Alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro representam Portugal no Jubileu Mundial da Educação - La Scuola é vita, em Roma

logovita

romavita

O Agrupamento foi convidado pelo Ministério da Educação italiano (Unita’ di Missione com Stefania Altieri, Laura Virli e Pasqua Rubino)  e pela Direção do Liceo Fanti di Capria ( Alda Barbi e Maura Bergonzoni) para participar no JUBILEU da EDUCAÇÃO MUNDIAL que decorreu em Roma, entre 26 e 30 de outubro, com uma delegação constituída por dois alunos - Vasco Oliveira, 12.º Programador de Informática e Joana Brito,12.º F – Línguas e Humanidades - e um docente Edgar Borges.

O aluno Vasco Oliveira foi um dos alunos convidados a saudar as delegações representantes dos cinco continentes, na abertura oficial do evento.

 aberturaroma

Clicar na imagem para ver o vídeo

Durante 4 dias, Joana, Vasco e Edgar circularam e conviveram entre milhares de alunos e professores de todas as regiões de Itália  e dos cinco continentes, vivenciando uma experiência única em Roma e na Cidade do Vaticano, participando em diferentes oficinas temáticas de aprendizagem e de partilha para o desenvolvimento de respostas específicas e criativas aos atuais desafios na Educação. Todo o trabalho resultou na redação de uma carta coletiva ao Santo Padre Papa Leão XIV, na construção de um glossário de esperança e na produção de uma performance artística original.  

 

resumoroma

Clicar na imagem para ver o vídeo

Testemunhos dos alunos:

Ler mais...

Artes Visuais - Salvador Dali

1ciclodali

Os alunos do 2º ano, da Escola Básica de Outeiro, realizaram uma atividade de Artes Visuais tendo como referência a obra "A Persistência da Memória", do pintor Salvador Dalí. A partir da observação e análise do quadro, os alunos refletiram sobre a forma como o tempo é representado, fazendo assim a articulação com os conteúdos de Matemática, nomeadamente o estudo das horas. De seguida, o desafio foi produzir composições inspiradas na ideia de “relógios derretidos”, experimentando distorções de forma e cor.
Uma turma criou um relógio articulado, com a técnica de pintura com materiais riscadores como lápis de cor, de cera e marcadores, e a outra turma utilizou a técnica de modelação, criando pequenos relógios em pasta de modelar, explorando dimensões, texturas e possibilidades de deformação do objeto.
A proposta permitiu que os alunos desenvolvessem a criatividade, a interpretação visual e o sentido estético, ao mesmo tempo que consolidaram o conhecimento matemático relacionado com as horas. A atividade favoreceu ainda a interdisciplinaridade, a expressão individual e a apreciação da Arte enquanto forma de representar o mundo de maneira imaginativa.

cortamato

Os alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro não se cansam de causar impacto no Corta-Mato da Coordenação Local de entre  Douro e Vouga.

Entre dezenas de escolas presentes, mais uma vez o nosso Agrupamento conseguiu um feito histórico: 3 vitórias coletivas, com direito a acesso direto ao Corta-Mato Nacional, a decorrer em Coimbra, e vários pódios individuais.

E que é ainda mais importante: todos os atletas selecionados, com maior ou menor sacrifício, completaram a sua corrida, num percurso completamente enlameado e, por isso, bastante difícil.

Uma palavra de destaque para os vencedores coletivos: Infantis B, masculinos: Marco Pinho, Martin Pereira, Martin Teixeira, Rodrigo Vieira, Salvador Marques e Santiago Figueiredo. Nos Juvenis,femininos e masculinos: Bruna Santos, Filipa Rosa, Joana Tavares, Lara Neves, Núria Silva e Soraia Figueiredo e Afonso Matos, André Lima, Gonçalo Almeida, Martinho Pinho, Nuno Oliveira e Rodrigo Silva.

Estes jovens jamais esquecerão esta manhã passada no Parque da Cidade de Vale Cambra: frio, lama, esforço, água fria, sacrifício, amizade, apoio, espírito coletivo … uniram-se para criar uma combinação de sentimentos fortes e duradouros.

Certamente, será sempre recordada como grandiosa esta manhã na qual novamente a camisola da Ferreira de Castro foi envergada com orgulho e dedicação.


Ler mais: https://selvasports.webnode.pt/news/corta-mato-edvouga-vale-de-cambra-25-janeiro-2025/


 

parcerias