Mural Digital | 50 anos do 25 de abril

muraldigital50anos


 

Exposição de Trabalhos de Artes Visuais

exposicao

No passado dia 12 de abril decorreu, na Galeria Municipal Tomás da Costa, a inauguração de uma exposição de trabalhos de artes visuais realizados pelos alunos de todos os níveis de ensino do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, iniciativa que integra as actividades promovidas pelo Projeto Cultural de Escola, no âmbito do Plano Nacional das Artes, alusivas às comemorações do cinquentenário do 25 de Abril.

O evento mereceu casa cheia, com a presença de numerosos elementos da comunidade educativa, como alunos, encarregados de educação, professores e assistentes operacionais, mas também de representantes do poder autárquico e local, bem ainda como do Coordenador Intermunicipal do Plano Nacional das Artes, Professor Luís Monteiro.

Para além da apreciada mostra coletiva de trabalhos, teve ainda particular significado o discurso improvisado da aluna Mariana Cunha, do 11º E, versando valores como a liberdade, a democracia e a cidadania, que mereceu justos aplausos da numerosa assistência.

A exposição estará patente ao público até ao próximo dia 10 de maio.

visita2

padletvisita2

 

Os alunos Miguel Silva, Nuno Pedrão, Vasco Lemos e Yuri Santos, acompanhados pelos professores Júlia Lopes e Mário Matos, do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, deslocaram-se à cidade de Hamburgo na Alemanha, para terminarem a participação dos alunos no Projeto Aquamaris, que tinha sido aprovado em 2020 e que esteve parado durante a pandemia. Durante uma semana, os intervenientes assistiram a palestras sobre a importância do estudo no que diz respeito à prevenção de cheias e sobre o modo como a cidade de Hamburgo se preparou para minimizar os danos causados pelas tempestades que acontecem no Mar do Norte, cada vez mais frequentes e severas.

Como complemento a essas palestras, realizámos uma série de visitas na cidade de Hamburgo e Cuxhaven, confirmando no terreno tudo o que tínhamos ouvido nas palestras, nomeadamente o sistema o sistema de diques e portas existentes nos canais de entrada na cidade. Ao mesmo tempo foram trabalhadas competências transversais (interculturais e linguísticas, pensamento crítico, competências digitais e literacia mediática) e no âmbito da Educação para a Cidadania. Foi uma semana muito rica em termos de trabalho e muito intensa no conhecimento, convívio, viagens e que, com toda a certeza, marcará estes jovens para o seu futuro, porque se criaram laços de amizade que irão perdurar e também se desenvolveram valores como a responsabilidade, a educação, o saber estar. Valores tão importantes para um cidadão que se pretende, cada vez mais e melhor, preparado para todas as vicissitudes da vida. Neste encontro na Alemanha estiveram presentes representantes de todas as delegações (Portugal, Espanha, Alemanha, Itália e Letónia). Segue-se um encontro final que se realizará em Itália, entre os coordenadores de cada país, para finalizar as atividades e finalizar relatórios.