Pré-Aviso de Greve - 17 de maio

Tendo em atenção o pré-aviso de greve do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins e Federação Nacional dos Professores, informa-se que, ao longo do dia, poderão ocorrer constrangimentos e limitações nos serviços e sectores dos diferentes estabelecimentos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro.

Solicita-se aos/às Encarregados/as de Educação que se mantenham atentos às comunicações da escola.

Ilda Ferreira

A Diretora

Assembleia Municipal Jovem

 

 

AMJAMJ2

Os alunos do 4.º ano, 8.º ano e 11.º ano do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro foram, genialmente, representados pelos seus deputados eleitos na Assembleia Municipal Jovem. 

Os nossos ilustres deputados apresentaram, de forma assertiva e clara, as suas propostas de requalificação do Parque de Lazer do Pedregulhal, do Moinho de Bergueses, da Fonte do Juíz, dos Trilhos do Comandante e do Parque Urbano de Cavaleiros. 

De destacar igualmente os desenhos de Bruna Tavares que representam as propostas de requalificação de equipamentos no Parque Urbano do Pedregulhal. 

Foi uma prestação excelente, elogiada pelos elementos da mesa, na figura do Presidente da Câmara, engenheiro Joaquim Jorge. 

O projeto Assembleia Municipal Jovem de OAZ é promovido pelo Município de Oliveira de Azeméis e surge na sequência da experiência de implementação ao longo de 12 anos letivos do projeto Políticos de Palmo e Meio.

A mudança do nome deve-se ao facto de, agora, o projeto se estender para além do 1º ciclo. Assim, tem como destinatários todos os alunos do 4º, 8º e 11º anos de escolaridade dos estabelecimentos de ensino públicos e privados do concelho de Oliveira de Azeméis. O objetivo final é a realização de uma assembleia em que os alunos, enquanto “deputados”, são os principais intervenientes.

Este ano o tema era:  Conhecimento e valorização de figuras ilustres do concelho de Oliveira de Azeméis.

 

Foto Parlamento Jovens

O aluno Francisco Silva do 11.º G foi eleito secretário da mesa da Sessão Distrital do Círculo de Aveiro, Parlamento dos Jovens, Ensino Secundário. Este foi o ponto culminante de um dia emocionante que foi relatado pelo próprio e pela candidata do Ensino Básico, Rita Ribeiro. 

"No passado dia 28 de fevereiro de 2024, realizou-se a tão esperada eleição da mesa da Sessão Distrital do Círculo de Aveiro. Toda esta jornada suscitou nestes dois jovens, eu e a Rita, o desejo de superarem todas as suas expectativas no que toca a desenvolverem as mais diversas competências a nível social.


Toda a ânsia começou de manhã bem cedo quando o único pensamento que nos ocorreu em “loop” foi o de saber o que iria acontecer mais tarde, após o derradeiro momento que determinaria a nossa permanência neste fascinante e enriquecedor projeto.


Sob o acompanhamento da tão querida e experiente na matéria, professora Júlia Lopes, lançamo-nos para o ilustre e acolhedor Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), situado no distrito de Aveiro, tendo, pelo caminho, construído bons momentos de diversão, mas mantendo a devida seriedade.


Entrando no complexo, ambos nos dirigimos para as respetivas salas onde, passados poucos minutos, depois das 14:30, as coordenadoras deram início às sessões. Após várias apresentações, chegou a hora de revelar a nossa identidade e mostrarmos com entusiasmo e euforia o porquê de acharmos ser as pessoas ideais para constituir a mesa da Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens.


Finalizado o período de apresentação dos candidatos e o respetivo momento de reforçar e defender a nossa posição, deu-se início à votação das mesas do Ensino Básico e do Ensino Secundário, tendo eu, Francisco Silva, conquistando assim, orgulhosamente, o cargo de Secretário de Mesa. A Rita Ribeiro conseguiu adquirir as aprendizagens ministradas nas sessões que, num futuro próximo, lhe irão dar ferramentas para alcançar o cargo almejado.


É com um enorme orgulho que, mais uma vez, o nome da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro, é muito bem representado não só no distrito de Aveiro, mas também, no eletrizante Parlamento dos Jovens".

Relato de: Francisco Silva 11ºG e Rita Ribeiro 8ºA