Alunos do Agrupamento brilham na Game Jam 2026!

 foto Game Jam Margarida Cruz

Os alunos dos cursos profissionais de Informática — TGPSI e PI — dos 10.º, 11.º e 12.º anos participaram no concurso nacional de programação Game Jam 2026 (promovido pela ANPRI), um desafio criativo que colocou à prova o talento, o espírito de equipa e a capacidade de inovação dos nossos jovens programadores e designers. 

Durante o evento, as equipas desenvolveram jogos originais em tempo recorde, aplicando as aprendizagens essenciais, nas aulas das disciplinas da componente tecnológica, que proporcionaram aos alunos competências para exploração de novas plataformas e metodologias ligadas à programação, design e narrativa digital. Foi uma experiência intensa e enriquecedora, onde se destacou o trabalho colaborativo, a persistência e a paixão pela aprendizagem.

A participação no concurso resultou no apuramento de 5 equipas que irão competir com outras 9 equipas oriundas de diferentes regiões do continente português. A Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro é a escola com maior representatividade na fase nacional deste evento.

 

Corta Mato Entre Douro e Vouga: Vale de Cambra |16 de janeiro

cortamato26

Esta edição do Corta-Mato não foi para qualquer um. Foi para aqueles que, apesar do frio, da chuva e da lama, aceitaram o desafio de correr pela SUA ESCOLA.
Estes alunos, que “aqueceram” e se colocaram na linha de partida sob um temporal persistente, vestindo com orgulho a camisola da FERREIRA DE CASTRO, merecem o nosso reconhecimento. Destacaram-se pela sua capacidade atlética, pela coragem demonstrada e pela boa disposição com que se mantiveram focados no que realmente importa: correram por si, mas sobretudo por todos nós, permitindo que fosse escrita mais uma página brilhante na representação da NOSSA Escola.
Poderíamos acrescentar que "uma vez mais, a equipa de juvenis femininos se sagrou campeã do Entre Douro e Vouga e garantiu a presença no Campeonato Nacional, no Algarve, nos dias 27 e 28 de fevereiro, com uma atleta a alcançar o segundo lugar, confirmando a sua excecional preparação física e mental. Poderíamos ainda referir que os infantis B, masculinos e femininos, alcançaram coletivamente o segundo lugar, deixando antever muitas conquistas futuras.”

Mas preferimos dizer apenas: OBRIGADO a estes alunos que, neste dia, tão bem nos representaram!



Projeto eTwinning na sala 2 do JI de Outeiro: PEDAÇOS DE NÓS: “Cada pedaço importa, juntos brilhamos!”

papelji

“Pieces of Us” é um projeto artístico colaborativo criado para que crianças em idade pré-escolar explorem a criatividade, a cooperação e a sustentabilidade, por meio da arte.
O projeto teve início no mês de novembro de 2025 e terminará no mês de março de 2026.
Mensalmente, crianças de diferentes países criam obras de arte coletivas utilizando principalmente materiais recicláveis/reciclados ou naturais. O projeto visa desenvolver as habilidades sociais e artísticas das crianças, ao mesmo tempo que as ajuda a compreender a importância da proteção ambiental e a valorizar cada contribuição.
Além disso, promove o intercâmbio cultural e a união na diversidade; fomenta a sustentabilidade e hábitos ecológicos; ajuda as crianças a compreenderem o valor da reutilização, da redução do desperdício e do cuidado com o meio ambiente e incute a inclusão e a empatia.
Este projeto artístico conta com 30 membros de 10 países: Portugal (7), Espanha (6), Turquia (5), Polónia (3), Roménia (2), Grécia (2), Macedónia do Norte (2), Geórgia (1), Lituânia (1) e Itália (1).

Ler mais...

festacriatividade

O dia 14 de junho de 2024 ficou definitivamente marcado no calendário da vida da nossa escola e não necessariamente por se tratar do último dia de aulas dos 2º e 3º ciclos e ensino secundário. Na verdade, a principal razão prende-se com a edição 2024 da “Festa da Criatividade e das Artes”.

Sob a organização do Departamento de Línguas, esta festa manteve a tradição de proporcionar um espaço e um tempo para que os mais audazes possam mostrar as suas competências, sobretudo aquelas que ultrapassam o contexto da sala de aula. Por isso, todos os que tiveram o privilégio de assistir foram agraciados com alguns momentos de particular talento, ora pela dança, pelo canto ou pela música; ora pela arte de stand up ou pela elasticidade do contorcionismo; ora ainda pela divulgação de originais trabalhos curriculares ou até, finalmente, pela simpatia da apresentação ou pela simples recriação da arte “jogral”.

Aberta a comunidade, a Festa contou este ano com a participação de alunos dos 5º ao 10º anos, inclusivamente com alguns do 9º ano que, no intervalo do seu estudo para as provas de final de ciclo, partilharam um pouco daquilo que são e sabem. Para além da ousadia e talento dos alunos participantes, cabe uma merecida referência aos Professores, Encarregados de Educação e Alunos que dispuseram do seu tempo para estarem presentes e uma particular palavra de gratidão aos alunos, do 10.º ano, dos cursos profissionais Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e Programador de Informática pelo acompanhamento técnico.

Resta, portanto, a certeza de que “Festa da Criatividade e das Artes” é, pela sua finalidade, um espaço a preservar. Por isso, citando a palavra final dos apresentadores, “Obrigado! Boas Férias! Até à próxima, em 2025”.

parcerias