Corta Mato 2026 | CLASSIFICAÇÕES
Assembleia Geral da Associação do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro
CONVOCATÓRIA
Assembleia Geral da Associação do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro (APLJFC), 14 horas, sala 33. A convocatória está afixada no Placard de acesso à Sala de Trabalhos.
Caso não exista quórum, a reunião decorrerá com os presentes 30 minutos após o horário marcado para o início.
Todos os professores em exercício de funções no Agrupamento são associados da APLJFC.
Abertura do processo eleitoral para o Conselho Geral | representantes do pessoal docente e não docente
Abertura do processo eleitoral para os representantes do pessoal docente e não docente ao Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro – 2025/2029
De acordo com o estipulado no Decreto-Lei n.º 75/2008 alterado e republicado pelo Decreto Lei n.º 137/2012 de 2 de julho de 2012, declara-se aberto o processo eleitoral para os representantes dos alunos, do pessoal docente e não docente deste Agrupamento de Escolas.
FICHAS DE CANDIDATURAS:
REPRESENTANTES DO PESSOAL DOCENTE
REPRESENTANTES DOS ALUNOS AO CONSELHO GERAL
REPRESENTANTES DO PESSOAL NÃO DOCENTE
Os interessados deverão consultar o Regulamento Eleitoral e o Regulamento Interno do Agrupamento, em vigor e que se encontra publicado na página do
Agrupamento.
Consultar:
- Abertura do processo eleitoral para representante dos alunos
- Abertura do processo eleitoral para pessoal docente e não docente
- Regulamento Eleitoral para o Conselho Geral
Portimão 2025 - Sessão Regional do Parlamento Europeu dos Jovens

A Voz dos Jovens: Participação na sessão regional do EYP
Entre os dias 14 e 16 de novembro de 2025, eu, Francisca Bastos, com mais seis colegas Afonso Fazenda, Clara Pinto, Emanuel Fernandes, Mafalda Mortágua, Pedro Alves e Tatiana Borges, dedicados ao debate, à cidadania e ao fortalecimento do espírito europeu, tivemos a oportunidade de participar na Sessão Regional do Parlamento Europeu dos Jovens, realizada em Portimão. Esta experiência representou muito mais do que uma atividade extracurricular, foi uma verdadeira imersão no diálogo democrático, na construção de ideias e no confronto saudável de perspetivas que podem moldar o futuro da Europa.
Acompanhados pela professora Ana Paula Azinheira, conscientes da responsabilidade de representar a nossa comunidade escolar e movidos pela curiosidade de quem procura compreender o mundo para além dos manuais, abraçamos a aventura que o evento proporcionou. Ao longo de três dias participamos em debates colaborativos, ouvimos, argumentamos e aprendemos a encarar cada questão com espírito crítico e respeito pela diversidade de opiniões.
A experiência foi também um espaço de encontro, convivência e crescimento pessoal. Entre momentos de partilha, pequenas conquistas, o nervosismo inicial e o orgulho final, reforçamos a consciência do valor da participação ativa.
No regresso, trouxemos não apenas o cansaço de dias intensos, mas sobretudo a certeza de que o debate informado e a participação ativa são pilares indispensáveis de uma Europa mais justa, mais inclusiva e mais consciente do papel dos seus jovens cidadãos.
Participar no Parlamento Europeu dos Jovens, em Portimão, não foi apenas viver um evento, foi assumir um compromisso. Um compromisso com o pensamento crítico, com a cidadania e com a vontade de contribuir para um futuro em que cada voz conta e em que a voz dos jovens se faz ouvir com força, propósito e esperança.
Autora: Francisca Bastos 11.º E

SIGA
Prémio Literatura
Facebook
Youtube 