
“Pieces of Us” é um projeto artístico colaborativo criado para que crianças em idade pré-escolar explorem a criatividade, a cooperação e a sustentabilidade, por meio da arte.
O projeto teve início no mês de novembro de 2025 e terminará no mês de março de 2026.
Mensalmente, crianças de diferentes países criam obras de arte coletivas utilizando principalmente materiais recicláveis/reciclados ou naturais. O projeto visa desenvolver as habilidades sociais e artísticas das crianças, ao mesmo tempo que as ajuda a compreender a importância da proteção ambiental e a valorizar cada contribuição.
Além disso, promove o intercâmbio cultural e a união na diversidade; fomenta a sustentabilidade e hábitos ecológicos; ajuda as crianças a compreenderem o valor da reutilização, da redução do desperdício e do cuidado com o meio ambiente e incute a inclusão e a empatia.
Este projeto artístico conta com 30 membros de 10 países: Portugal (7), Espanha (6), Turquia (5), Polónia (3), Roménia (2), Grécia (2), Macedónia do Norte (2), Geórgia (1), Lituânia (1) e Itália (1).
PEDAÇOS DE NÓS: “Cada pedaço importa, juntos brilhamos!” está a ser implementado pela Educadora Sónia Costa, do JI de Outeiro, sala 2. A proposta do mês de novembro foi a criação da “Colcha da Amizade” que contou com a colaboração de todos os pais das crianças deste grupo, com uma decoração alusiva ao tema “Amizade” num tecido.
Na sala, reciclou-se papel para o trabalho de grupo e aproveitou-se paus de espetada e restos de cartolina. Em dezembro, a nossa contribuição foi a criação de letras para um calendário digital, onde estiveram envolvidos todos estes países. Aproveitaram-se folhas, conchas, lãs, papel crepe, botões, massinhas …, para este trabalho. Janeiro é o mês das esculturas. Neste momento, já se fez pesquisas de vários artistas, como Leonardo da Vinci, Van Gogh, Wassily Kandinski, Kazimir Malevich e Paula Rego, e alguns museus como o LOUVRE.
É com enorme admiração e entusiasmo que as crianças visualizam os seus trabalhos e os dos colegas no TwinSpace, surgindo interesse em localizar os países envolvidos no Mapa Mundo.
Esperam-se resultados como a melhoria da cooperação, empatia e comunicação entre as crianças; o desenvolvimento do pensamento criativo e da coordenação motora fina; o aumento da consciência ambiental e do senso de responsabilidade e o fortalecimento do entendimento intercultural por meio da arte compartilhada.
No final do projeto, será realizada uma exposição digital e criado um livro de histórias, internacional, apresentando todas as obras de arte conjuntas.
Para a educadora de infância, Sónia Costa, participar neste projeto tem contribuído para o seu desenvolvimento profissional contínuo e facilitado a atualização da sua prática pedagógica, explorando novas metodologias e partilha de conhecimentos e experiências com colegas de toda a Europa.