Resultados Reapreciações 1.ªFASE

Informa-se que os resultados das Reapreciações da 1.ª fase poderão ser consultados na plataforma inovar. Esta informação só estará disponível na plataforma INOVAR  se a classificação tiver sido alterada.

Mais se informa que procederemos ao envio da ficha ENES para o email que consta na plataforma PIEPE.

Solicitamos que se mantenham atentos às informações publicadas no Portal do Agrupamento.


 

Fichas ENES_2.ª fase

Informam-se os alunos interessados que as fichas ENES com os exames realizados na 2.ª fase já se encontram disponíveis para levantamento no PBX.


 

EXAMES 2. º FASE - RESULTADOS

 Informa-se os alunos e os encarregados de educação que as pautas com os resultados da 2.ª fase das provas finais do ensino básico e dos exames nacionais do ensino secundário da 2.º fase encontram-se afixadas no átrio da Escola e disponíveis para consulta na plataforma INOVAR.  

Ao longo do dia de hoje, 7 de agosto,  serão enviados, via email, os ficheiros pdf com os Exames para consulta.

Não será necessário solicitar consulta de Prova, exceto para os Exames de Geometria Descritiva A e Desenho A. 

Para solicitar a consulta dos Exames de Geometria Descritiva A e Desenho A, devem utilizar o modelo 09JNE disponível [AQUI].

 

Encontram-se disponíveis, em formato digital, para preenchimento em computador, os modelos 10, 12, 12-A do JNE, a utilizar caso se pretenda a reapreciação dos Exames realizados na 2.ª fase

Modelo 10 - Requerimento para retificação das cotações

Modelo 12 - Requerimento para reapreciação de prova

Modelo 12A - Alegação justificativa de reapreciação de prova

Os modelos devem ser enviados para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou entregues presencialmente nos serviços administrativos. 

Relembramos que os pedidos de reapreciação têm um custo de 25 euros (por exame), pelo que devem ter este montante no cartão.


 

 

 

Acesso aos Vouchers Relativos aos Manuais Escolares e Horário de Funcionamento - Agosto

📘 Acesso aos Vouchers (Manuais Escolares)
  • A partir do dia 3 de agosto: 1.º Ciclo (1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos)
  • A partir do dia 10 de agosto: 2.º e 3.º Ciclos (5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 9.º anos)
  • A partir do dia 13 de agosto: Ensino Secundário (10.º, 11.º e 12.º anos e outras ofertas)
🕒 Horário Agosto | Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro

Serviços Administrativos:

  • Segundas, Terças-feiras, Quintas e Sextas-feiras : 09:00 às 12:30 |  14:00 às 16:00
  • Quartas-feiras: 09:00 às 13:00
⚠️ Aviso: Entre os dias 17 e 21 de agosto a Escola Sede encontrar-se-á encerrada.
Durante o mês de agosto os estabelecimentos escolares do pré-escolar e 1.º ciclo estão encerradas.

Alteração calendário de matrículas

De acordo com o Despacho n.º 8885-A/2026, de 14 de julho, o período de matrícula e renovação para os 10.º e 12.º anos de escolaridade irá decorrer entre 15 e 24 de julho de 2026.


 

visitamuseus

No dia 29 de Abril, partimos em direção a Lisboa. Iniciámos a nossa visita com a ida ao “Visit Story Center”, onde ouvimos dezassete histórias sobre a cidade de Lisboa que culminou com a visita ao topo do Arco da Rua Augusta, onde pudemos ver as ruas da cidade devidamente delineadas, o que nos fez lembrar a deambulação de Cesário Verde. Após desfrutar da paisagem fomos para a estátua Equestre de Dom José I, onde almoçamos em turma.


Na parte da tarde, visitamos o museu do Tesouro Real, no qual vimos cerca de mil peças com diversas pedras preciosas sendo algumas delas: diamantes, esmeraldas, ouro, prata, rubis e safira. Para além disso, vimos também vários artefactos históricos, nomeadamente alguns dos mantos reais, as coroas, as faixas e as louças utilizadas na altura.
Ao sair do museu, partimos em direção ao parque de campismo “Lisboa Camping & Bungalows” e ao chegar organizamos os nossos pertences nos respectivos quartos, jantamos e convimenos animadamente!
No dia seguinte, após tomar o pequeno almoço, dirigimo-nos para o Padrão dos Descobrimentos, onde tivemos uma breve explicação relativamente à origem e à importância do monumento.

Deslocamo-nos para o Museu Dos Coches, onde nos foi dado a conhecer a história dos veículos utilizados do séc.XVI ao séc.XIX por uma guia muito dinâmica. Fomos para a zona de Belém almoçar e contemplar o Mosteiro dos Jerónimos. Depois, fomos para Peniche ver o museu Nacional Resistência e Liberdade. Aí pudemos visitar as celas nas quais, por exemplo, Álvaro Cunhal esteve preso, as condições nas quais viviam todos os presos, como também documentos únicos. Foi um momento muito emotivo!
Por fim, dizer que gostamos bastante da viagem, pois para além de nos termos divertido e ao mesmo tempo termos achado interessante toda a dinâmica da viagem, aprendemos muito em relação à evolução da capital e da sociedade. Que venha a próxima!

Autoria dos textos: Dianabel Echenagucia, Inês Santos, Rafaela Soares e Lara Sá.

parcerias26V F