Alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro representam Portugal no Jubileu Mundial da Educação - La Scuola é vita, em Roma

logovita

romavita

O Agrupamento foi convidado pelo Ministério da Educação italiano (Unita’ di Missione com Stefania Altieri, Laura Virli e Pasqua Rubino)  e pela Direção do Liceo Fanti di Capria ( Alda Barbi e Maura Bergonzoni) para participar no JUBILEU da EDUCAÇÃO MUNDIAL que decorreu em Roma, entre 26 e 30 de outubro, com uma delegação constituída por dois alunos - Vasco Oliveira, 12.º Programador de Informática e Joana Brito,12.º F – Línguas e Humanidades - e um docente Edgar Borges.

O aluno Vasco Oliveira foi um dos alunos convidados a saudar as delegações representantes dos cinco continentes, na abertura oficial do evento.

 aberturaroma

Clicar na imagem para ver o vídeo

Durante 4 dias, Joana, Vasco e Edgar circularam e conviveram entre milhares de alunos e professores de todas as regiões de Itália  e dos cinco continentes, vivenciando uma experiência única em Roma e na Cidade do Vaticano, participando em diferentes oficinas temáticas de aprendizagem e de partilha para o desenvolvimento de respostas específicas e criativas aos atuais desafios na Educação. Todo o trabalho resultou na redação de uma carta coletiva ao Santo Padre Papa Leão XIV, na construção de um glossário de esperança e na produção de uma performance artística original.  

 

resumoroma

Clicar na imagem para ver o vídeo

Testemunhos dos alunos:

Ler mais...

Artes Visuais - Salvador Dali

1ciclodali

Os alunos do 2º ano, da Escola Básica de Outeiro, realizaram uma atividade de Artes Visuais tendo como referência a obra "A Persistência da Memória", do pintor Salvador Dalí. A partir da observação e análise do quadro, os alunos refletiram sobre a forma como o tempo é representado, fazendo assim a articulação com os conteúdos de Matemática, nomeadamente o estudo das horas. De seguida, o desafio foi produzir composições inspiradas na ideia de “relógios derretidos”, experimentando distorções de forma e cor.
Uma turma criou um relógio articulado, com a técnica de pintura com materiais riscadores como lápis de cor, de cera e marcadores, e a outra turma utilizou a técnica de modelação, criando pequenos relógios em pasta de modelar, explorando dimensões, texturas e possibilidades de deformação do objeto.
A proposta permitiu que os alunos desenvolvessem a criatividade, a interpretação visual e o sentido estético, ao mesmo tempo que consolidaram o conhecimento matemático relacionado com as horas. A atividade favoreceu ainda a interdisciplinaridade, a expressão individual e a apreciação da Arte enquanto forma de representar o mundo de maneira imaginativa.

 

 gamejam

Os alunos, Juan Agudelo, Leonardo Silva e Vasco Oliveira, do 11.º ano do Curso Profissional  Técnico Programador de Informática apuraram-se para a fase final  do campeonato nacional Game Jam: Fab Games, a qual terá lugar no final do mês de fevereiro, em Santarém.

Os alunos, em equipa, no âmbito das disciplinas Metodologias e Linguagem de Programação e Programação de Sistemas Informáticos, criaram um jogo original intítulado "Sabores de Oliveira" , o qual foi apresentado publicamente ao júri constituido por especialistas em jogos digitais. 

 A Game JamFab Games é uma iniciativa dinamizada pela Associação Nacional de Professores de Informática, que promove a aprendizagem de programação para jogos.  

Na fase final da game jam, os alunos terão de conceber um jogo, num curto intervalo de tempo, numa espécie de maratona de programação para jogos.

Nesta fase de apuramento participou ainda uma outra equipa, Vicente Santiago, Renato Brandão e Francisco Araújo, do mesmo ano e curso, tendo apresentado o jogo "As aventuras com Ferreira de Castro".

Esta iniciativa teve orientação/coordenação dos professores Edgar Borges e Irene Baptista, docentes da área de Informática do Agrupamento. 


 

parcerias