Boas Festas

NatalESFCASTro25

Horário | Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro

 

Entre os dias 22 de dezembro e 2 de janeiro

GERAL: 8:00 - 17:30
SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS: 9:00 às 16:00

Por despacho de tolerância de ponto, a Escola encontrar-se-á encerrada nos dia 24, 26 e 31 de dezembro.

Elisabete Tavares

A diretora


 

🌲Festa de Natal🌲

natalantoantonio25

No dia 19 de dezembro, os alunos da EB de Santo António, Ossela, realizaram a Festa de Natal, na companhia das respetivas famílias. As crianças deliciaram-se com um lanche partilhado e interpretaram canções de Natal preparadas pela professora Catarina, na AEC de Música. Foi um momento único, repleto de magia e do brilho característico desta altura do ano. Os alunos receberam a visita do Pai Natal que trazia no saco uma prendinha para cada criança. O momento da sua chegada foi de grande euforia, pois vinha num "trenó" especial conduzido por um bombeiro. A Escola agradece à Junta de Freguesia de Ossela, aos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis e à Associação de Pais, por ajudarem a tornar este dia ainda mais especial.🎁✨✨✨


 

Feirinha de Natal na EB/JI de Outeiro: sabores, criatividade e memórias partilhadas

Feirinha de Natal

A EB/JI do Outeiro promoveu a atividade «Feirinha de Natal», uma iniciativa que envolveu alunos, docentes e toda a comunidade educativa num ambiente de partilha, criatividade e convívio.
Esta atividade foi antecedida por várias semanas de preparação, durante as quais os alunos desenvolveram trabalhos no âmbito das Artes Visuais, demonstrando empenho, imaginação e sentido estético. Paralelamente, foi elaborado o cartaz da Feirinha, com a identificação dos produtos a vender e o respetivo preçário, bem como foi preparado o espaço onde o evento decorreu.
O local foi cuidadosamente decorado e incluiu um espaço especial para o registo fotográfico, permitindo que cada turma tivesse a sua fotografia de grupo, criando memórias que perdurarão no tempo.
Todas as turmas passaram pelo espaço, tendo oportunidade de adquirir os produtos disponíveis e de desfrutar do ambiente criado. A atividade esteve igualmente aberta a toda a comunidade educativa.
A Feirinha de Natal contou, ainda, com a presença da Diretora do Agrupamento, Elisabete Tavares, da Subdiretora, Sandra Costa, e das Adjuntas da Diretora, Sandra Andrade e Vera Pinho, que nos honraram com a sua visita.
O principal objetivo desta iniciativa foi abrir a escola à comunidade, promovendo a partilha de sabores e cheiros e fortalecendo laços, num momento de convívio que contribuiu para a criação de memórias significativas para todos os participantes.
Também se associaram a esta iniciativa elementos da Associação de Pais, a quem muito agradecemos a disponibilidade demonstrada e a proximidade à Escola, que em muito contribui para o fortalecimento da relação entre toda a comunidade educativa.


 

Festa de Natal no JI do Cruzeiro

natalcruzeiro

A festa de Natal do JI do Cruzeiro realizou-se no dia 12 de dezembro e contou com a participação das crianças, da Educadora, das Assistentes Operacionais e dos professores Anabela Matos e Ricardo Alves, em diversas atividades de Música, Karaté e Dança. A celebração envolveu ainda a visita do Pai Natal, que distribuiu presentes oferecidos pela Associação de Pais. O evento terminou com um Bolo de Natal partilhado entre todas as crianças, num ambiente de alegria e convívio. A equipa do JI agradece a presença, o apoio e a colaboração das famílias, que contribuíram para o sucesso desta celebração, e aplaude as crianças pelo seu empenho, entusiasmo e excelente participação.”
Feliz Natal 🎄

Concerto de Natal 2025 | Educação Musical - 2.º Ciclo

 concertonatal2ciclo

(Clicar na imagem para visualizar o vídeo)


 

A árvore de natal geométrica - Grupo de Matemática

arvorenatalmatematica

A Ferreira ganhou vida com as cores brilhantes que enfeitam cada canto da Escola. Todos os alunos do segundo e terceiro ciclos foram convidados a construir um sólido geométrico, alusivo ao Natal, para montarmos uma árvore de Natal geométrica na Biblioteca. A criatividade, o empenho, a dedicação e o cuidado tornaram esta atividade um sucesso e um orgulho para todos os envolvidos. A árvore ficou linda, na Biblioteca, com alguns dos sólidos escolhidos pelas turmas; os restantes sólidos estão a decorar as salas e a tornar esta época ainda mais brilhante.
Obrigada a todos os participantes.

sealife

Todos os anos são realizadas visitas de estudo e, desta vez, não foi diferente. No dia 28 de abril, as turmas do 9ºano, incluindo a minha, foram ao Pavilhão da Água e ao Sea Life.

Na minha opinião, esta visita de estudo foi bastante útil e interessante, uma vez que estávamos a realizar um projeto na escola acerca da água. Então, através desta visita consolidámos melhor as aprendizagens em relação ao tema. Acho que os locais foram adequados, já que se encontravam relativamente próximos um do outro e havia sítio para almoçar e para descansar, o que permitiu que os alunos andassem sempre a pé, evitando os meios de transporte mais poluentes.

Do meu ponto de vista, a viagem foi muito importante para o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos e, até mesmo, para os professores que nos acompanharam. Para além disto, foi uma atividade diferente das habituais, não houve livros ou cadernos e acho que isso motivou os alunos.

Considero que todos os alunos gostariam de realizar uma atividade semelhante.

Guilherme Vieira, 9ºD


  Na passada sexta feira, eu fui a uma visita de estudo que se realizou no Porto.

Na minha opinião, como eu visitei o “Sea Life” e o “Pavilhão da Água”, penso que foi uma visita muito importante. Acho que visitar o “Sea Life” permitiu perceber muitas coisas sobre as espécies marítimas que habitam no oceano. As alforrecas, por exemplo, precisam de um ambiente escuro, ou seja, quase sem radiação solar, para conseguirem viver em melhores condições. Já as estrelas-do-mar tanto podem viver dentro de água, no fundo dos oceanos, como podem viver fora de água, à superfície.

Do meu ponto de vista, visitar o “Pavilhão da Água” permitiu-me ficar também a perceber um pouco mais sobre a água. Por exemplo, fiquei a saber que existem muitos tipos de água e penso que, com o pequeno filme que vimos no fim da visita, fiquei muito mais consciente de que a poluição da água faz mesmo muito mal às espécies que habitam os oceanos e também ao Planeta Terra, ou seja, a todos os humanos.

Concluindo, sou da opinião de que esta visita de estudo me proporcionou uma ideia muito mais consciente, não só da água, mas também das espécies que vivem nos oceanos.

Tiago Rosa, 9º B

parcerias