MOBILIDADE PESSOAL DOCENTE | Projeto Erasmus KA1-VET

ERASMUSvetlogoAVISO DE ABERTURA SELECÇÃO DE STAFF (PESSOAL DOCENTE) - JOB SHADWOING

Mobilidade de Job Shadowing com Dupla Função de Acompanhamento de Alunos.


Está aberto por um período de oito dias úteis, 09 de dezembro a 18 de dezembro o procedimento concursal para seleção de pessoal docente (6 participantes) para a constituição de uma bolsa de interessados na realização de jobshadowing com Dupla Função de Acompanhamento de Alunos para aperfeiçoamento de competências profissionais, no âmbito da estratégia de internacionalização do Agrupamento do Agrupamento - Eixo VI do Projeto Educativo, financiados pelo Programa Erasmus+ Educação e Formação, candidatura 2022/2027.


Os interessados devem consultar a informação disponível [AQUI] em particular os CRITÉRIOS DE SELEÇÃO.

Formulário de Candidatura: [AQUI]


 

Corta Mato 2026 | CLASSIFICAÇÕES

cortamato2025


 

Abertura do processo eleitoral para o Conselho Geral | representantes do pessoal docente e não docente

Abertura do processo eleitoral para os representantes do pessoal docente e não docente ao Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro – 2025/2029

De acordo com o estipulado no Decreto-Lei n.º 75/2008 alterado e republicado pelo Decreto Lei n.º 137/2012 de 2 de julho de 2012, declara-se aberto o processo eleitoral para os representantes dos alunos, do pessoal docente e não docente deste Agrupamento de Escolas.

FICHAS DE CANDIDATURAS:

REPRESENTANTES DO PESSOAL DOCENTE

SUBSCRITORES DE LISTA

 

REPRESENTANTES DOS ALUNOS AO CONSELHO GERAL

SUBSCRITORES DE LISTA

 

REPRESENTANTES DO PESSOAL NÃO DOCENTE

SUBSCRITORES DE LISTA

 

Os interessados deverão consultar o Regulamento Eleitoral e o Regulamento Interno do Agrupamento, em vigor e que se encontra publicado na página do
Agrupamento.

Consultar:


 

Exposição 10.º ano «Os Lusíadas» - Reflexões do Poeta

 jogotabuleiro

 

No âmbito da disciplina de Português e a propósito do estudo das Reflexões do Poeta referentes à obra 'Os Lusíadas' do nosso poeta maior, Luís de Camões, foi proposto aos alunos do 10.º A e 10.º B que concebessem, de uma maneira criativa, um objeto (físico ou digital) que refletisse a aprendizagem desses excertos. Os alunos experimentaram o caminho alto e fragoso de que nos fala o poeta. Os resultados só podiam ter sido muito bons: livros, diários, manuscritos, contos digitais, blogs, vídeos, jogos de tabuleiro, jogos de cartas, quizizz, escapeRoom, malas temáticas, cubos, uma Ilha dos Amores... E uma exposição na Biblioteca da Escola Ferreira de Castro. Estão, por isso, de parabéns!


 

 

O AEFCastro recebeu ao longo da semana de 21 a 28 de março, 20 alunos e 3 professoras do Lucée Jean Moulin, de Angers, França.

Este acolhimento vem no seguimento da mobilidade Erasmus +, projeto KA , que permitiu a 20 alunos do 12.º ano a deslocação para formação e aprendizagem em Angers, França, no início de fevereiro. 

Após terem passado uma semana em formação nesta cidade francesa, os alunos portugueses acolheram os seus novos amigos, proporcionando-lhe uma experiência inesquecível que envolveu cultura e formação. 

Acolhidos pelas famílias portuguesas, franceses e portugueses visitaram cidades inesquecíveis (Aveiro, Porto e Coimbra) e conheceram a fundo as belezes naturais do concelho oliveirense, nomeadamente o Parque Molinológico de Ul e o Parque La Salette.

Podem acompanhar o desenvolvimento desta mobilidade Erasmus neste Mural digital

Na escola, os alunos puderam também acompanhar as atividades formativas do Agrupamento na área das tecnologias (informática e matemática), das línguas estrangeiras e do desporto. Houve momentos para assistir a aulas, realizar atividades e refletir acerca da sustentabilidade planetária. 

Na sessão de acolhimento, a coordenadora do projeto Erasmus, Elisabete Tavares, destacou a pertinência da estratégia de internacionalização do Agrupamento na medida em que tem permitido experiências formativas relevantes para o desenvolvimento das competências do Perfil do Aluno. De destacar que o Agrupamento tem em curso outros  projetos de Mobilidade Erasmus para formação de professores (em Barcelona, Florença, Istambul e Split)e formação em contexto de trabalho de alunos do Ensino Profissional em Sevilha. Recentemente, foi também concretizado um projeto Erasmus + para Adultos e Staff do Centro Qualifica que permitiu uma experiência de formação a 5 adultos, em Amsterdão, e 2 elementos do staff deste Centro em Florença. 

No último dia da sua estadia em Portugal, os alunos e os professores acompanhantes desta experiência de mobilidade Erasmus deram uma entrevista ao Correio de Azeméis a qual pode ser vista neste link

https://fb.watch/jGBOalFgj3/

 

parcerias