A Project Management System for a Better Quality of Teaching

erasmusstoc

No âmbito do Projeto PROJECT 2024-2-PT01-KA122-ADU-000287903 | AS CORES UNIDAS DA EUROPA, do Programa Erasmus + ADULTOS, entre os dias 9 e 16 de novembro, a assistente administrativa, Ercília Bastos, e os docentes Margarida Pires, Teresa de Jesus e Vítor Amorim, do nosso Agrupamento, estiveram em Mobilidade, na cidade de Gdansk, Polónia, para participar no curso estruturado “A Project Management System for a Better Quality of Teaching”.
O objetivo principal era participar num curso estruturado de gestão de projetos e permitiu conhecer a utilidade de diversas ferramentas de gestão de projetos.
De um ponto de vista profissional, a formação permitiu alargar significativamente a compreensão da gestão de projetos na Educação.
O curso foi dinâmico e prático. O contacto com colegas de diferentes países acrescentou-lhe uma dimensão internacional que enriqueceu imenso as nossas discussões e reflexões sobre os desafios comuns que o setor educativo enfrenta.
Sentiu-se que cada sessão reforçou competências essenciais, desde o planeamento estratégico ao trabalho colaborativo.
Foi um curso prático, dinâmico e ligado à realidade das escolas europeias. Foi além das nossas expectativas.
Participar nesta Mobilidade Erasmus, convictamente, deu-nos ferramentas e competências para desenvolver a autoconsciência do papel de professor/formador e reforçar o trabalho de equipa.
Desta forma, atividades de planeamento de projetos e processos para a gestão bem-sucedida de recursos, comunicação, riscos e mudanças serão uma mais-valia para o enriquecimento do Agrupamento e para a qualidade da formação de adultos.
Reforçando este enriquecimento profissional, há um outro enriquecimento: humano e cultural.
Nesta viagem, inesquecível foi a imersão cultural, pois tivemos a oportunidade única de participar na Parada do Dia da Independência da Polónia. Ver o fervor patriótico, o movimento de solidariedade e o espírito da comunidade em Gdansk teve em nós um grande impacto e foi uma lição de História e resiliência.
A forma afetuosa, amistosa e hospitaleira como fomos recebidos fez-nos sentir como se já nos conhecessemos e fizessemos parte da comunidade.

Semana da Tecnologia e da Ciência | 2025

SEMANA DA CINCIA E DA TECNOLOGIA2025

Alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro representam Portugal no Jubileu Mundial da Educação - La Scuola é vita, em Roma

logovita

romavita

O Agrupamento foi convidado pelo Ministério da Educação italiano (Unita’ di Missione com Stefania Altieri, Laura Virli e Pasqua Rubino) e pela Direção do Liceo Fanti di Capria (Alda Barbi e Maura Bergonzoni) para participar no JUBILEU da EDUCAÇÃO MUNDIAL que decorreu em Roma, entre 26 e 30 de outubro, com uma delegação constituída por dois alunos - Vasco Oliveira, 12.º Programador de Informática e Joana Brito,12.º F – Línguas e Humanidades, e o docente Edgar Borges.

O aluno Vasco Oliveira foi um dos alunos convidados a saudar as delegações representantes dos cinco continentes, na abertura oficial do evento.

 aberturaroma

Clicar na imagem para ver o vídeo

Durante 4 dias, Joana, Vasco e Edgar circularam e conviveram entre milhares de alunos e professores de todas as regiões de Itália  e dos cinco continentes, vivenciando uma experiência única em Roma e na Cidade do Vaticano, participando em diferentes oficinas temáticas de aprendizagem e de partilha para o desenvolvimento de respostas específicas e criativas aos atuais desafios na Educação. Todo o trabalho resultou na redação de uma carta coletiva ao Santo Padre Papa Leão XIV, na construção de um glossário de esperança e na produção de uma performance artística original.  

 

resumoroma

Clicar na imagem para ver o vídeo

Testemunhos dos alunos:

Ler mais...

teatro5ano

No passado dia 25 de março, os alunos do 5.º ano do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro tiveram a oportunidade de assistir à peça de teatro “O Príncipe Nabo”, uma atividade cultural promovida pela Escola, com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura e pelo teatro.
A peça, "O Príncipe Nabo",  baseada na obra da escritora Ilse Losa, conta a história de uma princesa arrogante que despreza todos os pretendentes ao trono. Para lhe ensinar uma lição de humildade, o rei – seu pai – casa-a com um músico pobre, o que dá início a uma série de acontecimentos que vão transformar a forma como a jovem vê o mundo.

Os alunos mostraram-se muito entusiasmados e atentos durante a representação, que aliou humor, música e uma importante lição sobre respeito e empatia. A experiência foi enriquecedora, contribuindo para o desenvolvimento cultural dos estudantes e reforçando conteúdos abordados em sala de aula.

O projeto Educativo do Agrupamento prevê que os alunos, todos os anos,  possam vivenciar uma experiência teatral e, rentabilizando as excelente condições da Sala Polivalente da Escola Sede, assume "O Teatro vem à Escola" como atividade plurianual, convidando várias companhias de teatro para apresentar os seus projetos na Escola. 

Devemos salientar que proporcionar aos alunos a oportunidade de assistir a representações teatrais no espaço escolar promove o enriquecimento cultural e desenvolvimento pessoal. Mas, acima de tudo melhora a  da concentração e a capacidade de expressão. O teatro estimula a imaginação, promove a empatia e o pensamento crítico, e, no caso de textos dramáticos incluídos nas aprendizagens essenciais, facilita o conhecimento literário. 

parcerias