Projeto Orçamento Participativo de Escolas 2024

Os alunos já estão a usufruir do equipamento adquirido graças ao Orçamento Participativo de Escolas 2024 - "Promover a aprendizagem com relaxamento multissensorial".
Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro
UMA ESCOLA PARA O MUNDO
Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro leva os alunos da escola para o mundo
Já está disponível a nova oferta formativa do Ensino Secundário Profissional do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro para o ano letivo 2026-2027. Com um forte compromisso na qualificação técnica, no sucesso académico e na empregabilidade direta, o agrupamento destaca-se este ano pela transformação e modernização das suas infraestruturas de ensino através do novo Centro Tecnológico Especializado.

Com um olhar focado no amanhã, dispomos de um conjunto de percursos de excelência orientados para o sucesso académico, pessoal e profissional de todos os alunos.
O grande motor de inovação deste ano é a modernização radical dos nossos laboratórios através do Centro Tecnológico Especializado (CTE) de Informática. Preparámos espaços dotados de tecnologia de ponta para garantir uma aprendizagem prática e altamente imersiva:
🎮 Salas Gaming & Realidade Aumentada
🛡️ Laboratórios de Cibersegurança
🌐 Infraestrutura com Rede 5G e Data Center próprio
🤖 Robôs e sistemas autónomos

Os alunos já estão a usufruir do equipamento adquirido graças ao Orçamento Participativo de Escolas 2024 - "Promover a aprendizagem com relaxamento multissensorial".


Nos dias 17 e 18 de abril, os Ferreirinhas do 12.º ano, dos Cursos Científico-Humanísticos, vivenciaram uma jornada educativa e inspiradora durante uma visita de estudo à vila de Mafra e à capital, Lisboa, acompanhados pelos professores da disciplina de Português, Ana Sofia Rosa, Elisabete Tavares, Fernanda Marques, Maria João Moreira, História A, Márcia Azevedo, Desenho A, Anabela Pereira, e Educação Física, Mário Matos e Nuno Guerra.
A viagem incluiu locais emblemáticos que proporcionaram uma experiência enriquecedora e culturalmente significativa.
(clicar na imagem para visualizar o vídeo)
Os meninos do Jardim de Infância de Vermoim fizeram um vídeo, para os seus projetos e-Twinning e eco-escola, sobre os procedimentos corretospara evitar desperdícios no nosso dia-a-dia.
São medidas insignificantes, que todos podemos e devemos adotar, mas que têm um impacto gigantesco na nossa pegada ecológica.

No passado dia 12 de abril decorreu, na Galeria Municipal Tomás da Costa, a inauguração de uma exposição de trabalhos de artes visuais realizados pelos alunos de todos os níveis de ensino do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, iniciativa que integra as actividades promovidas pelo Projeto Cultural de Escola, no âmbito do Plano Nacional das Artes, alusivas às comemorações do cinquentenário do 25 de Abril.
O evento mereceu casa cheia, com a presença de numerosos elementos da comunidade educativa, como alunos, encarregados de educação, professores e assistentes operacionais, mas também de representantes do poder autárquico e local, bem ainda como do Coordenador Intermunicipal do Plano Nacional das Artes, Professor Luís Monteiro.
Para além da apreciada mostra coletiva de trabalhos, teve ainda particular significado o discurso improvisado da aluna Mariana Cunha, do 11º E, versando valores como a liberdade, a democracia e a cidadania, que mereceu justos aplausos da numerosa assistência.
A exposição estará patente ao público até ao próximo dia 10 de maio.