Mobilidade Erasmus + no Agrupamento Escolas Ferreira de Castro

20250415 103813 Mário Jorge Matos

Entre os dias 30 de março e 5 de Abril, alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro viajaram até à cidade de Saldus na Letónia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ learning programme for group activities KA121-SCH-000230125, subordinado aos tópicos da sustentabilidade, bullying e uso de smartphones em contexto escolar.


O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem estar e crescimento pessoal, social e académico dos seus alunos, proporcionou a um grupo de 14 alunos do 12.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos, acompanhados pelos professores Maria do Rosário Martins e Mário Matos, a sua participação nesta mobilidade.

Foram cinco dias de grandes momentos de partilha e aprendizagem em contexto de trabalho na escola e também de visitas a cidades como Saldus, Skrunda, Brocēni e Riga e, como não podia deixar de ser, de muito convívio e amizade.

Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação e do empreendedorismo, criatividade e inovação, assim como o conhecimento dos hábitos culturais letões e ainda a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas e em mesas redondas promovidas pelos anfitriões.

Ler mais...

cienciviva

No dia 13 de outubro o nosso Clube Ciência Viva na Escola esteve representado uma vez mais no Encontro de Clubes Ciência Viva na Escola que decorreu no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. Esta iniciativa reuniu mais de 800 Clubes de Ciência Viva na Escola de todos os pontos do país e, tal como aconteceu no ano anterior, os participantes tiveram oportunidade de assistir a diversas palestras sobre temas relacionados com a divulgação e dinamização da Ciência.

Durante o dia, foi possível observar os vários posteres elaborados pelos diferentes CCVnE das escolas que integram esta grande rede de Clubes e também o do nosso Clube, pela primeira vez. Por outro lado, foi muito interessante observar os vários stands onde os diferentes Centros de Ciência Viva divulgaram e apresentaram as suas ofertas de atividades relacionadas com a exploração e divulgação da ciência e que oferecem a quem os visita e com quem com têm parcerias.

Portanto, foi um dia muito preenchido e que permitiu a troca de experiências e a obtenção de estratégias a implementar no nosso Clube de Ciência, pelo que gostaríamos de dar os parabéns a todos os envolvidos na excelente organização deste Encontro, e em especial à Drª Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

projetos25