Corta Mato Entre Douro e Vouga: Vale de Cambra |16 de janeiro

cortamato26

Esta edição do Corta-Mato não foi para qualquer um. Foi para aqueles que, apesar do frio, da chuva e da lama, aceitaram o desafio de correr pela SUA ESCOLA.
Estes alunos, que “aqueceram” e se colocaram na linha de partida sob um temporal persistente, vestindo com orgulho a camisola da FERREIRA DE CASTRO, merecem o nosso reconhecimento. Destacaram-se pela sua capacidade atlética, pela coragem demonstrada e pela boa disposição com que se mantiveram focados no que realmente importa: correram por si, mas sobretudo por todos nós, permitindo que fosse escrita mais uma página brilhante na representação da NOSSA Escola.
Poderíamos acrescentar que "uma vez mais, a equipa de juvenis femininos se sagrou campeã do Entre Douro e Vouga e garantiu a presença no Campeonato Nacional, no Algarve, nos dias 27 e 28 de fevereiro, com uma atleta a alcançar o segundo lugar, confirmando a sua excecional preparação física e mental. Poderíamos ainda referir que os infantis B, masculinos e femininos, alcançaram coletivamente o segundo lugar, deixando antever muitas conquistas futuras.”

Mas preferimos dizer apenas: OBRIGADO a estes alunos que, neste dia, tão bem nos representaram!



Projeto eTwinning na sala 2 do JI de Outeiro: PEDAÇOS DE NÓS: “Cada pedaço importa, juntos brilhamos!”

papelji

“Pieces of Us” é um projeto artístico colaborativo criado para que crianças em idade pré-escolar explorem a criatividade, a cooperação e a sustentabilidade, por meio da arte.
O projeto teve início no mês de novembro de 2025 e terminará no mês de março de 2026.
Mensalmente, crianças de diferentes países criam obras de arte coletivas utilizando principalmente materiais recicláveis/reciclados ou naturais. O projeto visa desenvolver as habilidades sociais e artísticas das crianças, ao mesmo tempo que as ajuda a compreender a importância da proteção ambiental e a valorizar cada contribuição.
Além disso, promove o intercâmbio cultural e a união na diversidade; fomenta a sustentabilidade e hábitos ecológicos; ajuda as crianças a compreenderem o valor da reutilização, da redução do desperdício e do cuidado com o meio ambiente e incute a inclusão e a empatia.
Este projeto artístico conta com 30 membros de 10 países: Portugal (7), Espanha (6), Turquia (5), Polónia (3), Roménia (2), Grécia (2), Macedónia do Norte (2), Geórgia (1), Lituânia (1) e Itália (1).

Ler mais...

erasmuseslovenia

No âmbito do Programa Erasmus+,a Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro  acolheu dois professores eslovenos em Missão de Ensino - Job Job Shadowing -  para formação, acompanhamento e observação de boas práticas  pedagógica.. Esta mobilidade teve a duração de cinco dias e decorreu entre os dias 17 e 22 de setembro de 2023.

Dois professores de Educação Física Eslovenos, Matej Juhart e Rok Zore da escola Gimnazija in Srednja Šola Rudolf Maister da cidade de Kamnik, assistiram a aulas de educação Física, visitaram a sede do Agrupamento e a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, sob supervisão do professor Mário Matos. 

Ao longo da sua formação, os professores realizaram sessões de trabalho com a diretora da Escola, professora Ilda Ferreira, com a coordenadora do projeto Erasmus +, professora Elisabete Tavares sobre a organização e gestão escolar.  Observaram as aulas de Educação Física e atividades extracurriculares desportivas, conheceram e dialogaram com os docentes da disciplina sobre os desafios futuros da educação em geral e também sobre boas práticas na Educação Física, estabelcendo contactos e contrastes com a realidade do seu país.

Para além desse contacto mais próximo com a realidade escolar, foram recebidos pelo Coordenador do Desporto Escolar de Entre Douro e Vouga, Professor João Paulo Martins que abordou toda a dinâmica e funcionamento do Desporto Escolar em Portugal e  ainda pela Professora Dra Paula Queirós, Diretora do 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, para uma sessão de trabalho sobre formação de professores em Portugal. 

Visitaram as instalações da referida faculdade e conheceram a componente curricular e pedagógica do Curso de Desporto, via ensino.

No final da mobilidade, o feedback dos participantes sobre esta experiência internacional e conhecimentos adquiridos foi muito positivo, porque, segundo eles, contribuiu para o crescimento pessoal e profissional, beneficiando no trabalho com alunos e nas respectivas escolas. Deixaram ainda palavra de agradecimento ao Agrupamento Escolas Ferreira de Castro na pessoa da professora  Ilda Ferreira por todo o apoio prestado para que tudo corresse dentro da normalidade e à Universidade do Porto na pessoa da Dra Paula Queirós pela disponibilidade para uma visita às instalações desportivas da Universidade e pela sessão de esclarecimento sobre a formação de professores de Educação Física pela referida Instituição.

parcerias