Pré-Aviso de Greve - 17 de maio

Tendo em atenção o pré-aviso de greve do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins e Federação Nacional dos Professores, informa-se que, ao longo do dia, poderão ocorrer constrangimentos e limitações nos serviços e sectores dos diferentes estabelecimentos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro.

Solicita-se aos/às Encarregados/as de Educação que se mantenham atentos às comunicações da escola.

Ilda Ferreira

A Diretora

Assembleia Municipal Jovem

 

 

AMJAMJ2

Os alunos do 4.º ano, 8.º ano e 11.º ano do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro foram, genialmente, representados pelos seus deputados eleitos na Assembleia Municipal Jovem. 

Os nossos ilustres deputados apresentaram, de forma assertiva e clara, as suas propostas de requalificação do Parque de Lazer do Pedregulhal, do Moinho de Bergueses, da Fonte do Juíz, dos Trilhos do Comandante e do Parque Urbano de Cavaleiros. 

De destacar igualmente os desenhos de Bruna Tavares que representam as propostas de requalificação de equipamentos no Parque Urbano do Pedregulhal. 

Foi uma prestação excelente, elogiada pelos elementos da mesa, na figura do Presidente da Câmara, engenheiro Joaquim Jorge. 

O projeto Assembleia Municipal Jovem de OAZ é promovido pelo Município de Oliveira de Azeméis e surge na sequência da experiência de implementação ao longo de 12 anos letivos do projeto Políticos de Palmo e Meio.

A mudança do nome deve-se ao facto de, agora, o projeto se estender para além do 1º ciclo. Assim, tem como destinatários todos os alunos do 4º, 8º e 11º anos de escolaridade dos estabelecimentos de ensino públicos e privados do concelho de Oliveira de Azeméis. O objetivo final é a realização de uma assembleia em que os alunos, enquanto “deputados”, são os principais intervenientes.

Este ano o tema era:  Conhecimento e valorização de figuras ilustres do concelho de Oliveira de Azeméis.

 

geologia

As alunas Carolina Gonçalves, Maria Miguel Neves e Melánie Pinho foram as selecionadas para participarem na fase regional da 10.ª edição das Olimpíadas da Geologia – OPG 2024. Assim, no sábado, dia 16 de março, foram acompanhadas pela professora de Biologia e Geologia, Alexandra Esteves, até à Escola Secundária José Régio, em Vila do Conde, onde conjuntamente com os melhores alunos da zona norte realizaram a prova teórica.

Esta iniciativa, que se destina apenas a alunos do 11º ano de escolaridade, tem entre outros objetivos: dinamizar o estudo e ensino da Geologia nos níveis de ensino pré-universitários, particularmente no Ensino Secundário; incentivar e desenvolver o gosto pela Geologia nos alunos do Ensino Secundário; despertar o interesse pela Geologia e divulgá-la como Ciência e proporcionar a aproximação entre as Escolas e as Universidades com departamentos na área da Geologia, Ciências da Terra ou Geociências.

Nas palavras das alunas: “Foi um sábado diferente, com uma experiência que nos permitiu adquirir muitas aprendizagens e competências no âmbito da Geologia e preparar para os Exames Nacionais. Crescemos ao sair da nossa zona de conforto, e isso é muito bom.”

Agradecemos pela participação e damos os parabéns às alunas!