feiradolivroescritor

O Departamento de Línguas da Escola Secundária Ferreira de Castro reforçou, no passado mês de dezembro, o seu compromisso com a promoção da literacia e do gosto pela leitura.
Entre os dias 11 e 18 de dezembro de 2025, decorreu a habitual Feira do Livro da Escola Sede, que este ano transformou a Sala 1 num ponto de encontro para apreciadores de livros, que registou uma elevada participação de toda a comunidade educativa.
O espaço foi convertido numa livraria dinâmica, oferecendo uma seleção diversificada que abrangeu desde clássicos da literatura portuguesa e estrangeira, a novidades editoriais, sucessos da literatura juvenil e mesmo uma secção com livros “Low Cost” que atraiu muito público.
A sala 1 registou um fluxo constante de visitas, onde o incentivo à leitura foi o tema central, bem como a realização de atividades programadas entre os alunos e os seus professores, destacando-se a leitura expressiva de poemas e excertos narrativos variados.
Para além da venda de exemplares, a feira serviu como plataforma para dinamizar atividades em torno das palavras "escrita" e "leitura", reforçando o papel da Escola na formação de novos leitores. Deste modo, a feira recebeu a visita dos escritores Fernando Mendonça e Susana Silva que conversaram sobre “o processo da escrita”, incentivando o público escolar a escrever.
Na manhã de sábado, dia 13, a feira esteve aberta à comunidade e aos alunos de PLA (Português Língua de Acolhimento). A Técnica do Centro Qualifica, Dora Silva, dinamizou com os formandos atividades relacionadas com a leitura e a escrita. Esta manhã proporcionou um contacto direto com livros em língua portuguesa e a possibilidade de aquisição de alguns exemplares.
A percentagem resultante do total de vendas reverterá a favor dos alunos, para apoio na realização de atividades e aquisição de materiais.
Com o encerramento desta edição a 18 de dezembro, o Departamento de Línguas da Escola Secundária Ferreira de Castro despede-se de 2025 com o sentimento de dever cumprido, mantendo viva a chama da curiosidade intelectual e preparando o caminho para futuras iniciativas literárias em 2026.
O Departamento de Línguas agradece a colaboração de todos os que divulgaram, visitaram e se empenharam para que a Feira do Livro fosse um sucesso.