Visita à Fábrica da Ciência

JIVermoim26

No dia 22 de janeiro, as crianças do JI de Vermoim, no âmbito das atividades educativas, realizaram uma visita de estudo à Fábrica de Ciência Viva de Aveiro. Esta visita permitiu vivenciar diferentes experiências de caráter cientifico, de forma lúdica e participativa.
Uma das atividades decorreu na “Barriga do caracol – história com ciência, ” que serviu de ponto de partida para uma abordagem muito prática sobre a propagação da luz, experienciada com o periscópio, e ainda a visualização das células do coração através do microscópio, o que despertou a curiosidade e imaginação.
Na outra atividade, “No laboratório da cozinha”, puderam manipular diversos ingredientes e perceber o que podia ser feito quando se juntam, observando as transformações que iam acontecendo. Com esta experiência, as crianças fizeram biscoitos com formas geométricas relacionando a ciência com a matemática e o quotidiano.
Foi uma visita de estudo muito interessante e enriquecedora que proporcionou momentos de aprendizagem, descoberta e entusiasmo a todos os participantes.

Visita Lusíada Elisabete Alves

No dia 26 de abril, os alunos das turmas F dos 10º e 11º anos do Curso Científico-humanístico de Línguas e Humanidades deslocaram-se à Universidade Lusíada, no Porto, com vista à participação no seu Open Day. Acompanhados pelas diretoras de turma, Márcia Azevedo e Elisabete Alves, e pelas docentes Sónia Silva e Ana Valquaresma, os discentes tiveram a oportunidade de contactar com as instalações da universidade e de participar em várias atividades do programa deste Open Day, cujo objetivo era informar, esclarecer e transmitir aos potenciais interessados os contextos de formação e desenvolvimento das licenciaturas ministradas na Universidade. As atividades foram escolhidas pelos discentes de acordo com os seus interesses e tendo em conta os cursos em que gostariam, um dia, de vir a ingressar.

Assim, esta visita contribuiu para que os alunos tivessem um vislumbre do que poderá vir a ser o seu futuro no ensino superior e do leque de opções formativas que lhes poderão permitir o ingresso na vida ativa numa área profissional do seu interesse.

parcerias