Alunos do Ensino Profissional interagem com jovem britânico e desenvolvem competências em comunicação oral

inglesprofissional

No dia 21 de novembro, os alunos dos 10º, 11º e 12º anos do ensino profissional tiveram a oportunidade de participar num encontro online com Tomás Bacchus, um jovem britânico a estudar nos Estados Unidos. A iniciativa, promovida pelos professores Isabel Moutinho (grupo 330) e Edgar Borges (grupo 550), em colaboração com os docentes de Informática, visou proporcionar aos alunos ferramentas para aperfeiçoar as suas habilidades de comunicação oral.


Tomás, formado em Direito pela Queen's University Belfast, Irlanda do Norte, e atualmente a frequentar um curso de comunicação na Nebraska Wesleyan University, partilhou com os alunos orientações valiosas sobre como preparar e realizar apresentações orais eficazes e discursos públicos. Além disso, o jovem britânico abordou o tema de como concorrer a programas de estudos internacionais, partilhando a sua própria experiência.


A interação entre os alunos e o Tomás ocorreu inteiramente em inglês, permitindo que os alunos pudessem praticar a compreensão auditiva e a expressão oral em língua Inglesa. Após a apresentação, os alunos tiveram a oportunidade de fazer perguntas ao convidado.

 

videoingles
Clique na imagem para aceder ao vídeo completo.

Esta iniciativa foi mais uma oportunidade para os nossos alunos ampliarem os seus horizontes e desenvolverem competências essenciais para o futuro. A interação com um falante nativo e a exposição a diferentes culturas contribuem significativamente para a formação integral dos nossos alunos.
A escola tem demonstrado um forte compromisso em promover a internacionalização e o desenvolvimento de competências linguísticas nos seus alunos. Através de iniciativas como esta, procura-se preparar os jovens para um mundo cada vez mais globalizado e competitivo.

Joka e o projeto “Não lixes” - projeto interdisciplinar DAC 5º ano

naolixes

No dia 26 de novembro realizou-se a atividade com o nome “Joka e o projeto “Não lixes””, destinada aos alunos do 5º ano. Foi apresentada uma palestra de Fernando Paiva, professor de surf e residente na zona de Aveiro. Este professor de surf é também um fervoroso ativista ambiental, dedicando grande parte do seu tempo à limpeza de rios e praias, bem como à consciencialização dos jovens para a necessidade de protegermos o ambiente.

Ler mais...

No dia 26 de novembro realizou-se uma palestra com o tema “para uma cidadania INTEGRAL: a Educação para a Cidadania Digital”, destinada aos alunos de 9º ano.

Este é um tema da atualidade e pretendemos ter um papel ativo na consciencialização dos nossos alunos para a necessidade de acautelarem alguns comportamentos que os poderão colocar em risco.

A evolução do mundo nesta era digital exige, de facto, um reforço de competências nas tecnologias digitais, mas também exige um aumento do nível de cuidados a ter e responsabilidade a assumir para que se promova um ambiente de sã convivência social e de um efetivo bem-estar pessoal.

Deixamos algumas fotos do evento.

cidadaniadigital

Esta atividade foi dinamizada pela área disciplinar de Informática, conjuntamente com a Biblioteca Escolar da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro, o Centro de Recursos Educativos Clara Brandão e a disciplina de Medi@rte (CAT), integrada no projeto “Missão Cibersegurança e CyberBullying”. Esta palestra foi apresentada pelas colegas Marisa Sofia Moniz, docente no Centro de Competência TIC da Universidade Aberta – Porto, e Susana Senos colaboradora no Centro de Competências TIC da Universidade de Aveiro e professora no Agrupamento de Escolas Homem Cristo em Aveiro.

projetosparcerias24