Mural Digital | 50 anos do 25 de abril

muraldigital50anos


 

Exposição de Trabalhos de Artes Visuais

exposicao

No passado dia 12 de abril decorreu, na Galeria Municipal Tomás da Costa, a inauguração de uma exposição de trabalhos de artes visuais realizados pelos alunos de todos os níveis de ensino do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, iniciativa que integra as actividades promovidas pelo Projeto Cultural de Escola, no âmbito do Plano Nacional das Artes, alusivas às comemorações do cinquentenário do 25 de Abril.

O evento mereceu casa cheia, com a presença de numerosos elementos da comunidade educativa, como alunos, encarregados de educação, professores e assistentes operacionais, mas também de representantes do poder autárquico e local, bem ainda como do Coordenador Intermunicipal do Plano Nacional das Artes, Professor Luís Monteiro.

Para além da apreciada mostra coletiva de trabalhos, teve ainda particular significado o discurso improvisado da aluna Mariana Cunha, do 11º E, versando valores como a liberdade, a democracia e a cidadania, que mereceu justos aplausos da numerosa assistência.

A exposição estará patente ao público até ao próximo dia 10 de maio.

videoviladoconde

No passado dia 21 de abril, o 5.º ano partiu à aventura. Fizemos uma visita de estudo a Vila do Conde. Começámos pelo “Rates Park Aventura”, onde fizemos várias atividades entre elas, slide, mini-golf e jump kids. Não conseguimos fazer todas as atividades porque o tempo não nos ajudou. A chuva começou a cair e não parou… Depois da diversão, embora mais cedo que o previsto, fomos almoçar em conjunto. Houve vários petiscos: batatas fritas, rissóis, legumes e frutas, bolinhos de bacalhau, biscoitos e bebidas. Alguns ainda compraram um geladinho!

Em seguida, fomos até ao “Museu de Alfândega” onde nos explicaram como se vivia em naus e caravelas noutros tempos. Vimos uma exposição de caravelas em miniatura, personagens (bonecos) com roupa daquela época, frascos de especiarias e ainda instrumentos de navegação (bússola, quadrante...).Tivemos pena de não poder explorar a Nau Quinhentista devido à chuva, mas pudemos admirá-la por fora. É espetacular!

Depois fomos ao Museu das Rendas de Bilros onde visualizámos um pequeno filme sobre a história das rendas e sobre o recorde da maior renda de bilros do mundo, com um prémio do Guinness World Record e que pudemos contemplar e fotografar. Apreciámos a exposição com muitas rendas, observámos senhoras a aplicar essa arte e fomos até à escola de rendas de bilros onde tivemos a oportunidade de experimentar. Foi muito divertido!

No final, como a chuva deu uma trégua, tirámos algumas fotografias, fomos lanchar com os amigos e professores e viemos embora. Estamos certos que lá voltaremos!! Acabada a aventura da turma do 5.º ano, regressámos todos a casa muito satisfeitos!