Pré-Aviso de Greve - 17 de maio

Tendo em atenção o pré-aviso de greve do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins e Federação Nacional dos Professores, informa-se que, ao longo do dia, poderão ocorrer constrangimentos e limitações nos serviços e sectores dos diferentes estabelecimentos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro.

Solicita-se aos/às Encarregados/as de Educação que se mantenham atentos às comunicações da escola.

Ilda Ferreira

A Diretora

Assembleia Municipal Jovem

 

 

AMJAMJ2

Os alunos do 4.º ano, 8.º ano e 11.º ano do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro foram, genialmente, representados pelos seus deputados eleitos na Assembleia Municipal Jovem. 

Os nossos ilustres deputados apresentaram, de forma assertiva e clara, as suas propostas de requalificação do Parque de Lazer do Pedregulhal, do Moinho de Bergueses, da Fonte do Juíz, dos Trilhos do Comandante e do Parque Urbano de Cavaleiros. 

De destacar igualmente os desenhos de Bruna Tavares que representam as propostas de requalificação de equipamentos no Parque Urbano do Pedregulhal. 

Foi uma prestação excelente, elogiada pelos elementos da mesa, na figura do Presidente da Câmara, engenheiro Joaquim Jorge. 

O projeto Assembleia Municipal Jovem de OAZ é promovido pelo Município de Oliveira de Azeméis e surge na sequência da experiência de implementação ao longo de 12 anos letivos do projeto Políticos de Palmo e Meio.

A mudança do nome deve-se ao facto de, agora, o projeto se estender para além do 1º ciclo. Assim, tem como destinatários todos os alunos do 4º, 8º e 11º anos de escolaridade dos estabelecimentos de ensino públicos e privados do concelho de Oliveira de Azeméis. O objetivo final é a realização de uma assembleia em que os alunos, enquanto “deputados”, são os principais intervenientes.

Este ano o tema era:  Conhecimento e valorização de figuras ilustres do concelho de Oliveira de Azeméis.

 

 

Um grupo de elementos da rádio escolar, constituído pelos alunos Dinis Santos e Francisco Morêda (12.º A) e João Ribeiro (12.º B), acompanhados pelo prof. Paulo Martins, representou a nossa escola no 2.º Encontro Nacional de Jovens Jornalistas, a convite da Direção Geral de Educação (DGE), que se realizou na Escola Secundária José Saramago, em Mafra, nos dias 3 e 4 de maio. Já no ano anterior tínhamos sido convidados para o 1.º Encontro, apesar de não sermos um jornal escolar.

Após uma longa viagem de Expresso até Lisboa (Sete Rios), de metro até à Estação do Oriente e novamente de autocarro até Mafra, lá chegámos ao nossos destino. Este Encontro teve como motivo a entrega dos prémios do Concurso Nacional de Jornais Escolares e contou com vários workshops na área do jornalismo escolar, géneros jornalísticos, redes sociais, design gráfico e multimédia, em que os alunos participaram. À noite, participámos num peddy paper por toda a cidade, ficando a conhecer muitos dos monumentos mais significativos de Mafra, especialmente o Convento e Palácio mandado erguer pelo rei D. João V.

Durante algumas das refeições, a nossa equipa montou um estúdio móvel de rádio e animou os participantes.

Descobrimos que a ES José Saramago tinha um estúdio de rádio, mas os equipamentos não funcionavam. Pusemos mãos à obra e conseguimos resolver as questões técnicas.

No segundo dia, surpreendemos toda a escola, colocando música e animação num dos intervalos entre aulas. A satisfação foi tão grande que o diretor da ESJS nos convidou para voltarmos à escola em setembro, para darmos formação à futura equipa da Rádio Saramago.

Da nossa parte, gostámos muito desta participação, não só pelo que aprendemos e partilhámos com os nossos colegas, mas também pela oportunidade de ajudarmos mais uma rádio escolar a dar os primeiros passos.

Dinis Santos (12.º A)

Francisco Morêda (12.º A)

João Ribeiro (12.º B)

prof. Paulo Martins