CORTA MATO NACIONAL - 2026

cortamatonacional

No passado dia 28 de fevereiro, realizou-se o Corta-Mato Nacional Escolar, que este ano teve lugar em Albufeira, na região do Algarve. A prova reuniu centenas de alunos-atletas de todo o país, num ambiente marcado pelo espírito desportivo, superação e convívio entre escolas.
O nosso Agrupamento esteve representado por quatro alunas que alcançaram esta importante etapa após excelentes prestações nas fases anteriores da competição. Participaram na prova:
Luísa Assunção, do 10.º C
Joana Tavares, do 12.º C
Soraia Mota, do 12.º C
Soraia Barbosa, do 12.º B
As alunas demonstraram grande empenho, determinação e espírito de equipa, dignificando o nome do nosso Agrupamento numa das mais importantes competições do desporto escolar, a nível nacional, tendo ficado em 9º lugar entre as 23 delegações.
A participação no Corta-Mato Nacional representa não só um reconhecimento do trabalho e dedicação das nossas alunas, mas também o resultado do acompanhamento e incentivo contínuo na prática da atividade física e do desporto escolar.
O Agrupamento felicita as quatro atletas pelo excelente desempenho e exemplo de perseverança, enaltecendo o seu compromisso, fair play e orgulho em representar a nossa comunidade escolar.
Parabéns a todas!

Alunos do 12.º TGPSI conquistam 2.º lugar na Final Nacional da Game Jam: Fab Games 2026

 26cgamejam

Os alunos Afonso Rocha, Renato Brandão e Vicente Santiago, do 12.º TGPSI, conquistaram o 2.º lugar na final nacional da Game Jam: Fab Games 2026, realizada no Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, nos dias 19 e 20 de fevereiro.
Num feito impressionante, alcançaram o 2.º lugar após uma maratona exaustiva de 24 horas de programação intensa para criar um jogo digital a partir do tema surpresa "Catástrofes". Este tema foi divulgado apenas na sessão de abertura e o trabalho foi apresentado posteriormente a um júri especializado em programação de jogos, educação e tecnologias.
A equipa do 12.º TGPSI destacou-se pela originalidade da ideia, pela qualidade técnica do jogo desenvolvido e pela forma impressionante como respondeu ao desafio, sob enorme pressão temporal.
Esta iniciativa, promovida pela ANPRI, proporcionou aos alunos uma experiência muito próxima da realidade profissional ligada ao desenvolvimento de jogos e software. Para além do domínio técnico, os alunos evidenciaram criatividade, capacidade de resolução de problemas, organização, gestão do tempo e trabalho em equipa, tornando esta participação particularmente enriquecedora para o seu percurso académico e profissional.
A professora responsável, Irene Baptista, destaca o empenho, a autonomia e o espírito de entreajuda demonstrados pelos três alunos, mostrando-se orgulhosa por ver o trabalho realizado em contexto de sala de aula ser reconhecido a nível nacional.
O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro felicita os alunos e a docente pelo resultado alcançado, que prestigia o curso TGPSI e toda a comunidade educativa.


 

desporto
Decorreu na 6ª feira, dia 30 de setembro, a comemoração do ”Dia Europeu do Desporto na Escola”. Alunos de todas as turmas dos 5º, 6º e 7º anos tiveram acesso à prática de vários desportos, representativos das atividades dos nossos clubes de desporto escolar. Os professores de Educação Física organizaram as atividades de forma a que todos estes alunos pudessem experimentar o padel, a ginástica, o badminton, o ténis de mesa, o xadrez e o voleibol. De forma simples e divertida, os alunos participaram ainda numa coreografia de dança, organizada pela turma do 9C. Esta turma teve um papel importante na dinamização da atividade, bem como as turmas do 9B e 9D, no âmbito da disciplina de “Saúde e Movimento”. Atividades como esta contribuem para a Saúde e Bem Estar de todos e criam, nos alunos, maior empatia pela escola. Aqui estão os primeiros vídeos e fotos das atividades. Brevemente teremos mais.

parcerias