Feira do Livro | Edição 2025

feiralivroprograma



 

Greve do Pessoal Não Docente da função pública | 12 de dezembro

Em virtude da greve do pessoal não docente, a Escola encontra-se a funcionar com algumas limitações pelo que se solicita aos encarregados de educação que se mantenham atentos às comunicações da escola.

A reprografia, o bufete, a papelaria e a biblioteca não têm apoio de assistentes operacionais. 

Elisabete Tavares

A diretora


 

Debate e Votação | Parlamento dos Jovens

PJovens Sessao divulga acoes

Clica na imagem para conhecer as listas candidatas.


 

Estudantes dos cursos profissionais de técnico de gestão e de qualidade realizaram visita de estudo interdisciplinar ao Porto e a Vila Nova de Gaia

visitaintertg

No passado dia 20 de novembro, os alunos dos Cursos Profissionais de Técnico de Gestão e Técnico de Qualidade participaram numa visita de estudo ao Porto e a Vila Nova de Gaia, com o objetivo de articular conhecimentos teóricos com contextos reais e proporcionar experiências de aprendizagem significativas em áreas como gestão, controlo de qualidade, processos produtivos e experiência do cliente.
A atividade teve, ainda, como propósito estimular a capacidade de observação, análise crítica e interpretação de processos industriais, comerciais e sensoriais, promover o contacto direto com setores tradicionais e inovadores da economia nacional e desenvolver competências sociais, relacionais e de trabalho em equipa.
Um dia de aprendizagem fora da sala de aula.

Ler mais...

 

Imagem WhatsApp 2025 04 14 às 10.26.53 9e8479a7

As professoras do 1.º ciclo da EB de Outeiro, Carla Terra, e da EB de Lações, Joana Pereira, regressaram recentemente de uma enriquecedora experiência de Job Shadowing na Letónia, totalmente financiada pelo Programa Erasmus+ SCH do Agrupamento.

Durante uma semana intensa, as docentes tiveram a oportunidade de observar e colaborar com colegas letões, explorando novas metodologias de ensino e práticas pedagógicas inovadoras. Esta experiência permitiu a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de novas competências. Esta foi uma oportunidade única de ver de perto como outras escolas abordam desafios semelhantes aos nossos, mas com perspetivas e soluções diferentes. De salientar a riqueza cultural e profissional do intercâmbio, que permitiu trazer para Oliveira de Azeméis novas ideias e inspiração para as suas aulas.

Durante a sua estadia na Letónia, as professoras acompanharam o dia a dia da turma do 2.º ano de escolaridade da professora Egita Malecka, a lecionar na Saldus VidussKola, participaram em atividades letivas, reuniram com professores, técnicos, terapeutas e coordenadoras de escola e conheceram o sistema educativo letão. Ambas realçaram o acolhimento caloroso da comunidade escolar letã e a abertura para partilhar as suas experiências e conhecimentos.
As professoras portuguesas estão agora entusiasmadas por partilhar as suas aprendizagens com os colegas e por implementar novas abordagens nas suas salas de aula, contribuindo para um ensino cada vez mais dinâmico e eficaz para os alunos do 1.º ciclo do seu Agrupamento. Esta experiência bem-sucedida reforça o papel do Programa Erasmus+ como um motor de inovação e de crescimento para a educação em toda a Europa.

Poderemos ir acompanhando os detalhes da experiência destas docentes [AQUI].
O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro tem vindo a apostar na participação em projetos Erasmus+ como forma de promover a inovação pedagógica e o desenvolvimento profissional dos seus docentes.

Em breve teremos três docentes estarão em Espanha para conhecer as práticas pedagógicas do IES Alfonso XI -  instituto público de secundaria, bachillerato y FP em Alcalá la Real. 

parcerias