Resultados para o Conselho Geral | representantes do pessoal docente, não docente e alunos

resultadosdocentes

resultadosnaodocentes

resultadosresultados


 

Corta Mato Entre Douro e Vouga: Vale de Cambra |16 de janeiro

cortamato26

Esta edição do Corta-Mato não foi para qualquer um. Foi para aqueles que, apesar do frio, da chuva e da lama, aceitaram o desafio de correr pela SUA ESCOLA.
Estes alunos, que “aqueceram” e se colocaram na linha de partida sob um temporal persistente, vestindo com orgulho a camisola da FERREIRA DE CASTRO, merecem o nosso reconhecimento. Destacaram-se pela sua capacidade atlética, pela coragem demonstrada e pela boa disposição com que se mantiveram focados no que realmente importa: correram por si, mas sobretudo por todos nós, permitindo que fosse escrita mais uma página brilhante na representação da NOSSA Escola.
Poderíamos acrescentar que "uma vez mais, a equipa de juvenis femininos se sagrou campeã do Entre Douro e Vouga e garantiu a presença no Campeonato Nacional, no Algarve, nos dias 27 e 28 de fevereiro, com uma atleta a alcançar o segundo lugar, confirmando a sua excecional preparação física e mental. Poderíamos ainda referir que os infantis B, masculinos e femininos, alcançaram coletivamente o segundo lugar, deixando antever muitas conquistas futuras.”

Mas preferimos dizer apenas: OBRIGADO a estes alunos que, neste dia, tão bem nos representaram!



"Cantar os Reis" - JI do Cruzeiro

janeirasjii

Fomos "Cantar os Reis" pelas ruas de Santiago e terminámos no Lar onde os idosos também nos cantaram algumas canções da sua infância! Estes encontros, que envolvem a interação entre pessoas de diferentes idades, oferecem oportunidades únicas para troca de conhecimentos, valores e experiências! A iniciativa promoveu o contacto com as tradições populares e proporcionou momentos de partilha entre crianças, educadores e a comunidade local.

Projeto eTwinning na sala 2 do JI de Outeiro: PEDAÇOS DE NÓS: “Cada pedaço importa, juntos brilhamos!”

papelji

“Pieces of Us” é um projeto artístico colaborativo criado para que crianças em idade pré-escolar explorem a criatividade, a cooperação e a sustentabilidade, por meio da arte.
O projeto teve início no mês de novembro de 2025 e terminará no mês de março de 2026.
Mensalmente, crianças de diferentes países criam obras de arte coletivas utilizando principalmente materiais recicláveis/reciclados ou naturais. O projeto visa desenvolver as habilidades sociais e artísticas das crianças, ao mesmo tempo que as ajuda a compreender a importância da proteção ambiental e a valorizar cada contribuição.
Além disso, promove o intercâmbio cultural e a união na diversidade; fomenta a sustentabilidade e hábitos ecológicos; ajuda as crianças a compreenderem o valor da reutilização, da redução do desperdício e do cuidado com o meio ambiente e incute a inclusão e a empatia.
Este projeto artístico conta com 30 membros de 10 países: Portugal (7), Espanha (6), Turquia (5), Polónia (3), Roménia (2), Grécia (2), Macedónia do Norte (2), Geórgia (1), Lituânia (1) e Itália (1).

Ler mais...

Cantar dos Reis - EB1/JI de Lações

Cantarreislacoes

Nos dias 6 e 7 de janeiro, os alunos da Escola de Lações acompanhados por professores e funcionários, percorreram os arredores da Escola para cantar os Reis, mantendo viva esta tradição tão especial.
Apesar do frio e de algumas ameaças de chuva, a atividade decorreu com grande entusiasmo e espírito de partilha. As vozes dos alunos levaram alegria à comunidade envolvente, reforçando valores como a convivência, a cultura e o sentido de pertença.
Esta iniciativa proporcionou momentos de aprendizagem e convívio, assinalando o início do novo ano de forma significativa e alegre.


 

Cantar as janeiras

cantarjaneiraslidia

Os meninos do Jardim de Infância de Vermoim foram cumprir a tradição de cantar as janeiras e assim alegrar um pouco os mais velhos, que os receberam com muito carinho e alegria.

projetorenascer

No passado dia 5 de dezembro, a Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro teve o privilégio de receber a visita do Rotary Club de Oliveira de Azeméis, da Junta de Freguesia de Ossela, José Santos. O encontro visou estabelecer uma parceria entre estas três entidades, com o objetivo de promover ações de sensibilização e preservação ambiental na região.

Na presença do Governador do Distrito Rotary 1970 - Portugal, António Simões Pinto, a presidente do Rotary Club de Oliveira de Azeméis, Anabela Gama,  o presidente da Junta de Freguesia de Ossela, José Santos e a  diretora do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, professora Ilda Ferreira,  assinaram um protocolo de parceria no âmbito do  Projeto "Renascer Azeméis - educar e reflorestar", promovido pelo Rotary Club de Oliveira de Azeméis.

O projeto tem uma vertente pedagógica que visa explicitar  a importância da preservação das florestas e o impacto das alterações climáticas e, também, potenciar iniciativas de plantação de novas árvores.

A intervenção do Agrupamento será enquadrada no projeto Eco Escolas - Educação Ambiental e na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento no tema de voluntariado. 
Também marcaram presença alunos do 10º ano, das turmas E e F, que assistiram à apresentação do projeto Renascer Azeméis – Educar e Reflorestar, que será a base dos respetivos projetos interdisciplinares sobre as diferentes áreas do voluntariado, incluindo a contribuição para um ambiente mais sustentável. Esta iniciativa tem um caráter exclusivamente ambientalista e visa a recuperação das áreas afetadas pelos incêndios de setembro, além de trabalhar na prevenção de novos incêndios nas zonas rurais do concelho. A parceria entre a Rotary Club, a Junta de Freguesia de Ossela e o Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro é fundamental para o sucesso deste projeto, que também inclui a sensibilização da comunidade estudantil para a importância da prevenção dos incêndios. Durante a cerimónia, a Rotary Club de Oliveira de Azeméis entregou um donativo no valor de 500 euros a cada uma das corporações de bombeiros de Oliveira de Azeméis e Fajões. O montante foi angariado numa recente atividade promovida pela Rotary, como parte do seu compromisso com a comunidade e com a causa da segurança contra incêndios.

Este momento reforça a importância da colaboração entre instituições locais, escolas e a comunidade, na construção de soluções sustentáveis e na proteção do meio ambiente. O projeto Renascer Azeméis mostra o compromisso da Rotary Club de Oliveira de Azeméis, da Junta de Freguesia de Ossela e da Escola Ferreira de Castro com a recuperação e prevenção ambiental, destacando-se como um exemplo de cidadania e responsabilidade. A escola, ao integrar esta parceria, desempenha um papel ativo na sensibilização das novas gerações para a proteção do território e a prevenção de incêndios.

Estamos preparados e motivados para «semear» a esperança, fazendo «Renascer Azeméis».

Este texto tem por base a notícia escrita por Diana Gomes e Francisca Bastos (em representação do 10.º E)

Este protocolo terá um impacto regional significativo, tendo sido noticiado através de reportagens dos media regionais e nacionais as quais partilhamos a seguir: 

parcerias