Representantes da Ferreira de Castro no Parlamento dos Jovens apurados para a Sessão Nacional

Parlamento.png

 

A delegação do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro venceu a sessão distrital de Aveiro do Parlamento dos Jovens, Secundário,  que se realizou a 28 de março, no Cineteatro Municipal Messias, na Mealhada.  

Defendendo o seu Projeto de Recomendação sobre "Saúde Mental nos Jovens", a prestação dos deputados ferreirinhas, Inês Silva (12.º G), Stacy Rodrigues (12.º TG) e Bruno Teixeira (12.º C),  foi excelente e mereceu destaque.

A aluna Inês Silva foi eleita porta-voz distrital à sessão nacional. 

Parabéns aos alunos envolvidos pelo seu empenho neste projeto que exige  muita dedicação, mobilização de múltiplos conhecimentos e uma excelente capacidade de comunicação e argumentação. 

Trata-se de uma extraordinária oportunidade de aprendizagem e marcará de forma bastante positiva o currículo destes alunos. 


 

Alunos do 12.º TGPSI realizam produção multimédia do Parlamento dos Jovens - Sessão Distrital

 
foto3.png
 
A convite da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - Direção de Serviços Região Centro,  alunos do 12.º ano do Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos realizaram a produção multimédia do Parlamento Jovens Ensino Básico em Ovar - Sessão Distrital, na qual particparam 37 escolas/agrupamentos de várias regiões do país.
 
Com esta experiência, os alunos foram confrontados com umcontexto real de aprendizagem, colocando em evidência as competências adquiridas no âmbito da formação profissional deste curso que também inclui módulos ligados ao multimédia. 
Durante esta jornada de cerca de 12 horas de trabalho, os  alunos estiveram sob a supervisão do diretor de turma e de curso, professor Edgar Borges. 
 
O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro agradece o desafio colocado pela DGEstE!

Parlamento dos Jovens - sessão distrital 3.º ciclo

                                                foto2.png

 

 As alunas Leonor Teixeira, Francisca Bastos (deputadas efetivas) e Sofia Bastos (deputada suplente), Laura Santos (vice-presidente da mesa) participaram na Sessão distrital do Parlamento dos Jovens. 

As deputadas eleitas na Sessão Escolar apresentaram o seu Projeto de Referência de forma clara e precisa e responderam de forma muito clara e objetiva às questões que lhes foram colocadas. 
A aluna Francisca Bastos foi escolhida para porta-voz da comissão de trabalhos para escolha do Projeto de Recomendação final.

 

cteAEFCastro

A candidatura ao Centro Tecnológico Especializado de Informática, apresentada pelo Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, foi aprovada, tendo sido avaliada com a pontuação de 91,88 pontos, a melhor classificação a nível nacional para um Centro Tecnológico Especializado de Informática.

Trata-se de um significativo investimento financeiro, cerca de um milhão de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito da Componente 6, Qualificações e Competências: Modernização da oferta dos estabelecimentos de ensino e da formação profissional, e, acima de tudo, uma oportunidade extraordinária de investimento na modernização de infraestruturas e na inovação pedagógica e tecnológica do ensino e formação profissional no concelho de Oliveira de Azeméis, com a oferta de Cursos Profissionais Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (TGPSI); Informática de Gestão (TIG) e Programador Informática (TI).

Este investimento permitirá a criação de um sistema integrado entre tecnologia de dados, segurança, realidade mista, simuladores de conexão de diferentes tipos de periféricos que utilizam algoritmos de Inteligência Artificial e gestão de sistemas informáticos. Está igualmente prevista uma aposta na ergonomia e simbiose com a natureza para que cada momento neste contexto de aprendizagem seja mais eficaz, eficiente, criativo e também susceptível de transportar cada aprendente para além do mundo físico da Escola.

A estratégia para o CTE – Informática resulta da articulação com os inúmeros Stakeholders, nomeadamente instituições do ensino superior (Universidade de Aveiro – Escola Superior Aveiro Norte, Instituto Superior de Entre Douro e Vouga, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha), Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis, entidades administrativas locais e regionais (Município de Oliveira de Azeméis, Área Metropolitana do Porto, Associação de Municípios de Terras de Santa Maria e União das Freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madail), Centro de Formação de Escolas AVCOA, Centro de Formação de Escolas Terras de Santa Maria, Associação Nacional dos Professores de Informática, Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro,  empresas  com as quais temos protocolo de colaboração no âmbito da Formação em Contexto Trabalho e outras empresas parceiras.  

Este projeto, que implicou uma candidatura técnica complexa, foi iniciativa da Direção do Agrupamento, com o apoio do seu Conselho Geral, que lançou o desafio aos docentes do grupo 550, Informática, tendo sido desenvolvido pelos professores Edgar Borges e Sandra Lopes.

O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro agradece a todos os que, no âmbito da formalização da candidatura, acederam às nossas solicitações e, com os seus preciosos contributos valorizaram a nossa candidatura. Esta colaboração foi imprescindível nesta fase e será ainda mais relevante na fase de instalação, que decorrerá entre 2023/2025, antecipando-se já um estreitamento de relações e contactos para que os alunos interessados na área de Informática possam obter uma qualificação de qualidade, usufruindo de equipamentos modernos, e adequada às exigências do mercado de trabalho.

Entrar na área reservada

Notícias em destaque