Prémio de Eletrónica da SYNOPSYS para alunos do 11.º ano TGPSI

kit sinopsys Manuel Teixeira

 

Quatro equipas do 11.º TGPSI foram selecionadas para receberem quatro dos vinte prémios de eletrónica da SYNOPSYS.


Os alunos premiados, António Valente, Hélder Martins, Rui Soares, Emanuel Silva, Miguel Oliveira, Diogo Horta, Vinicius Rocha, Gabriel Barbosa, Guilherme  Rúben Tavares, Bernardo Gonçalves, Diogo Lopes e Gabriel Paulo, 
destacaram-se pelas propostas criativas e promissoras, reconhecidas pela SYNOPSYS que as premiou com kits de eletrónica, proporcionando recursos necessários para o desenvolvimento efetivo dos projetos.

A turma do 11.º TGPSI, no âmbito das disciplinas da componete tecnológica do seu curso, tem participado no projeto Apps for Good, sob a orientação dos professores Manuel Teixeira, Isabel Louro e Margarida Cruz.


Neste contexto, a turma abraçou o desafio proposto pela Electronics for All, apresentando várias ideias de soluções eletrónicas, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Esta iniciativa não apenas reconhece o mérito destes alunos, mas também fomenta a inovação e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos durante o curso.

Projeto interdisciplinar do AE Ferreira de Castro apresentado na Universidade de Aveiro como boa prática de uso do Digital

 digital

 

(clicar na imagem para visualizar a apresentação)

No dia 09 de fevereiro, no  Evento Regional de Capacitação Digital das Escolas. "Transformação de Contextos com o Digital: desafios e oportunidades" , que decorreu na Universidade de Aveiro,  a subdiretora do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, Elisabete Tavares, apresentou o projeto interdisciplinar do Domínio de Autonomia Curricular do 11.º A (atual 12.º A) como exemplo de boa prática de uso do digital. 
 
O público presente elogiou o projeto, enfatizando a centralidade dos alunos como produtores de conteúdos educativos e mentores digitais e o trabalho de articulação existente entre alunos de um curso científico-humanístico e do curso profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. 

 biologia

No dia 24 de janeiro as turmas B, C e os alunos de Biologia e Geologia da turma G do 11º ano, juntamente com as professora Alexandra Esteves e Teresa Valente, foram até ao I3S com vista à realização da atividade “Cancro hereditário da mama e do ovário”. Assim, os alunos puderam realizar atividades laboratoriais de manipulação de DNA com vista à sua análise para identificação da possível existência da mutação 187deIAG no gene de suscetibilidade para o cancro da mama BRCA 1 em algumas amostras. Foi também possível ficar a saber como se faz investigação em saúde, visitar laboratórios e conhecer alguns trabalhos de investigadores. Foi muito bom!

"I3s e o futuro A visita realizada no dia 24 de janeiro de 2024 ao I3S- Instituto de Investigação e Inovação na Saúde, no Porto, foi bastante elucidativa para nós, estudantes, decidirmos a área que vamos seguir para o nosso futuro. Primeiramente, a ciência abrange inúmeras áreas, indo desde a informática até à medicina. A visita abrangeu uma área específica, a Oncologia, dando-nos esclarecimentos acerca da licenciatura e das saídas profissionais deste curso. Todo o conhecimento que nos foi transmitido permitiu-nos refletir sobre o que realmente gostaríamos de fazer futuramente e, consequentemente, o que não nos apreça tanto para um futuro trabalho.

Por último, eu sinto que depois desta visita fiquei esclarecida a respeito do que desejaria seguir para o Ensino Superior. A Oncologia, considero que talvez não seja uma área que me agrade muito estudar, porém gostei de ver os laboratórios e os cientistas a trabalhar e imagino-me a fazer o mesmo, mas com um objetivo que se reflita numa outra área da ciência médica. Em suma, a visita foi importante para nos ajudar, enquanto estudantes, a tomar uma decisão sobre o nosso futuro e, pessoalmente, creio que fiquei esclarecida a respeito da minha decisão.

Carolina Gonçalves 11°B"