Convite | Mostra Prosseguimento de Estudos & Orientação Vocacional

mostr25


 

Mobilidade Erasmus + no Agrupamento Escolas Ferreira de Castro

20250415 103813 Mário Jorge Matos

Entre os dias 30 de março e 5 de Abril, alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro viajaram até à cidade de Saldus na Letónia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ learning programme for group activities KA121-SCH-000230125, subordinado aos tópicos da sustentabilidade, bullying e uso de smartphones em contexto escolar.


O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem estar e crescimento pessoal, social e académico dos seus alunos, proporcionou a um grupo de 14 alunos do 12.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos, acompanhados pelos professores Maria do Rosário Martins e Mário Matos, a sua participação nesta mobilidade.

Foram cinco dias de grandes momentos de partilha e aprendizagem em contexto de trabalho na escola e também de visitas a cidades como Saldus, Skrunda, Brocēni e Riga e, como não podia deixar de ser, de muito convívio e amizade.

Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação e do empreendedorismo, criatividade e inovação, assim como o conhecimento dos hábitos culturais letões e ainda a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas e em mesas redondas promovidas pelos anfitriões.

Ler mais...

sealife

Todos os anos são realizadas visitas de estudo e, desta vez, não foi diferente. No dia 28 de abril, as turmas do 9ºano, incluindo a minha, foram ao Pavilhão da Água e ao Sea Life.

Na minha opinião, esta visita de estudo foi bastante útil e interessante, uma vez que estávamos a realizar um projeto na escola acerca da água. Então, através desta visita consolidámos melhor as aprendizagens em relação ao tema. Acho que os locais foram adequados, já que se encontravam relativamente próximos um do outro e havia sítio para almoçar e para descansar, o que permitiu que os alunos andassem sempre a pé, evitando os meios de transporte mais poluentes.

Do meu ponto de vista, a viagem foi muito importante para o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos e, até mesmo, para os professores que nos acompanharam. Para além disto, foi uma atividade diferente das habituais, não houve livros ou cadernos e acho que isso motivou os alunos.

Considero que todos os alunos gostariam de realizar uma atividade semelhante.

Guilherme Vieira, 9ºD


  Na passada sexta feira, eu fui a uma visita de estudo que se realizou no Porto.

Na minha opinião, como eu visitei o “Sea Life” e o “Pavilhão da Água”, penso que foi uma visita muito importante. Acho que visitar o “Sea Life” permitiu perceber muitas coisas sobre as espécies marítimas que habitam no oceano. As alforrecas, por exemplo, precisam de um ambiente escuro, ou seja, quase sem radiação solar, para conseguirem viver em melhores condições. Já as estrelas-do-mar tanto podem viver dentro de água, no fundo dos oceanos, como podem viver fora de água, à superfície.

Do meu ponto de vista, visitar o “Pavilhão da Água” permitiu-me ficar também a perceber um pouco mais sobre a água. Por exemplo, fiquei a saber que existem muitos tipos de água e penso que, com o pequeno filme que vimos no fim da visita, fiquei muito mais consciente de que a poluição da água faz mesmo muito mal às espécies que habitam os oceanos e também ao Planeta Terra, ou seja, a todos os humanos.

Concluindo, sou da opinião de que esta visita de estudo me proporcionou uma ideia muito mais consciente, não só da água, mas também das espécies que vivem nos oceanos.

Tiago Rosa, 9º B

projetos25