MOBILIDADE PESSOAL DOCENTE | Projeto Erasmus KA1-VET

ERASMUSvetlogoAVISO DE ABERTURA SELECÇÃO DE STAFF (PESSOAL DOCENTE) - JOB SHADWOING

Mobilidade de Job Shadowing com Dupla Função de Acompanhamento de Alunos.


Está aberto por um período de oito dias úteis, 09 de dezembro a 18 de dezembro o procedimento concursal para seleção de pessoal docente (6 participantes) para a constituição de uma bolsa de interessados na realização de jobshadowing com Dupla Função de Acompanhamento de Alunos para aperfeiçoamento de competências profissionais, no âmbito da estratégia de internacionalização do Agrupamento do Agrupamento - Eixo VI do Projeto Educativo, financiados pelo Programa Erasmus+ Educação e Formação, candidatura 2022/2027.


Os interessados devem consultar a informação disponível [AQUI] em particular os CRITÉRIOS DE SELEÇÃO.

Formulário de Candidatura: [AQUI]


 

Corta Mato 2026 | CLASSIFICAÇÕES

cortamato2025


 

Abertura do processo eleitoral para o Conselho Geral | representantes do pessoal docente e não docente

Abertura do processo eleitoral para os representantes do pessoal docente e não docente ao Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro – 2025/2029

De acordo com o estipulado no Decreto-Lei n.º 75/2008 alterado e republicado pelo Decreto Lei n.º 137/2012 de 2 de julho de 2012, declara-se aberto o processo eleitoral para os representantes dos alunos, do pessoal docente e não docente deste Agrupamento de Escolas.

FICHAS DE CANDIDATURAS:

REPRESENTANTES DO PESSOAL DOCENTE

SUBSCRITORES DE LISTA

 

REPRESENTANTES DOS ALUNOS AO CONSELHO GERAL

SUBSCRITORES DE LISTA

 

REPRESENTANTES DO PESSOAL NÃO DOCENTE

SUBSCRITORES DE LISTA

 

Os interessados deverão consultar o Regulamento Eleitoral e o Regulamento Interno do Agrupamento, em vigor e que se encontra publicado na página do
Agrupamento.

Consultar:


 

Exposição 10.º ano «Os Lusíadas» - Reflexões do Poeta

 jogotabuleiro

 

No âmbito da disciplina de Português e a propósito do estudo das Reflexões do Poeta referentes à obra 'Os Lusíadas' do nosso poeta maior, Luís de Camões, foi proposto aos alunos do 10.º A e 10.º B que concebessem, de uma maneira criativa, um objeto (físico ou digital) que refletisse a aprendizagem desses excertos. Os alunos experimentaram o caminho alto e fragoso de que nos fala o poeta. Os resultados só podiam ter sido muito bons: livros, diários, manuscritos, contos digitais, blogs, vídeos, jogos de tabuleiro, jogos de cartas, quizizz, escapeRoom, malas temáticas, cubos, uma Ilha dos Amores... E uma exposição na Biblioteca da Escola Ferreira de Castro. Estão, por isso, de parabéns!


 

 biologia

No dia 24 de janeiro as turmas B, C e os alunos de Biologia e Geologia da turma G do 11º ano, juntamente com as professora Alexandra Esteves e Teresa Valente, foram até ao I3S com vista à realização da atividade “Cancro hereditário da mama e do ovário”. Assim, os alunos puderam realizar atividades laboratoriais de manipulação de DNA com vista à sua análise para identificação da possível existência da mutação 187deIAG no gene de suscetibilidade para o cancro da mama BRCA 1 em algumas amostras. Foi também possível ficar a saber como se faz investigação em saúde, visitar laboratórios e conhecer alguns trabalhos de investigadores. Foi muito bom!

"I3s e o futuro A visita realizada no dia 24 de janeiro de 2024 ao I3S- Instituto de Investigação e Inovação na Saúde, no Porto, foi bastante elucidativa para nós, estudantes, decidirmos a área que vamos seguir para o nosso futuro. Primeiramente, a ciência abrange inúmeras áreas, indo desde a informática até à medicina. A visita abrangeu uma área específica, a Oncologia, dando-nos esclarecimentos acerca da licenciatura e das saídas profissionais deste curso. Todo o conhecimento que nos foi transmitido permitiu-nos refletir sobre o que realmente gostaríamos de fazer futuramente e, consequentemente, o que não nos apreça tanto para um futuro trabalho.

Por último, eu sinto que depois desta visita fiquei esclarecida a respeito do que desejaria seguir para o Ensino Superior. A Oncologia, considero que talvez não seja uma área que me agrade muito estudar, porém gostei de ver os laboratórios e os cientistas a trabalhar e imagino-me a fazer o mesmo, mas com um objetivo que se reflita numa outra área da ciência médica. Em suma, a visita foi importante para nos ajudar, enquanto estudantes, a tomar uma decisão sobre o nosso futuro e, pessoalmente, creio que fiquei esclarecida a respeito da minha decisão.

Carolina Gonçalves 11°B"

parcerias