Repensar o Silêncio: Uma Jornada de Reflexão no Dia Mundial da Filosofia

diafilosofia

O Dia Mundial da Filosofia, celebrado anualmente na terceira quinta-feira de novembro (neste ano a 20 de novembro), ganhou um significado profundo na nossa escola. Sob o tema "Repensar o Silêncio – Perder a Guerra para Ganhar a Paz", a comunidade escolar foi convidada a ir além da superfície, transformando o silêncio, não em ausência de voz, mas sim num espaço ativo para a reflexão crítica sobre os grandes desafios da humanidade.

A nossa Biblioteca Escolar transformou-se no palco central desta comemoração com uma exposição de trabalhos dos alunos. Associados à exposição, foram também criados dois padlets. Nestes trabalhos, os alunos foram desafiados a confrontar visual e textualmente o paradoxo existente entre o "silêncio imposto" e o "silêncio escolhido". O objetivo foi provocar o debate e estimular a consciência de que pensar a guerra — compreendendo as suas causas, mecânicas e consequências — é o primeiro passo para ganhar a paz de forma duradoura.
O ponto alto da celebração foi a emocionante atuação de alunos do 10.º E, no átrio, que trouxeram a sua voz para quebrar o silêncio, não com ruído, mas com a melodia universal da esperança, interpretando a icónica canção de John Lennon "Imagine". A escolha desta música foi um poderoso lembrete de que a paz não é apenas um conceito académico, mas um desejo coletivo que deve ser ativamente imaginado e construído.

Este Dia Mundial da Filosofia provou que a Filosofia está viva e é relevante. Não se trata apenas de estudar o passado, mas sim de equipar os nossos jovens com as ferramentas necessárias para analisar o presente e construir um futuro mais justo.

As docentes de Filosofia agradecem a todos os que tornaram esta iniciativa possível, transformando um dia de celebração num dia de compromisso ativo com o pensamento, a justiça e, acima de tudo, a paz.

Corta Mato 2026 | CLASSIFICAÇÕES

cortamato2025


 

Assembleia Geral da Associação do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro

CONVOCATÓRIA


Assembleia Geral da Associação do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro  (APLJFC), 14 horas, sala 33.  A convocatória está afixada no Placard de acesso à Sala de Trabalhos. 

Caso não exista quórum, a reunião decorrerá com os presentes 30 minutos após o horário marcado para o início. 

 Todos os professores em exercício de funções no Agrupamento são associados da APLJFC.


 

Abertura do processo eleitoral para o Conselho Geral | representantes do pessoal docente e não docente

Abertura do processo eleitoral para os representantes do pessoal docente e não docente ao Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro – 2025/2029

De acordo com o estipulado no Decreto-Lei n.º 75/2008 alterado e republicado pelo Decreto Lei n.º 137/2012 de 2 de julho de 2012, declara-se aberto o processo eleitoral para os representantes dos alunos, do pessoal docente e não docente deste Agrupamento de Escolas.

FICHAS DE CANDIDATURAS:

REPRESENTANTES DO PESSOAL DOCENTE

SUBSCRITORES DE LISTA

 

REPRESENTANTES DOS ALUNOS AO CONSELHO GERAL

SUBSCRITORES DE LISTA

 

REPRESENTANTES DO PESSOAL NÃO DOCENTE

SUBSCRITORES DE LISTA

 

Os interessados deverão consultar o Regulamento Eleitoral e o Regulamento Interno do Agrupamento, em vigor e que se encontra publicado na página do
Agrupamento.

Consultar:


 

De acordo com o despacho normativo n.º 4506-A/2023, de 13 de abril, informa-se os pais e encarregados de educação que decorrem entre o dia 15 de abril e o dia 15 de maio o período normal de matrículas para a
Educação Pré-Escolar e para o 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico.


CASO PRETENDA TRANSFERÊNCIA DE ESCOLA DE ALUNOS DO PRÉ ESCOLAR, deverá neste prazo proceder a uma nova matrícula para o ano letivo 2024/2025 durante o período referido.


As matrículas recebidas até 15 de maio de 2024, são consideradas imediatamente após os dados para efeitos de seriação, sendo as demais sujeitas a seriação em momento posterior, no caso do Pré-Escolar carecem de autorização superior.


1. Como efetuar a matrícula?
A matrícula é feita, preferencialmente, via Internet, no portal portaldasmatriculas.edu.gov.pt, com recurso à autenticação através de cartão de cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças.
Não sendo possível, a matrícula pode ser submetida de modo presencial nos Serviços Administrativos da Escola Sede do Agrupamento, ou que carece de marcação prévia (contactos: 256666070 ou 968580044 ou 912212501).

horariosecretaria


Consulte [ AQUI o documento para obter respostas a estas questões:

2. Que documentos são obrigatórios apresentar no ato da matrícula?

3. Quantas Escolas devem indicar, por ordem de preferência, na matrícula?

4. Que Escolas pertencem ao Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro?

5. Existe alguma influência entre os dados de realização da matrícula e da colocação na Escola pretendida?

6. Como se faz a distribuição dos alunos pelas escolas?

7. Para quem é obrigatória a matrícula no 1.º ano do 1.º ciclo?

8. Quando poderá saber a escola que o aluno vai frequentar?

9. Informação.


 ANEXO 1 - Listagem das Escolas do 1.º ciclo e do Pré-Escolar pertencentes ao Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro - OAZ.

ANEXO 2 - Prioridades no preenchimento das vagas existentes em cada Jardim de Infância.

ANEXO 3 - Prioridades no preenchimento das vagas existentes em cada Escola de 1.º Ciclo.


 

parcerias