5.º ano à descoberta do Passado e da Natureza

 escalada

A visita de estudo do 5º ano, com destino a Vila do Conde e Póvoa do Varzim, realizou-se no dia 11 de junho de 2024.


O autocarro partiu da escola por volta das 8:45 e a sua primeira paragem foi em Vila do Conde onde os alunos visitaram a Nau Quinhentista e o Museu de Alfândega. Nestes locais, os alunos tiveram oportunidade de ouvir a história da Nau e visitá-la. Segundo os alunos, a visita à Nau foi interessante e muito divertida.


De seguida, usufruíram da sua hora de almoço numas mesas de madeira do RATES PARK. Lá, fizeram um agradável piquenique e divertiram-se com muitas brincadeiras, havendo algumas peripécias que ficarão nas suas memórias.

Da parte da tarde, visitaram o RATES PARK e realizaram várias atividades, como: Karts, arborismo, escalada, arco e flecha e mini golfe.


Em suma, a visita de estudo foi rica em convívio, risadas e novas aprendizagens. Esta visita foi incrível!!!


Autores do texto: Carolina Costa Silva, Carolina Maria Silva, Francisca Ruela e Francisca Justino 5ºB

Festa da Criatividade e das Artes

festacriatividade

O dia 14 de junho de 2024 ficou definitivamente marcado no calendário da vida da nossa escola e não necessariamente por se tratar do último dia de aulas dos 2º e 3º ciclos e ensino secundário. Na verdade, a principal razão prende-se com a edição 2024 da “Festa da Criatividade e das Artes”.

Sob a organização do Departamento de Línguas, esta festa manteve a tradição de proporcionar um espaço e um tempo para que os mais audazes possam mostrar as suas competências, sobretudo aquelas que ultrapassam o contexto da sala de aula. Por isso, todos os que tiveram o privilégio de assistir foram agraciados com alguns momentos de particular talento, ora pela dança, pelo canto ou pela música; ora pela arte de stand up ou pela elasticidade do contorcionismo; ora ainda pela divulgação de originais trabalhos curriculares ou até, finalmente, pela simpatia da apresentação ou pela simples recriação da arte “jogral”.

Aberta a comunidade, a Festa contou este ano com a participação de alunos dos 5º ao 10º anos, inclusivamente com alguns do 9º ano que, no intervalo do seu estudo para as provas de final de ciclo, partilharam um pouco daquilo que são e sabem. Para além da ousadia e talento dos alunos participantes, cabe uma merecida referência aos Professores, Encarregados de Educação e Alunos que dispuseram do seu tempo para estarem presentes e uma particular palavra de gratidão aos alunos, do 10.º ano, dos cursos profissionais Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e Programador de Informática pelo acompanhamento técnico.

Resta, portanto, a certeza de que “Festa da Criatividade e das Artes” é, pela sua finalidade, um espaço a preservar. Por isso, citando a palavra final dos apresentadores, “Obrigado! Boas Férias! Até à próxima, em 2025”.

Momentos da Festa de Finalistas | Ensino Secundário 2024

festadefinalistas

premiociencia

No passado dia 19 de maio, acompanhada pelo professor Marco Ferreira, participei na final nacional das Olimpíadas da Biotecnologia que decorreu na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto. Depois de duas fases de seriação, cerca de 50 alunos de norte a sul do país conseguiram chegar à tão esperada final destas Olimpíadas.

Após a realização da prova, os alunos finalistas foram convidados a visitar os laboratórios presentes nesta instituição (os professores acompanhantes também o fizeram enquanto os estudantes realizavam a prova) e puderam conhecer alguns dos projetos que estão a ser realizados por alunos dos diversos cursos de todos os ciclos de ensino.

O almoço foi o pretexto perfeito para conhecer os outros participantes, tendo sido interessante partilhar experiências e contactar com diversidade cultural; também se conheceu o Campus deste pólo universitário que envolve várias escolas nas mais variadas áreas de conhecimento. Mais tarde, num dos laboratórios, houve a oportunidade de realizar uma atividade prática: a produção de leite para intolerantes à lactose com a explicação detalhada de todos os procedimentos e respetivos efeitos, por uma aluna de mestrado desta escola. No caso dos professores acompanhantes, também estiveram em trabalho laboratorial, na identificação de pigmentos vegetais com a técnica de cromatografia.

Com o aproximar do final desta sessão, chegou um dos momentos mais aguardados: a entrega dos certificados de participação, mas não sem antes assistir à palestra sobre engenharia de tecidos pela Professora Doutora Ana Leite Oliveira. Por último, a habitual foto de grupo e a despedida de um dia que ficará certamente na memória de cada participante.

Depois deste dia extraordinário, resta-me agradecer aos professores da área disciplinar de Biologia que se envolveram nesta atividade, por todo o empenho e dedicação na participação nestas Olimpíadas que certamente são uma mais-valia para todos os que nela participam.

Ana Beatriz Santos, 12ºB

Entrar na área reservada

projetosparcerias24