Alunos do Agrupamento brilham na Game Jam 2026!

 foto Game Jam Margarida Cruz

Os alunos dos cursos profissionais de Informática — TGPSI e PI — dos 10.º, 11.º e 12.º anos participaram no concurso nacional de programação Game Jam 2026 (promovido pela ANPRI), um desafio criativo que colocou à prova o talento, o espírito de equipa e a capacidade de inovação dos nossos jovens programadores e designers. 

Durante o evento, as equipas desenvolveram jogos originais em tempo recorde, aplicando as aprendizagens essenciais, nas aulas das disciplinas da componente tecnológica, que proporcionaram aos alunos competências para exploração de novas plataformas e metodologias ligadas à programação, design e narrativa digital. Foi uma experiência intensa e enriquecedora, onde se destacou o trabalho colaborativo, a persistência e a paixão pela aprendizagem.

A participação no concurso resultou no apuramento de 5 equipas que irão competir com outras 9 equipas oriundas de diferentes regiões do continente português. A Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro é a escola com maior representatividade na fase nacional deste evento.

 

Corta Mato Entre Douro e Vouga: Vale de Cambra |16 de janeiro

cortamato26

Esta edição do Corta-Mato não foi para qualquer um. Foi para aqueles que, apesar do frio, da chuva e da lama, aceitaram o desafio de correr pela SUA ESCOLA.
Estes alunos, que “aqueceram” e se colocaram na linha de partida sob um temporal persistente, vestindo com orgulho a camisola da FERREIRA DE CASTRO, merecem o nosso reconhecimento. Destacaram-se pela sua capacidade atlética, pela coragem demonstrada e pela boa disposição com que se mantiveram focados no que realmente importa: correram por si, mas sobretudo por todos nós, permitindo que fosse escrita mais uma página brilhante na representação da NOSSA Escola.
Poderíamos acrescentar que "uma vez mais, a equipa de juvenis femininos se sagrou campeã do Entre Douro e Vouga e garantiu a presença no Campeonato Nacional, no Algarve, nos dias 27 e 28 de fevereiro, com uma atleta a alcançar o segundo lugar, confirmando a sua excecional preparação física e mental. Poderíamos ainda referir que os infantis B, masculinos e femininos, alcançaram coletivamente o segundo lugar, deixando antever muitas conquistas futuras.”

Mas preferimos dizer apenas: OBRIGADO a estes alunos que, neste dia, tão bem nos representaram!



Projeto eTwinning na sala 2 do JI de Outeiro: PEDAÇOS DE NÓS: “Cada pedaço importa, juntos brilhamos!”

papelji

“Pieces of Us” é um projeto artístico colaborativo criado para que crianças em idade pré-escolar explorem a criatividade, a cooperação e a sustentabilidade, por meio da arte.
O projeto teve início no mês de novembro de 2025 e terminará no mês de março de 2026.
Mensalmente, crianças de diferentes países criam obras de arte coletivas utilizando principalmente materiais recicláveis/reciclados ou naturais. O projeto visa desenvolver as habilidades sociais e artísticas das crianças, ao mesmo tempo que as ajuda a compreender a importância da proteção ambiental e a valorizar cada contribuição.
Além disso, promove o intercâmbio cultural e a união na diversidade; fomenta a sustentabilidade e hábitos ecológicos; ajuda as crianças a compreenderem o valor da reutilização, da redução do desperdício e do cuidado com o meio ambiente e incute a inclusão e a empatia.
Este projeto artístico conta com 30 membros de 10 países: Portugal (7), Espanha (6), Turquia (5), Polónia (3), Roménia (2), Grécia (2), Macedónia do Norte (2), Geórgia (1), Lituânia (1) e Itália (1).

Ler mais...

visitamuseus

No dia 29 de Abril, partimos em direção a Lisboa. Iniciámos a nossa visita com a ida ao “Visit Story Center”, onde ouvimos dezassete histórias sobre a cidade de Lisboa que culminou com a visita ao topo do Arco da Rua Augusta, onde pudemos ver as ruas da cidade devidamente delineadas, o que nos fez lembrar a deambulação de Cesário Verde. Após desfrutar da paisagem fomos para a estátua Equestre de Dom José I, onde almoçamos em turma.


Na parte da tarde, visitamos o museu do Tesouro Real, no qual vimos cerca de mil peças com diversas pedras preciosas sendo algumas delas: diamantes, esmeraldas, ouro, prata, rubis e safira. Para além disso, vimos também vários artefactos históricos, nomeadamente alguns dos mantos reais, as coroas, as faixas e as louças utilizadas na altura.
Ao sair do museu, partimos em direção ao parque de campismo “Lisboa Camping & Bungalows” e ao chegar organizamos os nossos pertences nos respectivos quartos, jantamos e convimenos animadamente!
No dia seguinte, após tomar o pequeno almoço, dirigimo-nos para o Padrão dos Descobrimentos, onde tivemos uma breve explicação relativamente à origem e à importância do monumento.

Deslocamo-nos para o Museu Dos Coches, onde nos foi dado a conhecer a história dos veículos utilizados do séc.XVI ao séc.XIX por uma guia muito dinâmica. Fomos para a zona de Belém almoçar e contemplar o Mosteiro dos Jerónimos. Depois, fomos para Peniche ver o museu Nacional Resistência e Liberdade. Aí pudemos visitar as celas nas quais, por exemplo, Álvaro Cunhal esteve preso, as condições nas quais viviam todos os presos, como também documentos únicos. Foi um momento muito emotivo!
Por fim, dizer que gostamos bastante da viagem, pois para além de nos termos divertido e ao mesmo tempo termos achado interessante toda a dinâmica da viagem, aprendemos muito em relação à evolução da capital e da sociedade. Que venha a próxima!

Autoria dos textos: Dianabel Echenagucia, Inês Santos, Rafaela Soares e Lara Sá.

parcerias