Pré-Aviso de Greve - 17 de maio

Tendo em atenção o pré-aviso de greve do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins e Federação Nacional dos Professores, informa-se que, ao longo do dia, poderão ocorrer constrangimentos e limitações nos serviços e sectores dos diferentes estabelecimentos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro.

Solicita-se aos/às Encarregados/as de Educação que se mantenham atentos às comunicações da escola.

Ilda Ferreira

A Diretora

Assembleia Municipal Jovem

 

 

AMJAMJ2

Os alunos do 4.º ano, 8.º ano e 11.º ano do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro foram, genialmente, representados pelos seus deputados eleitos na Assembleia Municipal Jovem. 

Os nossos ilustres deputados apresentaram, de forma assertiva e clara, as suas propostas de requalificação do Parque de Lazer do Pedregulhal, do Moinho de Bergueses, da Fonte do Juíz, dos Trilhos do Comandante e do Parque Urbano de Cavaleiros. 

De destacar igualmente os desenhos de Bruna Tavares que representam as propostas de requalificação de equipamentos no Parque Urbano do Pedregulhal. 

Foi uma prestação excelente, elogiada pelos elementos da mesa, na figura do Presidente da Câmara, engenheiro Joaquim Jorge. 

O projeto Assembleia Municipal Jovem de OAZ é promovido pelo Município de Oliveira de Azeméis e surge na sequência da experiência de implementação ao longo de 12 anos letivos do projeto Políticos de Palmo e Meio.

A mudança do nome deve-se ao facto de, agora, o projeto se estender para além do 1º ciclo. Assim, tem como destinatários todos os alunos do 4º, 8º e 11º anos de escolaridade dos estabelecimentos de ensino públicos e privados do concelho de Oliveira de Azeméis. O objetivo final é a realização de uma assembleia em que os alunos, enquanto “deputados”, são os principais intervenientes.

Este ano o tema era:  Conhecimento e valorização de figuras ilustres do concelho de Oliveira de Azeméis.

 

 teatro

 

Na passada quinta-feira, a Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro recebeu a tão esperada visita da Companhia de Teatro ETcetera. Os alunos e professores do 8º ano de escolaridade receberam os talentosos artistas para assistir à espantosa peça "Aquilo que os Olhos Veem ou o Adamastor" de Manuel António Pina.
Na Sala Polivalente da Escola,  quatro talentosos atores e um encenador da companhia deram vida a um teatro bem organizado. Cada cena e cenário foram cuidadosamente trabalhados e desempenhados, proporcionando uma experiência, que vai ficar na memória, e que ajudou os alunos a interpretar melhor a história deste texto dramático português.

Enquanto os alunos assistiam, ficou nítido o poder do teatro como uma ferramenta educacional e cultural.

Os alunos estavam focados na peça. A cada cena, as suas expressões transmitiam uma mistura de surpresa, admiração e, às vezes, soavam umas gargalhadas. Os olhares presos na atuação revelavam uma plateia entretida, mergulhando profundamente nas emoções e história apresentadas.


No final da representação, os alunos tiveram a oportunidade de questionar os atores e o encenador. Os estudantes colocaram questões sobre as personagens, os desafios enfrentados no ensaio e na peça e até mesmo questões sobre a paixão de cada um pelo teatro. Esta troca não só esclareceu dúvidas, como também inspirou a explorar mais sobre o mundo do teatro.


Para os alunos, esta visita da Companhia de Teatro ETcetera não foi apenas mais uma atividade, foi uma experiência enriquecedora que os inspirou e, definitivamente,consolidaram-se aprendizagens da matéria de português.

Os alunos expressam a mais sincera gratidão à Companhia de Teatro pela emocionante e inspiradora representação. Também queremos agradecer aos professores organizadores por tornarem possível e terem proporcionado esta atividade enriquecedora.

Autor: o aluno Lourenço Cunha 8ºA