Semana da Tecnologia e da Ciência | 2025

SEMANA DA CINCIA E DA TECNOLOGIA2025

Alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro representam Portugal no Jubileu Mundial da Educação - La Scuola é vita, em Roma

logovita

romavita

O Agrupamento foi convidado pelo Ministério da Educação italiano (Unita’ di Missione com Stefania Altieri, Laura Virli e Pasqua Rubino)  e pela Direção do Liceo Fanti di Capria ( Alda Barbi e Maura Bergonzoni) para participar no JUBILEU da EDUCAÇÃO MUNDIAL que decorreu em Roma, entre 26 e 30 de outubro, com uma delegação constituída por dois alunos - Vasco Oliveira, 12.º Programador de Informática e Joana Brito,12.º F – Línguas e Humanidades - e um docente Edgar Borges.

O aluno Vasco Oliveira foi um dos alunos convidados a saudar as delegações representantes dos cinco continentes, na abertura oficial do evento.

 aberturaroma

Clicar na imagem para ver o vídeo

Durante 4 dias, Joana, Vasco e Edgar circularam e conviveram entre milhares de alunos e professores de todas as regiões de Itália  e dos cinco continentes, vivenciando uma experiência única em Roma e na Cidade do Vaticano, participando em diferentes oficinas temáticas de aprendizagem e de partilha para o desenvolvimento de respostas específicas e criativas aos atuais desafios na Educação. Todo o trabalho resultou na redação de uma carta coletiva ao Santo Padre Papa Leão XIV, na construção de um glossário de esperança e na produção de uma performance artística original.  

 

resumoroma

Clicar na imagem para ver o vídeo

Testemunhos dos alunos:

Ler mais...

Artes Visuais - Salvador Dali

1ciclodali

Os alunos do 2º ano, da Escola Básica de Outeiro, realizaram uma atividade de Artes Visuais tendo como referência a obra "A Persistência da Memória", do pintor Salvador Dalí. A partir da observação e análise do quadro, os alunos refletiram sobre a forma como o tempo é representado, fazendo assim a articulação com os conteúdos de Matemática, nomeadamente o estudo das horas. De seguida, o desafio foi produzir composições inspiradas na ideia de “relógios derretidos”, experimentando distorções de forma e cor.
Uma turma criou um relógio articulado, com a técnica de pintura com materiais riscadores como lápis de cor, de cera e marcadores, e a outra turma utilizou a técnica de modelação, criando pequenos relógios em pasta de modelar, explorando dimensões, texturas e possibilidades de deformação do objeto.
A proposta permitiu que os alunos desenvolvessem a criatividade, a interpretação visual e o sentido estético, ao mesmo tempo que consolidaram o conhecimento matemático relacionado com as horas. A atividade favoreceu ainda a interdisciplinaridade, a expressão individual e a apreciação da Arte enquanto forma de representar o mundo de maneira imaginativa.

De acordo com o despacho normativo n.º 4506-A/2023, de 13 de abril, informa-se os pais e encarregados de educação que decorrem entre o dia 15 de abril e o dia 15 de maio o período normal de matrículas para a
Educação Pré-Escolar e para o 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico.


CASO PRETENDA TRANSFERÊNCIA DE ESCOLA DE ALUNOS DO PRÉ ESCOLAR, deverá neste prazo proceder a uma nova matrícula para o ano letivo 2024/2025 durante o período referido.


As matrículas recebidas até 15 de maio de 2024, são consideradas imediatamente após os dados para efeitos de seriação, sendo as demais sujeitas a seriação em momento posterior, no caso do Pré-Escolar carecem de autorização superior.


1. Como efetuar a matrícula?
A matrícula é feita, preferencialmente, via Internet, no portal portaldasmatriculas.edu.gov.pt, com recurso à autenticação através de cartão de cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças.
Não sendo possível, a matrícula pode ser submetida de modo presencial nos Serviços Administrativos da Escola Sede do Agrupamento, ou que carece de marcação prévia (contactos: 256666070 ou 968580044 ou 912212501).

horariosecretaria


Consulte [ AQUI o documento para obter respostas a estas questões:

2. Que documentos são obrigatórios apresentar no ato da matrícula?

3. Quantas Escolas devem indicar, por ordem de preferência, na matrícula?

4. Que Escolas pertencem ao Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro?

5. Existe alguma influência entre os dados de realização da matrícula e da colocação na Escola pretendida?

6. Como se faz a distribuição dos alunos pelas escolas?

7. Para quem é obrigatória a matrícula no 1.º ano do 1.º ciclo?

8. Quando poderá saber a escola que o aluno vai frequentar?

9. Informação.


 ANEXO 1 - Listagem das Escolas do 1.º ciclo e do Pré-Escolar pertencentes ao Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro - OAZ.

ANEXO 2 - Prioridades no preenchimento das vagas existentes em cada Jardim de Infância.

ANEXO 3 - Prioridades no preenchimento das vagas existentes em cada Escola de 1.º Ciclo.


 

parcerias