Horário | Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro

 

Entre os dias 22 de dezembro e 2 de janeiro

GERAL: 8:00 - 17:30
SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS: 9:00 às 16:00

Por despacho de tolerância de ponto, a Escola encontrar-se-á encerrada nos dia 24, 26 e 31 de dezembro.

Elisabete Tavares

A diretora


 

🌲Festa de Natal🌲

natalantoantonio25

No dia 19 de dezembro, os alunos da EB de Santo António, Ossela, realizaram a Festa de Natal, na companhia das respetivas famílias. As crianças deliciaram-se com um lanche partilhado e interpretaram canções de Natal preparadas pela professora Catarina, na AEC de Música. Foi um momento único, repleto de magia e do brilho característico desta altura do ano. Os alunos receberam a visita do Pai Natal que trazia no saco uma prendinha para cada criança. O momento da sua chegada foi de grande euforia, pois vinha num "trenó" especial conduzido por um bombeiro. A Escola agradece à Junta de Freguesia de Ossela, aos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis e à Associação de Pais, por ajudarem a tornar este dia ainda mais especial.🎁✨✨✨


 

Feirinha de Natal na EB/JI de Outeiro: sabores, criatividade e memórias partilhadas

Feirinha de Natal

A EB/JI do Outeiro promoveu a atividade «Feirinha de Natal», uma iniciativa que envolveu alunos, docentes e toda a comunidade educativa num ambiente de partilha, criatividade e convívio.
Esta atividade foi antecedida por várias semanas de preparação, durante as quais os alunos desenvolveram trabalhos no âmbito das Artes Visuais, demonstrando empenho, imaginação e sentido estético. Paralelamente, foi elaborado o cartaz da Feirinha, com a identificação dos produtos a vender e o respetivo preçário, bem como foi preparado o espaço onde o evento decorreu.
O local foi cuidadosamente decorado e incluiu um espaço especial para o registo fotográfico, permitindo que cada turma tivesse a sua fotografia de grupo, criando memórias que perdurarão no tempo.
Todas as turmas passaram pelo espaço, tendo oportunidade de adquirir os produtos disponíveis e de desfrutar do ambiente criado. A atividade esteve igualmente aberta a toda a comunidade educativa.
A Feirinha de Natal contou, ainda, com a presença da Diretora do Agrupamento, Elisabete Tavares, da Subdiretora, Sandra Costa, e das Adjuntas da Diretora, Sandra Andrade e Vera Pinho, que nos honraram com a sua visita.
O principal objetivo desta iniciativa foi abrir a escola à comunidade, promovendo a partilha de sabores e cheiros e fortalecendo laços, num momento de convívio que contribuiu para a criação de memórias significativas para todos os participantes.
Também se associaram a esta iniciativa elementos da Associação de Pais, a quem muito agradecemos a disponibilidade demonstrada e a proximidade à Escola, que em muito contribui para o fortalecimento da relação entre toda a comunidade educativa.


 

Festa de Natal no JI do Cruzeiro

natalcruzeiro

A festa de Natal do JI do Cruzeiro realizou-se no dia 12 de dezembro e contou com a participação das crianças, da Educadora, das Assistentes Operacionais e dos professores Anabela Matos e Ricardo Alves, em diversas atividades de Música, Karaté e Dança. A celebração envolveu ainda a visita do Pai Natal, que distribuiu presentes oferecidos pela Associação de Pais. O evento terminou com um Bolo de Natal partilhado entre todas as crianças, num ambiente de alegria e convívio. A equipa do JI agradece a presença, o apoio e a colaboração das famílias, que contribuíram para o sucesso desta celebração, e aplaude as crianças pelo seu empenho, entusiasmo e excelente participação.”
Feliz Natal 🎄

Concerto de Natal 2025 | Educação Musical - 2.º Ciclo

 concertonatal2ciclo

(Clicar na imagem para visualizar o vídeo)


 

A árvore de natal geométrica - Grupo de Matemática

arvorenatalmatematica

A Ferreira ganhou vida com as cores brilhantes que enfeitam cada canto da Escola. Todos os alunos do segundo e terceiro ciclos foram convidados a construir um sólido geométrico, alusivo ao Natal, para montarmos uma árvore de Natal geométrica na Biblioteca. A criatividade, o empenho, a dedicação e o cuidado tornaram esta atividade um sucesso e um orgulho para todos os envolvidos. A árvore ficou linda, na Biblioteca, com alguns dos sólidos escolhidos pelas turmas; os restantes sólidos estão a decorar as salas e a tornar esta época ainda mais brilhante.
Obrigada a todos os participantes.

visitalisboa

No passado dia 30 de março, as alunas dos 11º e 12.º anos do curso profissional Técnico de Ação Educativa, acompanhadas das professoras Catarina Gomes Loureiro, Maria José Silva e Teresa de Jesus, deslocaram-se a Lisboa para uma visita de Estudo Interdisciplinar.

Deste modo, a visita integrou as aprendizagens das diferentes componentes de formação do curso e ainda os temas da Educação para a Cidadania como Multiculturalidade, Empreendedorismo, Direitos Humanos, Saúde, Risco e Mundo do Trabalho. Assim, as jovens das duas turmas visitaram a "Associação Renovar a Mouraria", conhecendo as iniciativas comunitárias, educativas e culturais desta organização de referência em desenvolvimento local e no trabalho pela integração de migrantes no bairro e na cidade. Também visitaram a “Mouradia”, a casa Comunitária da Mouraria, revitalizada em 2012, um espaço de convívio, cultura, formação e festa. As alunas participaram em atividades levadas a cabo por elementos da associação, como o conhecimento do grupo, a integração e a confiança.

Sendo a Mouraria um dos bairros mais multiculturais de Lisboa, da parte da tarde, o grupo participou na visita guiada Há Mundos na Mouraria, desenvolvida no âmbito do projeto “Migrantour”, vivenciando uma experiência sensorial e humana, fazendo uma viagem dentro da viagem imersiva, onde as duas guias, uma brasileira e outra chinesa, partilharam o seu amor pela cidade que as acolheu e deram a conhecer as suas histórias pessoais e culturais.

Foi uma experiência interessante e marcante que, certamente, ficará na memória das jovens que se preparam para entrar no mundo do trabalho, podendo perceber que podemos ser todos “diferentes e todos iguais”, num mundo cada vez mais global.

parcerias