MOBILIDADE PESSOAL DOCENTE | Projeto Erasmus KA1-VET

ERASMUSvetlogoAVISO DE ABERTURA SELECÇÃO DE STAFF (PESSOAL DOCENTE) - JOB SHADWOING

Mobilidade de Job Shadowing com Dupla Função de Acompanhamento de Alunos.


Está aberto por um período de oito dias úteis, 09 de dezembro a 18 de dezembro o procedimento concursal para seleção de pessoal docente (6 participantes) para a constituição de uma bolsa de interessados na realização de jobshadowing com Dupla Função de Acompanhamento de Alunos para aperfeiçoamento de competências profissionais, no âmbito da estratégia de internacionalização do Agrupamento do Agrupamento - Eixo VI do Projeto Educativo, financiados pelo Programa Erasmus+ Educação e Formação, candidatura 2022/2027.


Os interessados devem consultar a informação disponível [AQUI] em particular os CRITÉRIOS DE SELEÇÃO.

Formulário de Candidatura: [AQUI]


 

Corta Mato 2026 | CLASSIFICAÇÕES

cortamato2025


 

Abertura do processo eleitoral para o Conselho Geral | representantes do pessoal docente e não docente

Abertura do processo eleitoral para os representantes do pessoal docente e não docente ao Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro – 2025/2029

De acordo com o estipulado no Decreto-Lei n.º 75/2008 alterado e republicado pelo Decreto Lei n.º 137/2012 de 2 de julho de 2012, declara-se aberto o processo eleitoral para os representantes dos alunos, do pessoal docente e não docente deste Agrupamento de Escolas.

FICHAS DE CANDIDATURAS:

REPRESENTANTES DO PESSOAL DOCENTE

SUBSCRITORES DE LISTA

 

REPRESENTANTES DOS ALUNOS AO CONSELHO GERAL

SUBSCRITORES DE LISTA

 

REPRESENTANTES DO PESSOAL NÃO DOCENTE

SUBSCRITORES DE LISTA

 

Os interessados deverão consultar o Regulamento Eleitoral e o Regulamento Interno do Agrupamento, em vigor e que se encontra publicado na página do
Agrupamento.

Consultar:


 

Exposição 10.º ano «Os Lusíadas» - Reflexões do Poeta

 jogotabuleiro

 

No âmbito da disciplina de Português e a propósito do estudo das Reflexões do Poeta referentes à obra 'Os Lusíadas' do nosso poeta maior, Luís de Camões, foi proposto aos alunos do 10.º A e 10.º B que concebessem, de uma maneira criativa, um objeto (físico ou digital) que refletisse a aprendizagem desses excertos. Os alunos experimentaram o caminho alto e fragoso de que nos fala o poeta. Os resultados só podiam ter sido muito bons: livros, diários, manuscritos, contos digitais, blogs, vídeos, jogos de tabuleiro, jogos de cartas, quizizz, escapeRoom, malas temáticas, cubos, uma Ilha dos Amores... E uma exposição na Biblioteca da Escola Ferreira de Castro. Estão, por isso, de parabéns!


 

gamejam25

 

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis, alcançou o 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games, que decorreu nos dias 27 e 28 de fevereiro no Agrupamento de Escolas Ginestal Machado, em Santarém.

Organizado pela Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) e pela Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos (SPCV), o evento reuniu 14 equipas finalistas de várias escolas portuguesas, desafiando jovens talentos a criar jogos digitais inovadores num ambiente de grande competitividade.

A equipa Log Bait é composta por Juan Agudelo, Leonardo Silva e Vasco Oliveira, alunos do 11.º ano do Curso Profissional Técnico de Programador de Informática do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro. A equipa foi acompanhada pelos professores Edgar Borges e Irene Baptista, que apoiaram os alunos ao longo de todo o processo.

Na fase inicial da competição, realizada online entre 17 e 24 de janeiro, a Log Bait já tinha demonstrado potencial ao alcançar o 4.º lugar entre 41 equipas participantes. Na final, os jovens superaram as expectativas, subindo uma posição e garantindo o 3.º lugar no pódio.

“Estamos muito orgulhosos do desempenho dos nossos alunos. Este 3.º lugar é o reflexo do seu talento, dedicação e capacidade de trabalhar em equipa sob pressão”, afirmou Edgar Borges, um dos professores que acompanhou a Log Bait. “Esta conquista demonstra a qualidade do ensino no nosso agrupamento e o potencial dos nossos jovens na área da programação e dos videojogos”, acrescentou Irene Baptista, co-responsável pela orientação da equipa.

A Game Jam: Fab Games é uma iniciativa que promove a aprendizagem de programação e a criatividade entre os jovens, desafiando-os a desenvolver jogos num curto espaço de tempo. Além da competição, o evento oferece oportunidades para os participantes desenvolverem competências técnicas, criarem protótipos e estabelecerem contactos com a indústria dos videojogos, um sector que cresce cerca de 10% ao ano em Portugal. Para Juan, Leonardo e Vasco, este resultado pode abrir portas para futuras oportunidades no mercado de desenvolvimento de jogos.

O evento foi amplamente elogiado pela organização e pelo impacto na educação tecnológica em Portugal.

 

Autor: Encarregado de Educação de um dos alunos participantes

parcerias