Mural Digital | 50 anos do 25 de abril

muraldigital50anos


 

Exposição de Trabalhos de Artes Visuais

exposicao

No passado dia 12 de abril decorreu, na Galeria Municipal Tomás da Costa, a inauguração de uma exposição de trabalhos de artes visuais realizados pelos alunos de todos os níveis de ensino do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, iniciativa que integra as actividades promovidas pelo Projeto Cultural de Escola, no âmbito do Plano Nacional das Artes, alusivas às comemorações do cinquentenário do 25 de Abril.

O evento mereceu casa cheia, com a presença de numerosos elementos da comunidade educativa, como alunos, encarregados de educação, professores e assistentes operacionais, mas também de representantes do poder autárquico e local, bem ainda como do Coordenador Intermunicipal do Plano Nacional das Artes, Professor Luís Monteiro.

Para além da apreciada mostra coletiva de trabalhos, teve ainda particular significado o discurso improvisado da aluna Mariana Cunha, do 11º E, versando valores como a liberdade, a democracia e a cidadania, que mereceu justos aplausos da numerosa assistência.

A exposição estará patente ao público até ao próximo dia 10 de maio.

 

Um grupo de elementos da rádio escolar, constituído pelos alunos Dinis Santos e Francisco Morêda (12.º A) e João Ribeiro (12.º B), acompanhados pelo prof. Paulo Martins, representou a nossa escola no 2.º Encontro Nacional de Jovens Jornalistas, a convite da Direção Geral de Educação (DGE), que se realizou na Escola Secundária José Saramago, em Mafra, nos dias 3 e 4 de maio. Já no ano anterior tínhamos sido convidados para o 1.º Encontro, apesar de não sermos um jornal escolar.

Após uma longa viagem de Expresso até Lisboa (Sete Rios), de metro até à Estação do Oriente e novamente de autocarro até Mafra, lá chegámos ao nossos destino. Este Encontro teve como motivo a entrega dos prémios do Concurso Nacional de Jornais Escolares e contou com vários workshops na área do jornalismo escolar, géneros jornalísticos, redes sociais, design gráfico e multimédia, em que os alunos participaram. À noite, participámos num peddy paper por toda a cidade, ficando a conhecer muitos dos monumentos mais significativos de Mafra, especialmente o Convento e Palácio mandado erguer pelo rei D. João V.

Durante algumas das refeições, a nossa equipa montou um estúdio móvel de rádio e animou os participantes.

Descobrimos que a ES José Saramago tinha um estúdio de rádio, mas os equipamentos não funcionavam. Pusemos mãos à obra e conseguimos resolver as questões técnicas.

No segundo dia, surpreendemos toda a escola, colocando música e animação num dos intervalos entre aulas. A satisfação foi tão grande que o diretor da ESJS nos convidou para voltarmos à escola em setembro, para darmos formação à futura equipa da Rádio Saramago.

Da nossa parte, gostámos muito desta participação, não só pelo que aprendemos e partilhámos com os nossos colegas, mas também pela oportunidade de ajudarmos mais uma rádio escolar a dar os primeiros passos.

Dinis Santos (12.º A)

Francisco Morêda (12.º A)

João Ribeiro (12.º B)

prof. Paulo Martins