AVISO

Informa-se que houve um problema no email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e foram enviadas mensagens automáticas. 

Solicitamos ignorem mensagens suspeitas encaminhadas por este email no período da manhã de hoje. 

 

Elisabete Tavares

Diretora do Agrupamento


 

Resultados Eleitorais | Associação de Estudantes 2025

eleicaoalunos

Resultados do Desfile de Halloween da Escola

Hallowe’ en Parade

resultadoshall


 

Projetos eTwinning distinguidos com Selo Nacional de Qualidade

projetos com selo de qualidade nacional Carla Terra

 

Ao longo do ano letivo 2024/2025, professores do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, da Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário, estiveram envolvidos em Projetos eTwinning com escolas parceiras de diferentes países da Europa.
Estes projetos eTwinning, que visam promover a colaboração e inovação educativa europeia, foram distinguidos com o Selo de Qualidade Nacional. 

Na Educação Pré-Escolar - “Spring Through Children’s Eyes” (A Primavera aos olhos das crianças) - Educadoras Joana Ornelas e Susana Pinto.

No 1.º ciclo - “Together we celebrate: a collaborative adventure across Europe” (Juntos celebramos: uma aventura colaborativa pela Europa) - Educadora Sónia Frias, Professores Armindo Oliveira, Márcia Tavares, Anabela Pires, Anabela Almeida, Cláudia Lopes e Sílvia Mugeiro da EB de Outeiro.

“Old, but gold games” (Jogos antigos, mas de ouro) - Joana Pereira da EB de Lações.
Inglês - 1.º ciclo - “Spring/Easter Pictionary” (Dicionário de imagens da Primavera/Páscoa) - Professora Sandra Andrade.

No 2.º ciclo - “ICT: Imagine Coming Together” e “TransMission” - Liliana Amaral.

No Ensino Secundário - “Addition isn’t fiction” (Adição não é ficção) - Alexandra Esteves, Isabel Moutinho e Mário Matos.

Os projetos implementados na Educação Pré-Escolar e 1.º ciclo tiveram o apoio dos mentores eTwinning do Agrupamento, Mário Matos e Carla Terra, que se orgulham do trabalho desenvolvido por todos os professores envolvidos. Além deste apoio, os mentores já realizaram um workshop sobre o eTwinning com vista a motivar outros professores para desenvolverem projetos eTwinning. Realça-se a importância destes projetos no desenvolvimento de competências-chave essenciais para os alunos do século XXI, em linha com o Quadro Europeu de Competências.

Mais detalhes sobre estes projetos premiados podem ser consultados [AQUI]

No passado dia 13 de janeiro, a turma do 11ºA deslocou-se à cidade do Porto, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia.

Instalada na casa Andresen, no Jardim Botânico do Porto, a Galeria da Biodiversidade foi o primeiro local que visitamos. Um espaço amplo, luminoso e repleto de detalhes relativos à vida familiar dos Andresen, família de uma das mais nobres escritoras portuguesas, Sophia de Mello Breyner, é a melhor forma de descrever este que é o primeiro Centro de Ciência Viva dedicado especificamente à biodiversidade.

Desde as vinhas nas paredes que fazem referência à exportação de vinho do Porto pela família, ao Deus do Vinho, Dionísio ou Baco, presente como elemento decorativo nas bordaduras das quatro paredes, aos vitrais das portas onde as iniciais dos anfitriões da casa estão gravadas, a residência e atual museu é um espaço onde a arte se cruza com a biologia e a história natural e onde é possível usufruir de um vasto leque de experiências sensoriais. Assim, a manhã do dia treze, não podia ter sido passada de melhor forma. Aprofundamos conhecimentos sobre diversas temáticas da biologia, como a evolução biológica, diversidade interespecífica e intraespecífica, e simultaneamente, usufruímos de um bom momento de lazer. 

O almoço, realizado nos jardins da Galeria, foi um momento de partilha e convívio entre os alunos e o professor.

Da parte da tarde, dirigimo-nos ao Laboratório Aberto do IPATIMUP (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto), onde executamos técnicas de investigação e diagnóstico do cancro da mama e do ovário, através da análise de diferentes heredogramas, com vista a identificar indivíduos portadores destas mutações,  e também a partir de testes genéticos. 

Por todos os motivos acima mencionados, o espírito de envolvimento e prontidão foi dominante durante todo o dia, o que foi fundamental para a cooperação e realização com sucesso das atividades.

Texto de Afonso, Alexandre, Carlos e Catarina, alunos do 11ºA

parcerias