PROCEDIMENTO INTERNO DE DESIGNAÇÃO - PROFESSOR BIBLIOTECÁRIO

 

Nos termos do número 5 da Portaria 192-A/2015, publicita-se  o procedimento concursal para designação interna de um Professor Bibliotecário a desempenhar funções no Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro. 

 

Nos termos do artigo 5.º da referida Portaria, são selecionados e designados para as funções de professor bibliotecário num(a) Agrupamento de Escolas/Escola não Agrupada (AE/ENA) os docentes que, cumulativamente:

a) sejam docentes de carreira de quadro de agrupamento de escolas ou de escola não agrupada ou outros docentes de carreira nele(a) colocados;

b) possuam 4 pontos de formação académica ou contínua na área das bibliotecas escolares, de acordo com o Anexo II da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho;

c) possuam 50 horas de formação académica ou contínua na área das TIC ou certificação de competências digitais;

d) disponham de experiência profissional na área das bibliotecas escolares; e) manifestem interesse em desempenhar as funções de professor bibliotecário. Para o desempenho das funções de professor bibliotecário é designado o docente que, reunindo os referidos requisitos, possua a pontuação mais elevada, de acordo com o n.º 2 do artigo 11.º da mesma Portaria.

 

No portal da RBEencontram: 

  • . legislação de suporte;
  • . procedimentos de seleção;
  • . cronograma (em constante atualização, requerendo consulta frequente);
  • . lista de formações validadas pela RBE e admissíveis para o concurso de PB;
  • . documentos de candidatura;
  • . documentos de apoio ao concurso.

 

A diretora 

Ilda Ferreira

Reportagem | Parlamento dos Jovens | Básico

Convite à comunidade - Prova de Aptidão Profissional

 

A direção do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro tem o prazer do o convidar para assistir à defesa pública da Prova de Aptidão Profissional dos alunos do 3.º ano dos Cursos Profissionais. 

As Provas terão lugar na Sala Polivalente Ivone Ferreiras nas datas a seguir, de acordo com calendarização em anexo. 

 

  • 3.º ano Técnico de Gestão e Programação dos Sistemas Informáticos - 11 de julho 
  • 3.º ano Técnico de Design (equipamento) - 16 de julho
  • 3.º ano Técnico de Gestão - 17 de julho
  • 3.º ano Técnico de Ação Educativa - 18 de julho

 

A diretora

Ilda Ferreira

 

 biologia

No dia 24 de janeiro as turmas B, C e os alunos de Biologia e Geologia da turma G do 11º ano, juntamente com as professora Alexandra Esteves e Teresa Valente, foram até ao I3S com vista à realização da atividade “Cancro hereditário da mama e do ovário”. Assim, os alunos puderam realizar atividades laboratoriais de manipulação de DNA com vista à sua análise para identificação da possível existência da mutação 187deIAG no gene de suscetibilidade para o cancro da mama BRCA 1 em algumas amostras. Foi também possível ficar a saber como se faz investigação em saúde, visitar laboratórios e conhecer alguns trabalhos de investigadores. Foi muito bom!

"I3s e o futuro A visita realizada no dia 24 de janeiro de 2024 ao I3S- Instituto de Investigação e Inovação na Saúde, no Porto, foi bastante elucidativa para nós, estudantes, decidirmos a área que vamos seguir para o nosso futuro. Primeiramente, a ciência abrange inúmeras áreas, indo desde a informática até à medicina. A visita abrangeu uma área específica, a Oncologia, dando-nos esclarecimentos acerca da licenciatura e das saídas profissionais deste curso. Todo o conhecimento que nos foi transmitido permitiu-nos refletir sobre o que realmente gostaríamos de fazer futuramente e, consequentemente, o que não nos apreça tanto para um futuro trabalho.

Por último, eu sinto que depois desta visita fiquei esclarecida a respeito do que desejaria seguir para o Ensino Superior. A Oncologia, considero que talvez não seja uma área que me agrade muito estudar, porém gostei de ver os laboratórios e os cientistas a trabalhar e imagino-me a fazer o mesmo, mas com um objetivo que se reflita numa outra área da ciência médica. Em suma, a visita foi importante para nos ajudar, enquanto estudantes, a tomar uma decisão sobre o nosso futuro e, pessoalmente, creio que fiquei esclarecida a respeito da minha decisão.

Carolina Gonçalves 11°B"

Entrar na área reservada

projetosparcerias24