Prémio Escolar Escritor Ferreira de Castro

 Imagem1

Distinguidos os alunos Francisca Pinho Cardoso e Francisco José Tavares Oliveira Pinho pelas suas qualidades morais, assiduidade às aulas, aplicação ao estudo e dotes intelectuais.

Num fim de tarde de um sábado do mês de outubro, na sede do Grupo Cultural e Recreativo de Ossela, decorreu a sessão solene de entrega do Prémio Escolar Escritor Ferreira de Castro, uma iniciativa que se mantém desde 1966, data em que foi criado através da Portaria 22403 de 29 de dezembro, estando ainda vivo o seu homenageado, Ferreira de Castro, nascido em terras oliveirenses.  

Instituído, por iniciativa da Casa da Comarca de Oliveira de Azeméis, o Prémio Escolar Escritor Ferreira de Castro, com o fim de perpetuar o nome deste escritor na freguesia onde nasceu e viveu a sua infância, pretende distinguir em cada ano letivo  dois alunos (um de cada sexo) entre os aprovados no exame da 4.ª classe do ensino primário concluído em qualquer das escolas ou postos escolares dos núcleos da freguesia de Ossela, concelho de Oliveira de Azeméis.

Desde1966, vários foram os alunos osselenses que viram o seu nome gravado no livro de honra, simbolicamente assinado pelos premiados durante a cerimónia, num momento simples, mas de grande simbologia, testemunhado pela família e elementos da comunidade.

Estiveram presentes na cerimónia deste ano a diretora do Agrupamento, Elisabete Tavares, o vereador da Educação, Rui Luzes Cabral, o presidente da Junta de freguesia de Ossela, José Santos e a professora dos alunos, Irene Bastos. Todos salientaram a importância simbólica deste prémio que resiste à passagem do tempo, carregando consigo a chancela de Ferreira de Castro que teve oportunidade de conhecer os primeiros premiados em sua honra. Foram também parabenizados os alunos premiados que justamente viram reconhecidos o seu empenho e qualidades humanas. Também compareceram, para além de familiares e amigos, a adjunta da Diretora, Sandra Andrade, e as professoras Carla Costa e Teresa Lontro que quiseram também testemunhar este momento que os alunos certamente não esquecerão.

Este prémio é promovido pelo Centro de Estudos Ferreira de Castro, representado na cerimónia pelo presidente da Direção, Carlos Castro.

Alunos do 10.º Ano exploram o património geológico do Geoparque de Arouca

 WhatsApp Image 2025 10 27 at 175326 Maria Alexandra Esteves

tril Maria Alexandra Esteves

No dia 27 de outubro, sob um sol radiante que rompeu a sequência de dias cinzentos, os alunos do 10.º ano de Biologia e Geologia da Escola Secundária Ferreira de Castro, acompanhados pelas professoras Alexandra Esteves e Teresa Valente, realizaram uma visita de estudo à região de Arouca, com o objetivo de observar alguns dos 41 geossítios que integram o seu Geoparque — um território reconhecido pelo seu singular e valioso património geológico.
A primeira paragem do dia foi na jazida paleontológica de Canelas, uma antiga louseira onde têm sido descobertos inúmeros fósseis de invertebrados, com especial destaque para as trilobites gigantes, que habitaram a Terra há mais de 400 milhões de anos. Após a visualização de um vídeo explicativo sobre a formação dos fósseis, os alunos visitaram o museu local, onde puderam apreciar uma coleção única de exemplares fósseis de grande valor científico.
Depois do almoço, o grupo seguiu para a aldeia da Castanheira, para conhecer as famosas “Pedras Parideiras”. Neste local observaram-se o plutonito de Castanheira (granito nodular) e os seus característicos nódulos discoidais e biconvexos, compostos por quartzo e feldspato, envolvidos por camadas de biotite. Estes nódulos destacam-se facilmente da rocha, deixando nela o respetivo molde — fenómeno que, devido à ação erosiva, originou a designação popular de “pedras parideiras”, ou seja, “a pedra que pare pedra”.
A visita prosseguiu até ao Campo de Dobras da Castanheira, um geossítio de grande relevância nacional, onde é possível observar dobras de diferentes dimensões resultantes das transformações geológicas ocorridas durante a formação do supercontinente Pangeia.
O percurso pedestre, desde a praia fluvial do Rio Caima até à Frecha da Mizarela, permitiu ainda apreciar um conjunto diversificado de paisagens graníticas, como o “caos de blocos”, relevos residuais e superfícies de aplanamento. Junto ao rio, observaram-se as marmitas de gigante e, já perto da Frecha da Mizarela, foi possível identificar o contacto nítido entre os metassedimentos ante-ordovícicos e o granito da Serra da Freita, onde abundam cristais de estaurolite de vários centímetros — evidência de um intenso metamorfismo regional na origem dessas rochas.
A visita terminou em grande beleza no Miradouro da Frecha da Mizarela, onde se contempla a maior queda de água de Portugal continental, com cerca de 70 metros de altura. O local permite observar o contacto litológico da Mizarela e compreender como a meteorização e a erosão de diferentes tipos de rocha contribuíram para a formação desta impressionante cascata do Rio Caima.
O regresso fez-se em ambiente de boa disposição e entusiasmo, refletindo o sucesso de um dia pleno de aprendizagem, descoberta e contacto com a natureza.

De acordo com o despacho n.º 3640-A/2025, de 21 de março, informam-se os pais e encarregados de educação que decorre entre o dia 22 de abril e o dia 31 de maio o período normal de matrículas para a Educação Pré-Escolar e para o 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico.

CASO PRETENDA MUDANÇA DE ESCOLA DE ALUNOS DO PRÉ ESCOLAR, deverá neste prazo proceder a nova matrícula para o ano letivo 2025/2026 durante o período referido.

As matrículas recebidas até 31 de maio de 2025, são consideradas imediatamente após essa data para efeitos de seriação, sendo as demais sujeitas a seriação em momento posterior.

1.Como efetuar a matrícula?

O pedido de matrícula é apresentado, preferencialmente, via Internet na aplicação Portal das Matrículas (portaldasmatriculas.edu.gov.pt), com o recurso a uma das seguintes formas de autenticação: cartão de cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças

Não sendo possível, a matrícula pode ser apresentada de modo presencial nos Serviços Administrativos da Escola Sede do Agrupamento da área de residência do aluno, independentemente das preferências manifestadas para a frequência, o que carece de marcação prévia (contactos: 256666070 ou 968580044 ou 912212501).

horariosecre

2.Que documentos são obrigatórios apresentar no ato da matrícula?

Artigo 7º do despacho normativo nº 2-B/2025, de 21 de março

16 — No ato de matrícula, são fornecidos os seguintes elementos relativos a todas as crianças e alunos:


a) Dados que permitam comprovar a respetiva morada;
b) Uma fotografia atual, a cores, tipo passe, com fundo liso e abrangendo apenas a face;
c) O número de identificação fiscal (NIF), no caso de o terem atribuído;
d) Os dados relativos à composição do agregado familiar por último validados pela Autoridade Tributária e Aduaneira;
e) O número de utente do Serviço Nacional de Saúde (NSNS);
f) O número de cartão de utente de saúde ou beneficiário, a identificação da entidade e o número relativo ao subsistema de saúde, se aplicável;
g) O número de identificação da Segurança Social (NISS).


17 — No ato de matrícula, são fornecidos dados que permitem uma adequada identificação do encarregado de educação, nomeadamente o tipo e número do documento de identificação, o NIF, no caso de o terem atribuído, os contactos, a morada, a data de nascimento e as habilitações.

18 — O disposto no número anterior está sujeito aos limites constitucionais e legais, designadamente ao previsto na legislação sobre proteção de dados pessoais, no que diz respeito ao acesso e tratamento desses dados.
19 — A prestação de falsas declarações no ato de matrícula ou da sua renovação implica a revisão do processo de seriação e nova aplicação das regras de prioridade, para efeitos da ocupação das vagas existentes nos estabelecimentos de educação e de ensino, sem prejuízo do disposto no artigo 13.º do Decreto-Lei n.º 176/2012, de 2 de agosto, na sua redação atual.
Relativamente aos documentos necessários para efeitos de matricula, solicitam-se ainda os seguintes para efeito de aplicação das prioridades previstas na lei:


• Declaração comprovativa da morada do local de trabalho do encarregado de educação;
• Declaração da Segurança Social com a indicação se o aluno(a) usufrui de Abono de Família e, em caso afirmativo, fazendo referência ao respetivo escalão;
• Documento comprovativo das necessidades específicas do aluno (a) caso esta informação seja utilizada como critério de seriação;
• Na situação de divórcio ou separação e na falta de acordo dos progenitores apresentar documento da decisão judicial sobre o exercício das funções de encarregado de educação;


Tenha em atenção: Para efetuar a Matrícula Eletrónica do Portal das Escolas, SÃO NECESSÁRIOS OS CARTÕES DE CIDADÃO DO(A) ALUNO(A), DO PAI E DA MÃE.
Todos os documentos atrás referidos são necessários à seriação das crianças, pelo que devem anexar no Portal das Matrículas ou entregar nos serviços administrativos.

3. Quantas Escolas devem indicar, por ordem de preferência, na matrícula?
O despacho normativo nº 2-B/2025, de 21 de março, vem expressar a obrigatoriedade de indicação, no ato de matrícula, de cinco estabelecimentos de educação e de ensino para frequência pelos alunos, ou de todos os estabelecimentos em municípios com menor oferta.

4. Que Escolas pertencem ao Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro?
Pode conhecer as Escolas que pertencem a este Agrupamento consultando a listagem anexa a esta informação – anexo 1.


5. Existe alguma influência entre a data de realização da matrícula e a colocação na Escola pretendida?
A data em que efetua a matrícula, em respeito pelo prazo definido (entre o dia 22 de abril e o dia 31 de maio) não tem qualquer relevância para a colocação do aluno. O processo de distribuição dos alunos pelas Escolas só se inicia após término do prazo. As vagas existentes em cada Escola são preenchidas de acordo com prioridades, a que se refere o número seguinte.


6. Como se faz a distribuição dos alunos pelas Escolas?
O processo de distribuição dos alunos pelas Escolas obedece a prioridades, para conhecê-las pode consultar os seguintes anexos a esta informação, a saber:


Anexo 2 – Prioridades no preenchimento das vagas existentes em cada Jardim de Infância
Anexo 3 – Prioridades no preenchimento das vagas existentes em cada Escola de 1.º Ciclo

Nota:
Na aplicação da 3ª prioridade de seriação de crianças e alunos para ingresso na educação pré-escolar e no ensino básico, considera-se "estabelecimento de educação e de ensino pretendido" o mesmo jardim de infância ou a mesma escola de 1.ºciclo e não o agrupamento de escolas. Assim, se um aluno se matricular para ingressar no 1.º ano e os irmãos ou outras crianças ou jovens que comprovadamente pertencem ao mesmo agregado familiar estiverem, nesse mesmo ano, a transitar de ciclo para o 5.º ano da escola sede do agrupamento, ou já se encontram a frequentar a escola sede, não há lugar à aplicação deste critério de seriação já que efetivamente não frequentarão a mesma escola.

7. Para quem é obrigatória a matrícula no 1.º ano do 1.º ciclo?
A matrícula no 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico é obrigatória para as crianças que completem seis anos de idade até 15 de setembro.
Este é um ponto prévio a considerar antes da aplicação das prioridades definidas no anexo 3.

Nota:
As crianças que completem os seis anos de idade entre 16 de setembro e 31 de dezembro podem ingressar no 1.º ciclo do ensino básico se tal for requerido pelo encarregado de educação, dependendo a sua aceitação definitiva da existência de vaga nas turmas já constituídas, depois de aplicadas as prioridades definidas no anexo 3.


8. Quando poderá saber a Escola que o aluno vai frequentar?
As listas de alunos que requereram, ou a quem foi renovada a matrícula, são publicadas:


• Até 16 de junho de 2025
As listas dos alunos admitidos são publicadas:
• No dia 1 de julho de 2025
9. Informação

As condições agora apresentadas constam do despacho nº 3640-A/2025, de 21 de março e despacho normativo nº 2-B/2025, de 21 de março.

 

parcerias