Mural Digital | 50 anos do 25 de abril

muraldigital50anos


 

Exposição de Trabalhos de Artes Visuais

exposicao

No passado dia 12 de abril decorreu, na Galeria Municipal Tomás da Costa, a inauguração de uma exposição de trabalhos de artes visuais realizados pelos alunos de todos os níveis de ensino do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, iniciativa que integra as actividades promovidas pelo Projeto Cultural de Escola, no âmbito do Plano Nacional das Artes, alusivas às comemorações do cinquentenário do 25 de Abril.

O evento mereceu casa cheia, com a presença de numerosos elementos da comunidade educativa, como alunos, encarregados de educação, professores e assistentes operacionais, mas também de representantes do poder autárquico e local, bem ainda como do Coordenador Intermunicipal do Plano Nacional das Artes, Professor Luís Monteiro.

Para além da apreciada mostra coletiva de trabalhos, teve ainda particular significado o discurso improvisado da aluna Mariana Cunha, do 11º E, versando valores como a liberdade, a democracia e a cidadania, que mereceu justos aplausos da numerosa assistência.

A exposição estará patente ao público até ao próximo dia 10 de maio.

visitaestudojn

A terceira e última semana de trabalho colaborativo, cuja temática é “Da Comunicação à Biodiversidade" das cinco turmas (A,B,C,D e E) do oitavo ano, no presente ano letivo, iniciou-se na última sexta-feira (12 maio) com uma visita de estudo ao Jardim Botânico (“Galeria da Biodiversidade”) e às redações do Jornal de Notícias e da rádio TSF, na cidade do Porto.

O ambiente que se viveu antes da partida para a cidade invicta era de grande animação e entusiasmo por parte dos alunos, num dia que prometia ser de conhecimento e diversão.

A jornada foi dividida em duas partes, atendendo ao elevado número de alunos (mais de uma centena), tendo as turmas A,B e C se deslocado da parte da manhã à rua Gonçalo Cristovão para visitar o histórico Jornal de Notícias e a rádio TSF; enquanto as turmas D e F foram conhecer o Jardim Botânico, situado na rua do Campo Alegre.

O Jardim Botânico e o edifício ali existente pertencem à Universidade do Porto que o adquiriu à família da poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen, que ali passou grande parte da sua infância e juventude e onde se inspirou para várias das suas obras literárias.

Depois da visita ao exterior, conduzidos por uma guia que ia dando explicações sobre a biodiversidade botânica ali existente, os alunos dirigiram-se ao interior do edifício, “Galeria da Biodiversidade”, onde a visita continuou com uma dinâmica mais interativa.

No Jornal de Notícias, os jovens estudantes vestiram um colete de jornalista do JN e antes de visitar as duas redações, deslocaram-se ao auditório do jornal para um breafing sobre jornalismo e a dinâmica de uma redação. Seguiu-se a visita à redação, onde jornalistas, paginadores, fotógrafos, editores… trabalhavam afincadamente na edição impressa do dia seguintes e os jornalistas da edição online iam fazendo a atualização noticiosa no site.

Na hora do almoço, toda a comitiva se reencontrou no Parque da Cidade do Porto, para degustar o almoço em alegre convívio, findo o qual os grupos trocaram de destino.

A chegada à escola ocorreu ao final da tarde, os encarregados de educação esperavam os seus educandos, e estes, apesar do cansaço notório de uma longa jornada, mantinham ainda uma apreciável energia e boa disposição.