Exposição 10.º ano «Os Lusíadas» - Reflexões do Poeta

 jogotabuleiro

 

No âmbito da disciplina de Português e a propósito do estudo das Reflexões do Poeta referentes à obra 'Os Lusíadas' do nosso poeta maior, Luís de Camões, foi proposto aos alunos do 10.º A e 10.º B que concebessem, de uma maneira criativa, um objeto (físico ou digital) que refletisse a aprendizagem desses excertos. Os alunos experimentaram o caminho alto e fragoso de que nos fala o poeta. Os resultados só podiam ter sido muito bons: livros, diários, manuscritos, contos digitais, blogs, vídeos, jogos de tabuleiro, jogos de cartas, quizizz, escapeRoom, malas temáticas, cubos, uma Ilha dos Amores... E uma exposição na Biblioteca da Escola Ferreira de Castro. Estão, por isso, de parabéns!


 

A Project Management System for a Better Quality of Teaching

erasmusstoc

No âmbito do Projeto PROJECT 2024-2-PT01-KA122-ADU-000287903 | AS CORES UNIDAS DA EUROPA, do Programa Erasmus + ADULTOS, entre os dias 9 e 16 de novembro, a assistente administrativa, Ercília Bastos, e os docentes Margarida Pires, Teresa de Jesus e Vítor Amorim, do nosso Agrupamento, estiveram em Mobilidade, na cidade de Gdansk, Polónia, para participar no curso estruturado “A Project Management System for a Better Quality of Teaching”.
O objetivo principal era participar num curso estruturado de gestão de projetos e permitiu conhecer a utilidade de diversas ferramentas de gestão de projetos.
De um ponto de vista profissional, a formação permitiu alargar significativamente a compreensão da gestão de projetos na Educação.
O curso foi dinâmico e prático. O contacto com colegas de diferentes países acrescentou-lhe uma dimensão internacional que enriqueceu imenso as nossas discussões e reflexões sobre os desafios comuns que o setor educativo enfrenta.
Sentiu-se que cada sessão reforçou competências essenciais, desde o planeamento estratégico ao trabalho colaborativo.
Foi um curso prático, dinâmico e ligado à realidade das escolas europeias. Foi além das nossas expectativas.
Participar nesta Mobilidade Erasmus, convictamente, deu-nos ferramentas e competências para desenvolver a autoconsciência do papel de professor/formador e reforçar o trabalho de equipa.
Desta forma, atividades de planeamento de projetos e processos para a gestão bem-sucedida de recursos, comunicação, riscos e mudanças serão uma mais-valia para o enriquecimento do Agrupamento e para a qualidade da formação de adultos.
Reforçando este enriquecimento profissional, há um outro enriquecimento: humano e cultural.
Nesta viagem, inesquecível foi a imersão cultural, pois tivemos a oportunidade única de participar na Parada do Dia da Independência da Polónia. Ver o fervor patriótico, o movimento de solidariedade e o espírito da comunidade em Gdansk teve em nós um grande impacto e foi uma lição de História e resiliência.
A forma afetuosa, amistosa e hospitaleira como fomos recebidos fez-nos sentir como se já nos conhecessemos e fizessemos parte da comunidade.

Semana da Tecnologia e da Ciência | 2025

SEMANA DA CINCIA E DA TECNOLOGIA2025

Alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro representam Portugal no Jubileu Mundial da Educação - La Scuola é vita, em Roma

logovita

romavita

O Agrupamento foi convidado pelo Ministério da Educação italiano (Unita’ di Missione com Stefania Altieri, Laura Virli e Pasqua Rubino) e pela Direção do Liceo Fanti di Capria (Alda Barbi e Maura Bergonzoni) para participar no JUBILEU da EDUCAÇÃO MUNDIAL que decorreu em Roma, entre 26 e 30 de outubro, com uma delegação constituída por dois alunos - Vasco Oliveira, 12.º Programador de Informática e Joana Brito,12.º F – Línguas e Humanidades, e o docente Edgar Borges.

O aluno Vasco Oliveira foi um dos alunos convidados a saudar as delegações representantes dos cinco continentes, na abertura oficial do evento.

 aberturaroma

Clicar na imagem para ver o vídeo

Durante 4 dias, Joana, Vasco e Edgar circularam e conviveram entre milhares de alunos e professores de todas as regiões de Itália  e dos cinco continentes, vivenciando uma experiência única em Roma e na Cidade do Vaticano, participando em diferentes oficinas temáticas de aprendizagem e de partilha para o desenvolvimento de respostas específicas e criativas aos atuais desafios na Educação. Todo o trabalho resultou na redação de uma carta coletiva ao Santo Padre Papa Leão XIV, na construção de um glossário de esperança e na produção de uma performance artística original.  

 

resumoroma

Clicar na imagem para ver o vídeo

Testemunhos dos alunos:

Ler mais...

visitaestudoac

Muito mais do que um simples passeio, uma visita de estudo constitui uma situação de aprendizagem que promove a interligação entre teoria e prática, a escola e a realidade. Foi o que aconteceu nos dias 4 e 5 de maio com as turmas A e C, do 10º ano, do curso de Ciências e Tecnologias.

A partida aconteceu à hora marcada e, apesar do tempo chuvoso no primeiro dia, todas as atividades previstas foram cumpridas. Chegámos a Montalegre por volta das 11h onde fomos muito bem recebidos por uma colaboradora da Câmara Municipal de Montalegre, Helena Carrito, que nos acompanhou durante as visitas guiadas previstas: primeiro ao Ecomuseu de Barroso, depois ao Castelo de Montalegre e, já na parte da tarde, à Central Hidroelétrica do Alto Rabagão, onde tivemos ainda tempo de observar o espelho de água e a jangada de painéis fotovoltaicos.

Ao final da tarde rumámos à Pousada de Juventude do campo Gerês, onde pernoitámos, mas não sem antes termos uma sessão sobre astronomia com a presença do Dr. Álvaro Folhas, membro da Associação NUCLIO, que nos brindou com curiosidades astronómicas muito interessantes e nos propôs a realização de algumas atividades neste âmbito. A observação das estrelas não foi possível devido às condições atmosféricas, com céu encoberto, mas ficaram os ensinamentos de um apaixonado pela matéria.

No segundo dia, fizemos um passeio pedestre de cerca de 2h30min o que nos permitiu um contacto mais profundo com a história e a biodiversidade que faz da Serra do Gerês um dos pontos turísticos mais interessantes do país. Foi cansativo mas valeu mesmo a pena!

Depois do almoço, dirigimo-nos a Braga. A primeira paragem foi no Bom Jesus de Braga, onde tivemos a oportunidade de usar o funicular mais antigo do mundo, em serviço, que utiliza o sistema de contrapeso de água. Uma experiência memorável!

Houve ainda tempo para fazer um pequeno percurso pelo centro de Braga, passando pelo Palácio dos Biscainhos, Sé de Braga e Basílica dos Congregados, entre outros, e acabando a tour na Praça da República, onde os alunos tiveram algum tempo para comer um gelado e apreciar a atmosfera da cidade.

E pronto, estava na hora de voltar para casa. Embora cansados, viemos carregados de novas aprendizagens e muito mais ricos enquanto alunos, professores e pessoas. Foi, sem dúvida, uma visita muito enriquecedora, que contou com uma atitude exemplar por parte dos alunos e momentos de agradável convívio que certamente perdurarão no tempo.

parcerias