Mural Digital | 50 anos do 25 de abril

muraldigital50anos


 

Exposição de Trabalhos de Artes Visuais

exposicao

No passado dia 12 de abril decorreu, na Galeria Municipal Tomás da Costa, a inauguração de uma exposição de trabalhos de artes visuais realizados pelos alunos de todos os níveis de ensino do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, iniciativa que integra as actividades promovidas pelo Projeto Cultural de Escola, no âmbito do Plano Nacional das Artes, alusivas às comemorações do cinquentenário do 25 de Abril.

O evento mereceu casa cheia, com a presença de numerosos elementos da comunidade educativa, como alunos, encarregados de educação, professores e assistentes operacionais, mas também de representantes do poder autárquico e local, bem ainda como do Coordenador Intermunicipal do Plano Nacional das Artes, Professor Luís Monteiro.

Para além da apreciada mostra coletiva de trabalhos, teve ainda particular significado o discurso improvisado da aluna Mariana Cunha, do 11º E, versando valores como a liberdade, a democracia e a cidadania, que mereceu justos aplausos da numerosa assistência.

A exposição estará patente ao público até ao próximo dia 10 de maio.

O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, no âmbito do seu Regulamento Interno, para promoção das competências previstas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, desenvolve projetos interdisciplinares do Domínio de Autonomia Curricular nos quais se aposta na autonomia, na criatividade dos alunos, no trabalho cooperativo entre alunos e professores e numa gestão mais integrada e contextualizada do currículo. 

Os projetos interdisciplinares desenvolvem temáticas, suscetíveis de uma abordagem interdisciplinar, através de metodologias ativas que fogem à  "tradicional" exposição e à aula "centrada" no professor. 

No 2.º e no 3.º ciclo e no 12.º ano, o trabalho realizado envolve todas as turmas do mesmo ano que, em momentos específicos, substituem as atividades disciplinares por atividades interdisciplinares mais dinâmicas e de maior envolvimento na comunidade. 

No 10.º e no 11.º ano, dos Cursos Científico- Humanísticos, dada a especificidade de cada curso, os projetos interdisciplinares organizam-se por turma, centrados no desenvolvimento de competências das disciplinas da componente específica de cada curso, sempre numa lógica de trabalho de projeto ou por desafios. 

O mesmo se pretende das turmas dos Cursos Profissionais, acrescentando-se que as dinâmicas ativas a desenvolver devem, obrigatoriamente, envolver a interação entre todos os alunos do mesmo Curso. Consequente, o trabalho interdisciplinar é liderado pela componente tecnológica do plano de formação.  

Neste mural (procurar o ano/turma/curso respetivo, fazendo correr a barra) poderão acompanhar o trabalho desenvolvido pelos alunos de cada ano, turma ou curso.