Projeto "Old but Gold Games"

lacoes2

No âmbito do projeto "Old but Gold Games" implementado pela Profª Joana Pereira da Escola Básica de Lações, os alunos do 2.º ano têm estado envolvidos na realização de atividades relacionadas com a troca intercultural de jogos tradicionais.

Os alunos foram desafiados a jogar quatro tipos de jogos diferentes: jogos com cordas, jogos com bolas, jogos musicados e jogos com pedras. Estes jogos foram implementados após a realização de questionários às famílias sobre os jogos de antigamente.
Foram semanas de diversão e aprendizagem pois além de jogarem os jogos tradicionais do seu país, os alunos tiveram oportunidade de conhecer jogos tradicionais dos países das escolas parceiras.
A participação neste projeto tem permitido, por parte dos alunos, uma consciencialização da importância dos jogos tradicionais em detrimento dos jogos tecnológicos. Num mundo cada vez mais digital, os jogos tradicionais oferecem oportunidades valiosas para as crianças interagirem face a face, desenvolverem as suas habilidades de comunicação verbal e não verbal e fortalecerem os seus laços sociais.

Desporto para Todos (2ª edição) - Associação de Pais da Escola Básica de Outeiro

apouteiro

Pelo segundo ano consecutivo, a Associação de Pais da Escola Básica de Outeiro, em parceria com a Escola, organizou o evento desportivo "Desporto para Todos". Este evento pretendeu promover a união entre toda a comunidade educativa e dar aos pais a oportunidade de educarem os filhos para práticas e hábitos de saúde mais saudáveis, como a prática desportiva.
Entre futebol, basquetebol, zumba, workshop de Mindfulness e insufláveis, alunos e respetivas famílias passaram uma tarde divertida onde a alegria imperou e o convívio salutar foi dominante.

A Associação de Pais agradece a participação de todos!

Professores da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro em mobilidade Erasmus+

erasmusgranada

Os Professores Marta Pinho, Paula Gil e Nuno Guerra, da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro, entre os dias 5 e 9 de maio estiveram envolvidos numa experiência de job shadowing, no âmbito do programa Erasmus+. A iniciativa decorreu na Escola IES Alfonso XI, localizada em Alcalá La Real, na comunidade autónoma da Andaluzia (Espanha).

Esta mobilidade permitiu aos docentes portugueses acompanhar de perto as práticas pedagógicas e organizacionais da instituição espanhola, promovendo a partilha de boas práticas, o enriquecimento profissional e a cooperação europeia na educação.
O projeto Erasmus+ tem sido uma ferramenta fundamental para a internacionalização das escolas portuguesas, incentivando a inovação educativa, o intercâmbio cultural e o desenvolvimento de competências profissionais em contexto europeu.
A participação dos docentes é mais um exemplo do empenho da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro em proporcionar experiências enriquecedoras à sua comunidade educativa, reforçando a qualidade do ensino e a abertura ao mundo.

Acompanhe AQUI os pormenores de mais uma experiência Erasmus + SCH.

O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, no âmbito do seu Regulamento Interno, para promoção das competências previstas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, desenvolve projetos interdisciplinares do Domínio de Autonomia Curricular nos quais se aposta na autonomia, na criatividade dos alunos, no trabalho cooperativo entre alunos e professores e numa gestão mais integrada e contextualizada do currículo. 

Os projetos interdisciplinares desenvolvem temáticas, suscetíveis de uma abordagem interdisciplinar, através de metodologias ativas que fogem à  "tradicional" exposição e à aula "centrada" no professor. 

No 2.º e no 3.º ciclo e no 12.º ano, o trabalho realizado envolve todas as turmas do mesmo ano que, em momentos específicos, substituem as atividades disciplinares por atividades interdisciplinares mais dinâmicas e de maior envolvimento na comunidade. 

No 10.º e no 11.º ano, dos Cursos Científico- Humanísticos, dada a especificidade de cada curso, os projetos interdisciplinares organizam-se por turma, centrados no desenvolvimento de competências das disciplinas da componente específica de cada curso, sempre numa lógica de trabalho de projeto ou por desafios. 

O mesmo se pretende das turmas dos Cursos Profissionais, acrescentando-se que as dinâmicas ativas a desenvolver devem, obrigatoriamente, envolver a interação entre todos os alunos do mesmo Curso. Consequente, o trabalho interdisciplinar é liderado pela componente tecnológica do plano de formação.  

Neste mural (procurar o ano/turma/curso respetivo, fazendo correr a barra) poderão acompanhar o trabalho desenvolvido pelos alunos de cada ano, turma ou curso. 

projetos25