Agrupamento Ferreira de Castro distinguido com o Selo Escola eTwinning

seloetw26

O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro conquistou o Selo de Escola eTwinning, um reconhecimento da União Europeia pela excelência no ensino inovador e colaborativo.

O sucesso desta distinção deve-se ao forte empenho dos professores de todos os níveis de ensino — do Pré-Escolar ao Secundário — que integraram projetos europeus no dia a dia das turmas.

O que significa este selo? Mais do que um prémio, este galardão certifica o Agrupamento como uma referência europeia em inovação pedagógica, segurança digital e trabalho colaborativo, colocando a escola na vanguarda da educação internacional.

Parabéns a todos os professores eTwinners do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro!

Esta conquista é o reflexo direto da vossa dedicação e espírito de equipa. Ao abrirem as portas das vossas salas de aula à Europa, estão a dar aos vossos alunos ferramentas que vão muito além dos livros: o espírito crítico, a colaboração e a cidadania digital. É este tipo de compromisso que transforma uma escola comum numa referência internacional.

Os Mentores,
Carla Terra e Mário Matos


 

Olimpíadas da Geologia - fase regional

premiogeo

Os alunos Diana Ruela, Lara Coelho e Xavier Martins foram selecionados para participarem na fase regional da 12.ª edição das Olimpíadas da Geologia – OPG 2026. Assim, no sábado, dia 18 de abril, foram acompanhadas pela professora de Biologia e Geologia, Alexandra Esteves, até à Escola Secundária José Régio, em Vila do Conde, onde conjuntamente com os melhores alunos da zona norte realizaram a prova teórica.


Nas palavras das alunas: “Foi um sábado diferente, com uma experiência que nos permitiu adquirir muitas aprendizagens e competências no âmbito da Geologia e preparar para os Exames Nacionais. Crescemos ao sair da nossa zona de conforto, e isso é muito bom.”
Agradecemos e damos os parabéns aos alunos!

Matriculas | Pré-escolar e 1.º Ciclo

 
 

|Provas e Exames 2025 - 2026

ANO LETIVO 2025/2026


 

bibliotecasetembro
Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar e, durante este mês, a BE propõe uma série de atividades a todos os professores e alunos. A primeira, 10 minutos de leitura, realiza-se nos 10 primeiros minutos da primeira aula. O objetivo é proporcionar aos alunos um momento de leituras livres e diversificadas, em silêncio. Todos os últimos estudos de literacia dos jovens mostram que a diminuição dos hábitos de leitura têm uma ligação clara com a falta de competências em várias áreas, da compreensão de enunciados mais ou menos complexos à interpretação de gráficos e infografias. Também o aumento da exposição das crianças e jovens aos ecrãs tem contribuído para uma menor disponibilidade para a leitura. Neste mês damos também a conhecer as prioridades da Rede de Bibliotecas Escolares, as nossas propostas, recursos e serviços a toda a comunidade.

parcerias