Mural Digital | 50 anos do 25 de abril

muraldigital50anos


 

Exposição de Trabalhos de Artes Visuais

exposicao

No passado dia 12 de abril decorreu, na Galeria Municipal Tomás da Costa, a inauguração de uma exposição de trabalhos de artes visuais realizados pelos alunos de todos os níveis de ensino do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, iniciativa que integra as actividades promovidas pelo Projeto Cultural de Escola, no âmbito do Plano Nacional das Artes, alusivas às comemorações do cinquentenário do 25 de Abril.

O evento mereceu casa cheia, com a presença de numerosos elementos da comunidade educativa, como alunos, encarregados de educação, professores e assistentes operacionais, mas também de representantes do poder autárquico e local, bem ainda como do Coordenador Intermunicipal do Plano Nacional das Artes, Professor Luís Monteiro.

Para além da apreciada mostra coletiva de trabalhos, teve ainda particular significado o discurso improvisado da aluna Mariana Cunha, do 11º E, versando valores como a liberdade, a democracia e a cidadania, que mereceu justos aplausos da numerosa assistência.

A exposição estará patente ao público até ao próximo dia 10 de maio.

jardim vermoim1A freguesia de Ossela tem uma extensa área geográfica e, por este motivo, foi necessário minimizar as deslocações das crianças, sendo criadas, na década de 60, escolas provisórias em espaços cedidos pela população, nomeadamente nos lugares de S. Martinho e Vermoim.
Mais tarde, em 1978, o benemérito Sr. António Costa doou um terreno no lugar de Vermoim para a construção de uma nova escola.
Esta escola foi posteriormente demolida e, em 1999, foram edificadas as atuais instalações em pré-fabricado, com duas turmas do 1º ciclo, estando já previsto abrir uma sala para jardim-de-infância. No entanto, só em 2000 é que arrancou a oferta da educação pré-escolar.
Em 2009, a propósito da restruturação da rede escolar na freguesia de Ossela, o 1º ciclo passou a funcionar nas escolas de Sto. António e Selores. Nas instalações de Vermoim funciona apenas o jardim-de-infância, que abrange toda a freguesia. Atualmente este JI funciona com duas turmas e disponibiliza ainda uma sala para a componente de Apoio à família (CAF).

Entrar na área reservada