Mural Digital | 50 anos do 25 de abril

muraldigital50anos


 

Exposição de Trabalhos de Artes Visuais

exposicao

No passado dia 12 de abril decorreu, na Galeria Municipal Tomás da Costa, a inauguração de uma exposição de trabalhos de artes visuais realizados pelos alunos de todos os níveis de ensino do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, iniciativa que integra as actividades promovidas pelo Projeto Cultural de Escola, no âmbito do Plano Nacional das Artes, alusivas às comemorações do cinquentenário do 25 de Abril.

O evento mereceu casa cheia, com a presença de numerosos elementos da comunidade educativa, como alunos, encarregados de educação, professores e assistentes operacionais, mas também de representantes do poder autárquico e local, bem ainda como do Coordenador Intermunicipal do Plano Nacional das Artes, Professor Luís Monteiro.

Para além da apreciada mostra coletiva de trabalhos, teve ainda particular significado o discurso improvisado da aluna Mariana Cunha, do 11º E, versando valores como a liberdade, a democracia e a cidadania, que mereceu justos aplausos da numerosa assistência.

A exposição estará patente ao público até ao próximo dia 10 de maio.

 

O AEFCastro recebeu ao longo da semana de 21 a 28 de março, 20 alunos e 3 professoras do Lucée Jean Moulin, de Angers, França.

Este acolhimento vem no seguimento da mobilidade Erasmus +, projeto KA , que permitiu a 20 alunos do 12.º ano a deslocação para formação e aprendizagem em Angers, França, no início de fevereiro. 

Após terem passado uma semana em formação nesta cidade francesa, os alunos portugueses acolheram os seus novos amigos, proporcionando-lhe uma experiência inesquecível que envolveu cultura e formação. 

Acolhidos pelas famílias portuguesas, franceses e portugueses visitaram cidades inesquecíveis (Aveiro, Porto e Coimbra) e conheceram a fundo as belezes naturais do concelho oliveirense, nomeadamente o Parque Molinológico de Ul e o Parque La Salette.

Podem acompanhar o desenvolvimento desta mobilidade Erasmus neste Mural digital

Na escola, os alunos puderam também acompanhar as atividades formativas do Agrupamento na área das tecnologias (informática e matemática), das línguas estrangeiras e do desporto. Houve momentos para assistir a aulas, realizar atividades e refletir acerca da sustentabilidade planetária. 

Na sessão de acolhimento, a coordenadora do projeto Erasmus, Elisabete Tavares, destacou a pertinência da estratégia de internacionalização do Agrupamento na medida em que tem permitido experiências formativas relevantes para o desenvolvimento das competências do Perfil do Aluno. De destacar que o Agrupamento tem em curso outros  projetos de Mobilidade Erasmus para formação de professores (em Barcelona, Florença, Istambul e Split)e formação em contexto de trabalho de alunos do Ensino Profissional em Sevilha. Recentemente, foi também concretizado um projeto Erasmus + para Adultos e Staff do Centro Qualifica que permitiu uma experiência de formação a 5 adultos, em Amsterdão, e 2 elementos do staff deste Centro em Florença. 

No último dia da sua estadia em Portugal, os alunos e os professores acompanhantes desta experiência de mobilidade Erasmus deram uma entrevista ao Correio de Azeméis a qual pode ser vista neste link

https://fb.watch/jGBOalFgj3/