EduInc logo2   AAValiacao
 

Leiam a revista produzida durante o intercâmbio em Portugal aqui.

No âmbito do programa Erasmus+ “We are all migrants of this world”, realizou-se entre os dias 19 e 24 de abril, na nossa Escola, um intercâmbio de curta duração, subordinado ao sub-tema “Migrantes famosos e/ou influentes”. Estiveram presentes 9 professores e 18 alunos da Polónia, Grécia, Itália e Espanha.

No dia 19 foi a receção na Escola com apresentações de Ballet, Violino e Hip-Hop pelos alunos portugueses. Seguiram-se as apresentações das Escolas dos diversos países e a apresentação de powerpoints sobre migrantes famosos em cada país (Portugal – Calouste Gulbenkian, Polónia – Marie Curie, primeira mulher a ganhar um Prémio Nobel, Itália -Van Wittel, pintor, Grécia - Giannis Antetokounmpon, jogador da NBA, Espanha – Michael John Robison, ex-futebolista e comentador). Por fim o momento mais aguardado com as dramatizações pelos alunos sobre os migrantes escolhidos. Os alunos portugueses fizeram uma apresentação sobre a vida de Ferreira de Castro, como não poderia deixar de ser, com uma mistura de teatro, dança e vídeo. Os alunos polacos fizeram uma dramatização com diversas personalidades, Marie Curie, Czeslaw Milosz, Yared Neda Shegumo e Samuel Goldwyn. Os alunos gregos fizeram uma dramatização sobre Georgios Papanikolaou, médico criador do método de citologia vaginal para prevenção do cancro do dolo do útero. Os espanhóis teatralizaram um diálogo entre Pablo Picasso e Clara Campoamor e os italianos dramatizaram Enrico Fermi um cientista italiano.

imagem 1

À noite houve tempo para o Fado e o Foclore, tão característicos de Portugal, e um jantar que deixou todos de “olhos arregalados” e com o “estômago consolado”. Os pais ofereceram a comida e a decoração foi feita  pelas técnicas da Escola.

Tudo maravilhosO!

No dia seguinte o grupo foi excelentemente rececionado na Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, logo pela manhã, e de seguida visitou a Casa Museu Ferreira de Castro, onde ficou a conhecer ainda melhor a vida e obra deste migrante. Houve ainda a oportunidade para se visitar a Fábrica de Cerveja Vadia em que um dos donos é imigrante oriundo de França. Nos dias subsequentes houve tempo para se visitar algumas outras indústrias geridas por imigrantes de sucesso no nosso país. A visita ao CNAIM (Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes), no Porto, foi extremamente importante pois todos ficaram a conhecer melhor a forma como se apoiam os migrantes em Portugal.

Na Escola decorreram diversos workshops onde os alunos tiveram que pesquisar e redigir histórias sobre migrantes famosos, composições começadas por “If I had to migrate to another country, I would choose...” e apresentações curtas começadas por “Can you imagine... Without...?” Todos estes materiais foram compilados para uma revista que funcionará como o produto final dos diversos materiais produzidos em Portugal.

Muito trabalho mas o resultado está à vista: para além das diversas histórias produzidas sobre migrantes influentes por todos os alunos, o que exigiu um trabalho de pesquisa e aumentou a sua cultura, também o seu (nosso) inglês está mais fluente e o coração de todos está mais preenchido!

Uma grande semana só possível com um verdadeiro trabalho de equipa: Escola (direção, técnicos auxiliares e administrativos e professores), pais, alunos, Câmara Municipal...

Bem hajam!

Como escreveu uma mãe:  “Há marcas que ficam para sempre nas nossas vidas. Esta experiência deixou, seguramente, em cada vida e em cada coração, memórias positivas que jamais serão esquecidas!!!!

Obrigada 



 

Go to top