Visita à Fábrica da Ciência

JIVermoim26

No dia 22 de janeiro, as crianças do JI de Vermoim, no âmbito das atividades educativas, realizaram uma visita de estudo à Fábrica de Ciência Viva de Aveiro. Esta visita permitiu vivenciar diferentes experiências de caráter cientifico, de forma lúdica e participativa.
Uma das atividades decorreu na “Barriga do caracol – história com ciência, ” que serviu de ponto de partida para uma abordagem muito prática sobre a propagação da luz, experienciada com o periscópio, e ainda a visualização das células do coração através do microscópio, o que despertou a curiosidade e imaginação.
Na outra atividade, “No laboratório da cozinha”, puderam manipular diversos ingredientes e perceber o que podia ser feito quando se juntam, observando as transformações que iam acontecendo. Com esta experiência, as crianças fizeram biscoitos com formas geométricas relacionando a ciência com a matemática e o quotidiano.
Foi uma visita de estudo muito interessante e enriquecedora que proporcionou momentos de aprendizagem, descoberta e entusiasmo a todos os participantes.

dna
No dia 20 de outubro os alunos de 11º B (e F) da Ferreira de Castro, na companhia das professoras Alexandra Esteves e Cristina Verde tiveram uma aula fora de portas… Que entusiasmo! Que bem estiveram!... Realizou-se uma visita à Galeria da Biodiversidade e uma atividade para análise de ADN com recurso a kits de eletroforese em gel de agarose. Os alunos através da realização de um teste genético de transmissão das características hereditárias, com recurso à técnica de PCR e de eletroforese para separar fragmentos de ADN, e outras macromoléculas por tamanho e carga, puderam identificar a presença ou ausência de uma sequência de DNA num determinado locus de um cromossoma. Na Galeria da Biodiversidade, sempre uma surpresa para os alunos, puderam refletir sobre a importância da biodiversidade, onde não faltou o encontro com o Sr. Darwin, o pai da "Origem das Espécies". A fotografia do cubo de ovos, como representativa da Biodiversidade, foi a que ganhou o concurso em termos de qualidade, mas as fotografias às faces dos nossos alunos alteradas para a origem africana ou asiática foi a que mais euforia causou. Uma tarde fantástica!

parcerias