”A CAVERNA DIGITAL – Uma alegoria para o tempo das redes sociais” - Conferência pelo Professor Carlos Costa Gomes

 etica

No passado dia 29 de janeiro, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos das turmas do 12º A, B, D, E e F, acompanhados de vários docentes, tiveram a oportunidade de assistir à conferência com o título ”A CAVERNA DIGITAL – Uma alegoria para o tempo das redes sociais”, dinamizada pelo Prof. Costa Gomes.
Ao longo de 90 minutos, inspirado na Alegoria da Caverna, de Platão, o Professor Carlos Costa Gomes fez uma análise crítica do impacto das redes sociais e dos ambientes digitais na construção contemporânea da perceção da realidade, da verdade e da liberdade humana.
Partindo da analogia entre as sombras da caverna platónica e os conteúdos mediáticos filtrados por algoritmos, que moldam crenças, comportamentos e identidades no espaço digital, estabeleceu uma relação entre a filosofia e ética da Antiguidade e os desafios atuais do mundo digital, levando-nos a refletir acerca da importância de usarmos as redes sociais de forma consciente e assente em valores morais respeitadores da dignidade da pessoa humana, da autonomia moral e da responsabilidade informacional, evitando os seus efeitos negativos a nível da nossa saúde mental.
No final, a maioria dos alunos avaliou globalmente a conferência como muito interessante para o seu desenvolvimento pessoal e muito importante para a aquisição e consolidação de novas aprendizagens.

"Crónicas da Eternidade": Nasce o Jornal Online onde o Presente e a História se Cruzam

jornalpublico

É com grande entusiasmo que anunciamos o nascimento do "Crónicas da Eternidade", um jornal online inovador que surge no coração das disciplinas de História A e B (11.º e 12.º anos) e como projeto interdisciplinar da turma 11.º C para este ano letivo de 2025/26.
A ideia de criar um jornal online foi desenvolvê-lo de raiz, no âmbito das disciplinas de História A e B (ensino secundário), dando corpo a um projeto em que a imprensa é utilizada como recurso pedagógico no ensino da História, e para o qual convidamos toda a comunidade – alunos, professores, funcionários – a contribuir e a registar as suas visões. Quer se trate de uma análise histórica profunda, de um relato da vida escolar ou de um olhar crítico sobre as dinâmicas sociais, cada texto é um fragmento que se soma à grande malha do tempo. Ao escrever, garantimos que as nossas vivências e o nosso legado não sejam esquecidos, lutando contra o esquecimento e a indiferença.
Este será apenas o começo de um projeto que se pretende integrador, valorizando a imprensa nas suas mais diversas vertentes, mas sempre assente no pilar de que a imprensa é, de facto, um valioso recurso pedagógico no ensino da História e na sensibilização, por parte dos alunos, dos desafios que o Mundo Atual atravessa.
Jornalismo de Vanguarda no Ensino da História
Este projeto foi edificado de raiz com uma visão profissionalizante e vanguardista. Ao integrar a plataforma PÚBLICO na Escola, o "Crónicas da Eternidade" eleva a imprensa a um recurso pedagógico de excelência, permitindo aos alunos trabalhar as competências de investigação e escrita num ambiente jornalístico real e rigoroso.
Um Espaço de Todos e para Todos
Embora tenha a sua génese na História, este é um jornal integrador e aberto a todas as áreas disciplinares. Queremos que seja um espaço de diálogo polimórfico onde toda a comunidade educativa — alunos, professores e funcionários — possa registar as suas visões.
O teu contributo é essencial. Estamos à procura de:
Análises históricas fundamentadas;
Reportagens e relatos da vida escolar;
Artigos de opinião e olhar crítico sobre os desafios do Mundo Atual.

"Escrever é garantir que as nossas vivências e o nosso legado não sejam esquecidos, lutando ativamente contra a indiferença."

Construir o Futuro através da Escrita
Cada edição será um fragmento somado à "grande malha do tempo". O "Crónicas da Eternidade" pretende sensibilizar os alunos para a complexidade do mundo contemporâneo, reforçando o pilar de que a partilha de conhecimento e a cidadania ativa são as melhores ferramentas para construir o futuro.

Este é um projeto dinâmico, construído pelos alunos e para a comunidade, ao longo de todo o ano letivo.

 animal Lídia Maria Alves Paiva

No âmbito da comemoração do Dia do Animal, os meninos do Jardim de Infância de Vermoim, construíram uns binóculos para, através de um vídeo, acompanhar um explorador a descobrir os animais em vias de extinção.

Com esta atividade as crianças entendem o quão importante é cuidarmos do nosso planeta para a sobrevivência de todos os seres vivos.

Visitámos ainda os animais da quinta da D.Rosa.

parcerias