Certificado Selo Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência 2025

 selo originalbullying2025

A Comissão de Acompanhamento do Combate ao Bullying e ao Ciberbullying nas Escolas certifica que foi atribuído o Selo «Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência» ao/à “A.E. Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis”.
O agrupamento de escolas/escola não agrupada promoveu e implementou, no ano letivo 2024/2025, um Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying, assumindo práticas quotidianas de promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa, pautadas pelos princípios da não violência, da inclusão e da não discriminação.


 

 pontoverde

No âmbito do projeto interdisciplinares do Domínio de Autonomia Curricular (DAC), o Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro acolheu, no passado dia 7 de abril, a sessão ROADSHOW “Reciclar é na Boa”, promovida pela Academia Ponto Verde e dinamizada pela Dr.ª Cristina Romão, destinada às turmas do 5.º ano.

Esta iniciativa teve como objetivo sensibilizar os alunos para a importância da reciclagem e da adoção de comportamentos sustentáveis no dia a dia.
Durante a sessão, os alunos aprenderam de forma interativa e divertida sobre a importância da reciclagem e da sustentabilidade. Os temas abordados incluíram a explicação sobre o papel da Sociedade Ponto Verde, a importância da sustentabilidade, o ciclo de vida das embalagens, as vantagens da reciclagem e as regras de separação e boas práticas ambientais.
Os alunos participaram com grande entusiasmo, mostrando-se atentos, curiosos e motivados para aprender mais sobre como podem contribuir para a preservação do meio ambiente.
Esta iniciativa reforçou a importância de integrar a educação ambiental nas escolas, mostrando que, com pequenas atitudes no dia a dia, todos podemos fazer a diferença.

A atividade revelou-se uma mais-valia no contexto dos Domínios de Autonomia Curricular, promovendo a articulação entre várias áreas disciplinares e reforçando a educação para a cidadania e para a sustentabilidade. O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro continua assim, a apostar em projetos que promovem cidadãos mais informados, responsáveis, participativos e sustentáveis.

parcerias