, com o apoio da Câmara Municipal e a colaboração do Centro de Estudos Ferreira de Castro. Foram expostos trabalhos de artes visuais de todos os níveis de ensino deste agrupamento, iniciativa que envolveu toda a comunidade escolar em mais uma merecida homenagem ao nosso consagrado Patrono. Encarregados de educação, alunos, funcionários do agrupamento, representantes de instituições da comunidade e outras personalidades acorreram ao evento que foi ainda abrilhantado com uma abertura musical executada por dois jovens talentos da Academia de Música de Oliveira de Azeméis. Sentir-se-ia, por certo, homenageado o nosso Patrono, que justamente prestou particular atenção à dimensão artística e criativa do Homem, entendida como uma das manifestações culturais que todos irmana em torno de valores fundamentais como a tolerância e o humanismo.

exposio2

Ler mais...

Colheita de Sangue | 27 de maio | AEFCastro

dadorsangue.png

O IPST Coimbra informa, que neste momento, existe uma grande necessidade de sangue. As reservas encontram-se baixas, pelo que apelamos à solidariedade de toda a população.

Cada dádiva é essencial para garantir que os hospitais consigam responder às necessidades dos doentes. 

A Dádiva de sangue é um ato simples que pode salvar várias vidas.

Se tiverem possibilidade convidamos todos a fazer a dádiva de sangue para ajudar quem mais precisa, chamando a atenção para a importância deste gesto.

Agradecemos, desde já, a colaboração e o espírito solidário de todos.

 Nova informação para os dadores de sangue duvidas; ( Alterações para a dádiva de sangue)

“O IPST. O IP informa que tiveram lugar várias alterações em relação aos critérios de seleção de dadores de sangue. Estas alterações seguem as orientações europeias e visam reforçar a sustentabilidade dos serviços de sangue do país.

Os homens podem dar sangue de três em três meses, e as mulheres podem dar sangue de quatro em quatro meses.

 O  dador pode dar sangue a partir dos 18 anos, e o limite de idade para a primeira dádiva que até agora era de 60 anos, deixa de existir, passando a aprovação para a dádiva depender de critério médico do serviço de sangue. Os Dadores regulares e saudáveis poderão continuar a dar sangue até aos 70 anos de idade, desde que sejam submetidos a avaliação médica individual.

No âmbito das suspensões temporárias, deixa de existir o período de suspensão para o Vírus do Nilo Ocidental (WNV), pela disponibilização de TAN (Teste de Ácidos Nucleicos) individual por parte do IPST. Este teste de sangue detecta diretamente o material genético (RNA) do vírus.

Mantém-se necessidade de o dador não estar em jejum quando dá sangue, mas deixa de ser impeditivo para a dádiva, a ingestão de qualquer refeição leve, não sendo obrigatório aguardar a digestão, desde que não exista sensação de enfartamento após a refeição.

Há ainda alterações substanciais em relação a várias situações que impediam definitivamente a dádiva, nomeadamente: ter residido no Reino Unido entre 1980 e 1996 e ter recebido uma transfusão sanguínea depois de 1980.”

Ler mais...

"Conversas nas Escolas: 40 anos de Portugal na UE"

40anosue

No dia 15 de maio, as turmas do 10.º D, 11.º E e 12.º F, do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, foram agraciadas com os testemunhos da Dra. Cristina Perdigão, Vice-presidente do IES, e da Dra. Ana Miguel Pedro, deputada ao Parlamento Europeu. A moderação da conversa esteve a cargo do Dr. Tiago Diniz, do IES. A professora Teresa de Jesus, Presidente do Conselho Geral da Escola, deu início à sessão, destacando a importância do tema para os jovens e proferiu palavras de agradecimento aos participantes e convidados no encerramento do evento.
Há 40 anos, Portugal escolheu fazer parte de um projeto maior: uma Europa unida pela paz e pela cooperação. A força da "família europeia" está na capacidade de unir diferentes culturas em torno de objetivos comuns, oferecendo aos jovens oportunidades que ultrapassam fronteiras e criam um sentimento de pertença, cidadania e esperança, sendo impossível falar do futuro sem destacar o impacto do programa Erasmus+ nos jovens europeus, inclusive nos jovens da nossa Escola.
O programa Erasmus+ é muito mais do que sair de Portugal para estudar ou estagiar noutro país. Como referiu a Dra. Ana Miguel Pedro, é uma experiência que "muda vidas", abre horizontes e cria pontes culturais. Ao viver, aprender e crescer em diferentes realidades, os jovens desenvolvem competências essenciais para o futuro: autonomia, espírito crítico, criatividade e uma visão mais global do mundo.
Investir na União Europeia e no programa Erasmus+ é investir no futuro. É acreditar numa juventude mais confiante, mais participativa e mais bem preparada para enfrentar os desafios de um mundo volátil. Porque quando os jovens crescem com oportunidades, cresce também a Europa que queremos construir: mais forte, mais inclusiva e mais humana.
Professoras Cristina Almeida e Márcia Azevedo

Ler mais...

"Um dia com a nossa diretora" - EB/JI de Outeiro

 diadiretora

A comunidade educativa da EB/JI de Outeiro viveu um momento de especial entusiasmo com a visita oficial da Senhora Diretora do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro-OAZ, Professora Elisabete Tavares. A iniciativa sublinhou a política de gestão humanizada e de proximidade que tem caracterizado o seu mandato.
Durante a visita, a Diretora percorreu as salas de aula, onde interagiu com os alunos, ouvindo as suas perspetivas e sonhos e participando nas atividades que cada turma preparou: teatro, aula de Artes Visuais, aula de Educação Física, aula de TIC (plataforma UBBU) e uma entrevista cuidadosamente preparada pelos alunos do 4.º ano. Com esta entrevista, ficamos a conhecer melhor a nossa diretora que, no final, mostrou o seu agrado caracterizando a visita como um momento muito especial e feliz. Reuniu-se também com o corpo docente e assistentes operacionais, reforçando que o sucesso educativo depende da valorização de quem, diariamente, constrói a escola no terreno.
Esta postura de acompanhamento direto é vista por muitos como um pilar essencial para a coesão do Agrupamento. Ao primar pela presença física e pelo apoio emocional às equipas, a Diretora demonstra que a educação se faz com empatia e conhecimento real das necessidades pedagógicas e infraestruturais. A visita terminou num clima de confiança renovada, provando que uma liderança presente faz toda a diferença no quotidiano escolar.

Ler mais...
Pág. 8 de 111
  • Início
  • Anterior
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • Seguinte
  • Fim