Convite | Mostra Prosseguimento de Estudos & Orientação Vocacional

mostr25


 

Mobilidade Erasmus + no Agrupamento Escolas Ferreira de Castro

20250415 103813 Mário Jorge Matos

Entre os dias 30 de março e 5 de Abril, alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro viajaram até à cidade de Saldus na Letónia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ learning programme for group activities KA121-SCH-000230125, subordinado aos tópicos da sustentabilidade, bullying e uso de smartphones em contexto escolar.


O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem estar e crescimento pessoal, social e académico dos seus alunos, proporcionou a um grupo de 14 alunos do 12.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos, acompanhados pelos professores Maria do Rosário Martins e Mário Matos, a sua participação nesta mobilidade.

Foram cinco dias de grandes momentos de partilha e aprendizagem em contexto de trabalho na escola e também de visitas a cidades como Saldus, Skrunda, Brocēni e Riga e, como não podia deixar de ser, de muito convívio e amizade.

Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação e do empreendedorismo, criatividade e inovação, assim como o conhecimento dos hábitos culturais letões e ainda a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas e em mesas redondas promovidas pelos anfitriões.

Ler mais...

visitalisboa

No passado dia 30 de março, as alunas dos 11º e 12.º anos do curso profissional Técnico de Ação Educativa, acompanhadas das professoras Catarina Gomes Loureiro, Maria José Silva e Teresa de Jesus, deslocaram-se a Lisboa para uma visita de Estudo Interdisciplinar.

Deste modo, a visita integrou as aprendizagens das diferentes componentes de formação do curso e ainda os temas da Educação para a Cidadania como Multiculturalidade, Empreendedorismo, Direitos Humanos, Saúde, Risco e Mundo do Trabalho. Assim, as jovens das duas turmas visitaram a "Associação Renovar a Mouraria", conhecendo as iniciativas comunitárias, educativas e culturais desta organização de referência em desenvolvimento local e no trabalho pela integração de migrantes no bairro e na cidade. Também visitaram a “Mouradia”, a casa Comunitária da Mouraria, revitalizada em 2012, um espaço de convívio, cultura, formação e festa. As alunas participaram em atividades levadas a cabo por elementos da associação, como o conhecimento do grupo, a integração e a confiança.

Sendo a Mouraria um dos bairros mais multiculturais de Lisboa, da parte da tarde, o grupo participou na visita guiada Há Mundos na Mouraria, desenvolvida no âmbito do projeto “Migrantour”, vivenciando uma experiência sensorial e humana, fazendo uma viagem dentro da viagem imersiva, onde as duas guias, uma brasileira e outra chinesa, partilharam o seu amor pela cidade que as acolheu e deram a conhecer as suas histórias pessoais e culturais.

Foi uma experiência interessante e marcante que, certamente, ficará na memória das jovens que se preparam para entrar no mundo do trabalho, podendo perceber que podemos ser todos “diferentes e todos iguais”, num mundo cada vez mais global.

projetos25