OFERTA FORMATIVA | ENSINO PROFFSSIONAL | 2024/2025

oferteducativa2425

Pré-inscrição deve submeter neste formulário [AQUI].


 

Assembleia Municipal Jovem

 

 

AMJAMJ2

Os alunos do 4.º ano, 8.º ano e 11.º ano do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro foram, genialmente, representados pelos seus deputados eleitos na Assembleia Municipal Jovem. 

Os nossos ilustres deputados apresentaram, de forma assertiva e clara, as suas propostas de requalificação do Parque de Lazer do Pedregulhal, do Moinho de Bergueses, da Fonte do Juíz, dos Trilhos do Comandante e do Parque Urbano de Cavaleiros. 

De destacar igualmente os desenhos de Bruna Tavares que representam as propostas de requalificação de equipamentos no Parque Urbano do Pedregulhal. 

Foi uma prestação excelente, elogiada pelos elementos da mesa, na figura do Presidente da Câmara, engenheiro Joaquim Jorge. 

O projeto Assembleia Municipal Jovem de OAZ é promovido pelo Município de Oliveira de Azeméis e surge na sequência da experiência de implementação ao longo de 12 anos letivos do projeto Políticos de Palmo e Meio.

A mudança do nome deve-se ao facto de, agora, o projeto se estender para além do 1º ciclo. Assim, tem como destinatários todos os alunos do 4º, 8º e 11º anos de escolaridade dos estabelecimentos de ensino públicos e privados do concelho de Oliveira de Azeméis. O objetivo final é a realização de uma assembleia em que os alunos, enquanto “deputados”, são os principais intervenientes.

Este ano o tema era:  Conhecimento e valorização de figuras ilustres do concelho de Oliveira de Azeméis.

 

 mentoriaprofissional

Ex alunos do Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (finalistas 2022/2023)  partilharam a sua experiência de formação relativa ao seu percurso no Agrupamento, assim como, a que estão a vivenciar nos cursos que estão a frequentar no Ensino Superior, todos na área da Informática.

Estes alunos realçaram a oportunidade e as boas práticas que o Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro lhes proporcionou, tendo-lhes permitido desenvolver capacidades  em ambientes de aprendizagem ativos com experiência dentro e fora de sala de aula (em contexto real de trabalho) o que lhes proporcionou competências e aprendizagens importantíssimas para os  desafios práticos e teóricos que têm de superar no ensino superior.

Deixaram conselhos e orientações para os seus colegas, incentivando-os a aproveitar as oportunidades de trabalho de projeto e a formação em contexto de trabalho, alertados para a relevância dos  stakeholders (empresas) que acolhem os alunos e para a possibilidade de poderem apresentar novas propostas de trabalho. 

Entre as partilhas,  ficou definido um plano de ação de mentoria na área de informática (na área da Programação e da Prova de Aptidão Profissional) para alunos atualmente no 10.º e no 11.º ano. 


 

Entrar na área reservada