Made with Clipchamp

 

Um grupo de elementos da rádio escolar, constituído pelos alunos Dinis Santos e Francisco Morêda (12.º A) e João Ribeiro (12.º B), acompanhados pelo prof. Paulo Martins, representou a nossa escola no 2.º Encontro Nacional de Jovens Jornalistas, a convite da Direção Geral de Educação (DGE), que se realizou na Escola Secundária José Saramago, em Mafra, nos dias 3 e 4 de maio. Já no ano anterior tínhamos sido convidados para o 1.º Encontro, apesar de não sermos um jornal escolar.

Após uma longa viagem de Expresso até Lisboa (Sete Rios), de metro até à Estação do Oriente e novamente de autocarro até Mafra, lá chegámos ao nossos destino. Este Encontro teve como motivo a entrega dos prémios do Concurso Nacional de Jornais Escolares e contou com vários workshops na área do jornalismo escolar, géneros jornalísticos, redes sociais, design gráfico e multimédia, em que os alunos participaram. À noite, participámos num peddy paper por toda a cidade, ficando a conhecer muitos dos monumentos mais significativos de Mafra, especialmente o Convento e Palácio mandado erguer pelo rei D. João V.

Durante algumas das refeições, a nossa equipa montou um estúdio móvel de rádio e animou os participantes.

Descobrimos que a ES José Saramago tinha um estúdio de rádio, mas os equipamentos não funcionavam. Pusemos mãos à obra e conseguimos resolver as questões técnicas.

No segundo dia, surpreendemos toda a escola, colocando música e animação num dos intervalos entre aulas. A satisfação foi tão grande que o diretor da ESJS nos convidou para voltarmos à escola em setembro, para darmos formação à futura equipa da Rádio Saramago.

Da nossa parte, gostámos muito desta participação, não só pelo que aprendemos e partilhámos com os nossos colegas, mas também pela oportunidade de ajudarmos mais uma rádio escolar a dar os primeiros passos.

Dinis Santos (12.º A)

Francisco Morêda (12.º A)

João Ribeiro (12.º B)

prof. Paulo Martins