Feira do Livro | Edição 2025

feiralivroprograma



 

Greve do Pessoal Não Docente da função pública | 12 de dezembro

Em virtude da greve do pessoal não docente, a Escola encontra-se a funcionar com algumas limitações pelo que se solicita aos encarregados de educação que se mantenham atentos às comunicações da escola.

A reprografia, o bufete, a papelaria e a biblioteca não têm apoio de assistentes operacionais. 

Elisabete Tavares

A diretora


 

Debate e Votação | Parlamento dos Jovens

PJovens Sessao divulga acoes

Clica na imagem para conhecer as listas candidatas.


 

Estudantes dos cursos profissionais de técnico de gestão e de qualidade realizaram visita de estudo interdisciplinar ao Porto e a Vila Nova de Gaia

visitaintertg

No passado dia 20 de novembro, os alunos dos Cursos Profissionais de Técnico de Gestão e Técnico de Qualidade participaram numa visita de estudo ao Porto e a Vila Nova de Gaia, com o objetivo de articular conhecimentos teóricos com contextos reais e proporcionar experiências de aprendizagem significativas em áreas como gestão, controlo de qualidade, processos produtivos e experiência do cliente.
A atividade teve, ainda, como propósito estimular a capacidade de observação, análise crítica e interpretação de processos industriais, comerciais e sensoriais, promover o contacto direto com setores tradicionais e inovadores da economia nacional e desenvolver competências sociais, relacionais e de trabalho em equipa.
Um dia de aprendizagem fora da sala de aula.

Ler mais...

projetorenascer

No passado dia 5 de dezembro, a Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro teve o privilégio de receber a visita do Rotary Club de Oliveira de Azeméis, da Junta de Freguesia de Ossela, José Santos. O encontro visou estabelecer uma parceria entre estas três entidades, com o objetivo de promover ações de sensibilização e preservação ambiental na região.

Na presença do Governador do Distrito Rotary 1970 - Portugal, António Simões Pinto, a presidente do Rotary Club de Oliveira de Azeméis, Anabela Gama,  o presidente da Junta de Freguesia de Ossela, José Santos e a  diretora do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, professora Ilda Ferreira,  assinaram um protocolo de parceria no âmbito do  Projeto "Renascer Azeméis - educar e reflorestar", promovido pelo Rotary Club de Oliveira de Azeméis.

O projeto tem uma vertente pedagógica que visa explicitar  a importância da preservação das florestas e o impacto das alterações climáticas e, também, potenciar iniciativas de plantação de novas árvores.

A intervenção do Agrupamento será enquadrada no projeto Eco Escolas - Educação Ambiental e na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento no tema de voluntariado. 
Também marcaram presença alunos do 10º ano, das turmas E e F, que assistiram à apresentação do projeto Renascer Azeméis – Educar e Reflorestar, que será a base dos respetivos projetos interdisciplinares sobre as diferentes áreas do voluntariado, incluindo a contribuição para um ambiente mais sustentável. Esta iniciativa tem um caráter exclusivamente ambientalista e visa a recuperação das áreas afetadas pelos incêndios de setembro, além de trabalhar na prevenção de novos incêndios nas zonas rurais do concelho. A parceria entre a Rotary Club, a Junta de Freguesia de Ossela e o Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro é fundamental para o sucesso deste projeto, que também inclui a sensibilização da comunidade estudantil para a importância da prevenção dos incêndios. Durante a cerimónia, a Rotary Club de Oliveira de Azeméis entregou um donativo no valor de 500 euros a cada uma das corporações de bombeiros de Oliveira de Azeméis e Fajões. O montante foi angariado numa recente atividade promovida pela Rotary, como parte do seu compromisso com a comunidade e com a causa da segurança contra incêndios.

Este momento reforça a importância da colaboração entre instituições locais, escolas e a comunidade, na construção de soluções sustentáveis e na proteção do meio ambiente. O projeto Renascer Azeméis mostra o compromisso da Rotary Club de Oliveira de Azeméis, da Junta de Freguesia de Ossela e da Escola Ferreira de Castro com a recuperação e prevenção ambiental, destacando-se como um exemplo de cidadania e responsabilidade. A escola, ao integrar esta parceria, desempenha um papel ativo na sensibilização das novas gerações para a proteção do território e a prevenção de incêndios.

Estamos preparados e motivados para «semear» a esperança, fazendo «Renascer Azeméis».

Este texto tem por base a notícia escrita por Diana Gomes e Francisca Bastos (em representação do 10.º E)

Este protocolo terá um impacto regional significativo, tendo sido noticiado através de reportagens dos media regionais e nacionais as quais partilhamos a seguir: 

parcerias