Suspensão de atividades letivas por motivo de greve | 2 de outubro

Por motivo de GREVE, hoje, dia 02 de outubro, a Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro encontra-se sem atividades letivas por não existirem condições mínimas de supervisão e apoio aos alunos.

Se algum aluno necessitar de apoio, nomeadamente de telefonar, deve manter-se junto ao Portão da entrada.

Os alunos inscritos no ATL poderão entrar na escola às 14:25, ficando sob a supervisão das monitoras do ATL.

Relativamente aos restantes estabelecimentos de ensino do Agrupamento, os Encarregados de Educação devem aguardar as orientações no local.

Agradecemos a compreensão de todos

2 de outubro

A Diretora


 

Convocatória | Reunião Geral da Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB Ferreira de Castro

Nos termos do número um, do artigo 18.º dos Estatutos, convoco todos os Pais e Encarregados de Educação desta escola, para a reunião da Assembleia-Geral da Associação de Pais da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro, de Oliveira de Azeméis, que se irá realizar, em SESSÃO ORDINÁRIA, no dia 12 de outubro de 2026, segunda-feira, pelas 18h00, na Sala Polivalente Ivone Ferreira, na mesma escola, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

1. Leitura da Ata da Assernbleia-geral anterior;

2. Discussão e votação do Relatório e Contas de 2025/2026;

3. Apresentação de listas e dos respetivos Planos de Atividades;

4. Eleição dos Órgãos Sociais para o ano 2026/2027

5. Outros assuntos de interesse

Informacões:

De acordo com o número 2 do artigo 17.º dos Estatutos, Se à hora marcada, não estiver a maioria do número total de associados no pleno gozo dos seus direitos, a Assembleia Geral será iniciada meia hora mais tarde com qualquer número de presenças.

Para dar cumprimento ao ponto 3 da Ordem de Trabalhos, as candidaturas serão aceites até às 17h00 do dia 12 de outubro de 2026 na sede da Associação. As listas devem conter o nome do Encarregado de Educação, assim como, o mandatário da lista. Será obrigatório, com a apresentação da lista, esta vir acompanhada de um plano de atividades, para o mandato a que se candidata.

Os Pais e Encarregados de Educação que presentemente não integram a Associação de Pais estão igualmente convidados a participar na reunião. Esta assembleia funcionará como eleitoral e as umas têm a abertura prevista para as dezoito horas e trinta minutos e encerramento pelas dezanove horas.

 

Ver convocatória [AQUI]

Publicado: 1 de outubro 2026


 

Eleições para a Associação de Estudantes - 2026/2027

Declara-se aberto o procedimento eleitoral destinado à eleição da Mesa da Assembleia Geral, do Conselho Fiscal e da Direção da Associação de Estudantes da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro.

O calendário eleitoral será o seguinte:

  • até 14 de outubro de 2026- apresentação das listas e respetivos subscritores, acompanhada pelo Plano de Ação a desenvolver. 
  • 14 de outubro - verificação e aprovação das listas pela Diretora e reunião com os proponentes para análise do Plano de Ação e definição de regras a respeitar na campanha eleitoral. 
  • 27 e 28 de outubro de 2024 - Campanha Eleitoral - NÃO SERÁ PERMITIDA A ENTRADA DE ELEMENTOS EXTERNOS AO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS. 
  • 29 de outubro - ato eleitoral.

A apresentação das listas faz-se através do formulário abaixo, que, devidamente preenchido e assinado,  deve ser entregue na secretaria, dentro do prazo estabelecido. 

As listas admitidas serão identificadas por uma letra do alfabeto, por ordem de entrada, e pela letra escolhida pela lista candidata.


O Plano de Ação deve ser enviado, em formato PDF, para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. até à data final da entrega das listas.

O Plano deve conter, devidamente asinalados, no mínimo

  • 4 medidas que promovam a inclusão e o apoio a alunos com dificuldades de aprendizagem 
  • 2 projetos na área da Cidadania.  

 A não apresentação do Plano de Ação ou a desconformidade com o exigido implicará a exclusão a não admissão da lista proponente. 

Os candidatos devem agir em conformidade com o estipulado nos Estatutos da Associação de Estudantes, publicitados junto a este aviso.

Publicação: 28 de setembro 2026

Lacoes 2A nossa escola já existe, mais ou menos, há cinquenta anos. A minha avó fez parte do primeiro grupo de crianças que para cá entrou. Há cinquenta anos, a Escola estava dividida em duas partes. De um lado estavam os meninos e, do outro, os meninos. Não se juntavam para brincar. Ainda bem que hoje em dia isso já não acontece. Já podemos brincar todos juntos. Eu, as minhas amigas, os meus amigos e o meu professor.

Nome: Mara Gonçalves Carvalho. EB1 de Oliveira de Azeméis, n.º 2 (Lações)

parcerias26V F