Corta Mato Entre Douro e Vouga: Vale de Cambra |16 de janeiro

cortamato26

Esta edição do Corta-Mato não foi para qualquer um. Foi para aqueles que, apesar do frio, da chuva e da lama, aceitaram o desafio de correr pela SUA ESCOLA.
Estes alunos, que “aqueceram” e se colocaram na linha de partida sob um temporal persistente, vestindo com orgulho a camisola da FERREIRA DE CASTRO, merecem o nosso reconhecimento. Destacaram-se pela sua capacidade atlética, pela coragem demonstrada e pela boa disposição com que se mantiveram focados no que realmente importa: correram por si, mas sobretudo por todos nós, permitindo que fosse escrita mais uma página brilhante na representação da NOSSA Escola.
Poderíamos acrescentar que "uma vez mais, a equipa de juvenis femininos se sagrou campeã do Entre Douro e Vouga e garantiu a presença no Campeonato Nacional, no Algarve, nos dias 27 e 28 de fevereiro, com uma atleta a alcançar o segundo lugar, confirmando a sua excecional preparação física e mental. Poderíamos ainda referir que os infantis B, masculinos e femininos, alcançaram coletivamente o segundo lugar, deixando antever muitas conquistas futuras.”

Mas preferimos dizer apenas: OBRIGADO a estes alunos que, neste dia, tão bem nos representaram!



Projeto eTwinning na sala 2 do JI de Outeiro: PEDAÇOS DE NÓS: “Cada pedaço importa, juntos brilhamos!”

papelji

“Pieces of Us” é um projeto artístico colaborativo criado para que crianças em idade pré-escolar explorem a criatividade, a cooperação e a sustentabilidade, por meio da arte.
O projeto teve início no mês de novembro de 2025 e terminará no mês de março de 2026.
Mensalmente, crianças de diferentes países criam obras de arte coletivas utilizando principalmente materiais recicláveis/reciclados ou naturais. O projeto visa desenvolver as habilidades sociais e artísticas das crianças, ao mesmo tempo que as ajuda a compreender a importância da proteção ambiental e a valorizar cada contribuição.
Além disso, promove o intercâmbio cultural e a união na diversidade; fomenta a sustentabilidade e hábitos ecológicos; ajuda as crianças a compreenderem o valor da reutilização, da redução do desperdício e do cuidado com o meio ambiente e incute a inclusão e a empatia.
Este projeto artístico conta com 30 membros de 10 países: Portugal (7), Espanha (6), Turquia (5), Polónia (3), Roménia (2), Grécia (2), Macedónia do Norte (2), Geórgia (1), Lituânia (1) e Itália (1).

Ler mais...

 biologia

No dia 24 de janeiro as turmas B, C e os alunos de Biologia e Geologia da turma G do 11º ano, juntamente com as professora Alexandra Esteves e Teresa Valente, foram até ao I3S com vista à realização da atividade “Cancro hereditário da mama e do ovário”. Assim, os alunos puderam realizar atividades laboratoriais de manipulação de DNA com vista à sua análise para identificação da possível existência da mutação 187deIAG no gene de suscetibilidade para o cancro da mama BRCA 1 em algumas amostras. Foi também possível ficar a saber como se faz investigação em saúde, visitar laboratórios e conhecer alguns trabalhos de investigadores. Foi muito bom!

"I3s e o futuro A visita realizada no dia 24 de janeiro de 2024 ao I3S- Instituto de Investigação e Inovação na Saúde, no Porto, foi bastante elucidativa para nós, estudantes, decidirmos a área que vamos seguir para o nosso futuro. Primeiramente, a ciência abrange inúmeras áreas, indo desde a informática até à medicina. A visita abrangeu uma área específica, a Oncologia, dando-nos esclarecimentos acerca da licenciatura e das saídas profissionais deste curso. Todo o conhecimento que nos foi transmitido permitiu-nos refletir sobre o que realmente gostaríamos de fazer futuramente e, consequentemente, o que não nos apreça tanto para um futuro trabalho.

Por último, eu sinto que depois desta visita fiquei esclarecida a respeito do que desejaria seguir para o Ensino Superior. A Oncologia, considero que talvez não seja uma área que me agrade muito estudar, porém gostei de ver os laboratórios e os cientistas a trabalhar e imagino-me a fazer o mesmo, mas com um objetivo que se reflita numa outra área da ciência médica. Em suma, a visita foi importante para nos ajudar, enquanto estudantes, a tomar uma decisão sobre o nosso futuro e, pessoalmente, creio que fiquei esclarecida a respeito da minha decisão.

Carolina Gonçalves 11°B"

parcerias