aefc 50 anos                                                                                  premioferreiradecastroAAValiacaoerasmuslogoparceriaslogo cloa site2

AEFC nas redes sociais  facebook  instagram

Menu
Vencedoras do Prémio Mário Soares, falam da sua deslocação a Lisboa para receberem o prémio - uma viagem de três dias a Bruxelas.

premiomariosoares 

Na passada sexta-feira, dia 12 de novembro, nós, Joana Barbosa, Gabriela Baltazar; Margarida Santos e Rafaela Baltazar, deslocamo-nos a Lisboa juntamente com a professora Alice Matos, a fim de receber o Prémio relativo ao Concurso Mário Soares.

O trabalho foi-nos proposto pela  professora Ana Paula Vieira no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento no ano letivo 2019/2020. Foi um trabalho que exigiu de nós muito empenho e dedicação, mas que nos deu muito prazer a realizar.

A nossa viagem começou muito cedo. Logo às nove da manhã, despedimo-nos dos nossos e embarcámos rumo à Estação de Aveiro. Apanhámos o comboio às 10.31 (com 10 minutos de atraso). E foi assim, dentro do Alfa Pendular n.º137, carruagem 5, a caminho de Lisboa que a nossa jornada começou….O clima de euforia e alegria permaneceu intacto durante toda a ida, mas a verdadeira excitação surgiu aquando da chegada de uma notícia inesperada. Sem sabermos bem como, fomos presenteadas com um almoço e uma visita à Assembleia da República.

Chegadas à estação de Santa Apolónia esperava-nos uma tarde rica em cultura e memórias que, certamente, nunca iremos esquecer. Afinal de contas, não é todos os dias que se almoça e se visita a Assembleia da República! 

Findo o almoço e acompanhadas por três deputados da bancada socialista, Bruno Aragão, Joana Sá Pereira e Susana Correia, conhecemos alguns espaços da Assembleia da República os quais destacamos:  a Escadaria Nobre, a Sala dos Passos Perdidos, a Sala das Sessões, a Sala do Senado, o Salão Nobre e a Biblioteca Passos Manuel.

A nossa paragem seguinte foi a Fundação Mário Soares, momento alto da nossa viagem. Ali, esperava-nos o merecido e ansiado prémio: visita ao Parlamento Europeu, em Bruxelas.

Ainda na Fundação, visitámos a exposição intitulada de “Mário Soares: A Europa Connosco”, a biblioteca, o escritório e o arquivo.   

Para concluirmos a nossa viagem, conhecemos a Livraria de Viajante, um espaço agradável e acolhedor onde o leitor mais exigente não teria dificuldade em encontrar o que ler mesmo que fosse noutros idiomas.                                                                                                                     

Anoitecia, e com uma viagem longa pela frente, apanhámos o comboio de volta a Aveiro, muito mais ricas  e realizadas do ponto de vista pessoal e cultural,  já dispostas a planear a nossa viagem a Bruxelas.

E foi assim, depois de um dia repleto de aventuras e momentos marcantes, que regressámos a casa e nos despedimos desta aventura que irá ficar para sempre nos nossos corações.

Não queremos terminar, sem deixar um especial obrigado a todos os que tornaram esta aventura  possível: à professora Ana Paula Vieira que nos incentivou a participar no concurso, à professora Alice Matos que nos acompanhou durante toda esta viagem, à professora Júlia Lopes que muito contribuiu para que esta deslocação acontecesse e ao Professor Manuel Alberto Pereira que tomou a iniciativa de contactar  com o Sr. Deputado Bruno Aragão e a este pela visita que nos proporcionou à Assembleia da República.

separador

Go to top