Artes Visuais - Salvador Dali

1ciclodali

Os alunos do 2º ano, da Escola Básica de Outeiro, realizaram uma atividade de Artes Visuais tendo como referência a obra "A Persistência da Memória", do pintor Salvador Dalí. A partir da observação e análise do quadro, os alunos refletiram sobre a forma como o tempo é representado, fazendo assim a articulação com os conteúdos de Matemática, nomeadamente o estudo das horas. De seguida, o desafio foi produzir composições inspiradas na ideia de “relógios derretidos”, experimentando distorções de forma e cor.
Uma turma criou um relógio articulado, com a técnica de pintura com materiais riscadores como lápis de cor, de cera e marcadores, e a outra turma utilizou a técnica de modelação, criando pequenos relógios em pasta de modelar, explorando dimensões, texturas e possibilidades de deformação do objeto.
A proposta permitiu que os alunos desenvolvessem a criatividade, a interpretação visual e o sentido estético, ao mesmo tempo que consolidaram o conhecimento matemático relacionado com as horas. A atividade favoreceu ainda a interdisciplinaridade, a expressão individual e a apreciação da Arte enquanto forma de representar o mundo de maneira imaginativa.

Greve dos funcionários da Administração Pública - 21 de novembro

Por motivo de greve, hoje, dia 21 de novembro, a Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro encontra-se sem atividades letivas por não existirem condições mínimas de supervisão e apoio aos alunos.

Os alunos inscritos no ATL poderão entrar na escola às 14:25, ficando sob supervisão das monitoras do ATL.

Se algum aluno necessitar de telefonar, deve manter-se junto ao Portão da entrada.

 

Tendo em atenção a sua importância, a palestra prevista com o Banco de Portugal, destinada aos alunos que participam no Parlamento dos Jovens, terá lugar conforme o previsto, às 10:10. Os alunos inscritos nas listas para o Parlamento dos Jovens poderão entrar exclusivamente para assistir à palestra. Deverão aguardar junto ao portão às 9:55.

 

Relativamente aos restantes estabelecimentos de ensino do Agrupamento, os Encarregados de Educação devem aguardar as orientações no local. 

 

A diretora

 

Elisabete Rodrigues Tavares

 

 

projetorenascer

No passado dia 5 de dezembro, a Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro teve o privilégio de receber a visita do Rotary Club de Oliveira de Azeméis, da Junta de Freguesia de Ossela, José Santos. O encontro visou estabelecer uma parceria entre estas três entidades, com o objetivo de promover ações de sensibilização e preservação ambiental na região.

Na presença do Governador do Distrito Rotary 1970 - Portugal, António Simões Pinto, a presidente do Rotary Club de Oliveira de Azeméis, Anabela Gama,  o presidente da Junta de Freguesia de Ossela, José Santos e a  diretora do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, professora Ilda Ferreira,  assinaram um protocolo de parceria no âmbito do  Projeto "Renascer Azeméis - educar e reflorestar", promovido pelo Rotary Club de Oliveira de Azeméis.

O projeto tem uma vertente pedagógica que visa explicitar  a importância da preservação das florestas e o impacto das alterações climáticas e, também, potenciar iniciativas de plantação de novas árvores.

A intervenção do Agrupamento será enquadrada no projeto Eco Escolas - Educação Ambiental e na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento no tema de voluntariado. 
Também marcaram presença alunos do 10º ano, das turmas E e F, que assistiram à apresentação do projeto Renascer Azeméis – Educar e Reflorestar, que será a base dos respetivos projetos interdisciplinares sobre as diferentes áreas do voluntariado, incluindo a contribuição para um ambiente mais sustentável. Esta iniciativa tem um caráter exclusivamente ambientalista e visa a recuperação das áreas afetadas pelos incêndios de setembro, além de trabalhar na prevenção de novos incêndios nas zonas rurais do concelho. A parceria entre a Rotary Club, a Junta de Freguesia de Ossela e o Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro é fundamental para o sucesso deste projeto, que também inclui a sensibilização da comunidade estudantil para a importância da prevenção dos incêndios. Durante a cerimónia, a Rotary Club de Oliveira de Azeméis entregou um donativo no valor de 500 euros a cada uma das corporações de bombeiros de Oliveira de Azeméis e Fajões. O montante foi angariado numa recente atividade promovida pela Rotary, como parte do seu compromisso com a comunidade e com a causa da segurança contra incêndios.

Este momento reforça a importância da colaboração entre instituições locais, escolas e a comunidade, na construção de soluções sustentáveis e na proteção do meio ambiente. O projeto Renascer Azeméis mostra o compromisso da Rotary Club de Oliveira de Azeméis, da Junta de Freguesia de Ossela e da Escola Ferreira de Castro com a recuperação e prevenção ambiental, destacando-se como um exemplo de cidadania e responsabilidade. A escola, ao integrar esta parceria, desempenha um papel ativo na sensibilização das novas gerações para a proteção do território e a prevenção de incêndios.

Estamos preparados e motivados para «semear» a esperança, fazendo «Renascer Azeméis».

Este texto tem por base a notícia escrita por Diana Gomes e Francisca Bastos (em representação do 10.º E)

Este protocolo terá um impacto regional significativo, tendo sido noticiado através de reportagens dos media regionais e nacionais as quais partilhamos a seguir: 

parcerias